
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










Dupla Sousa/Marques garante o título da temporada enquanto Antunes e Ramos celebram a primeira vitória da carreira no troféu
Lisboa, 1 de novembro de 2025 — O Rally de Lisboa foi palco de um duplo momento de celebração no encerramento da Peugeot Rally Cup Portugal 2025. De um lado, Gil Antunes e Alexandre Ramos alcançaram a sua primeira vitória num troféu, ao imporem-se de forma clara nesta quinta e última prova do calendário. Do outro, Ricardo Sousa e Luís Marques confirmaram o estatuto de campeões nacionais da edição deste ano, coroando uma temporada de consistência.
O ambiente festivo instalou-se ao final da tarde, na Marina de Cascais, onde se realizou o pódio final da competição. Antunes dominou o rali de princípio ao fim, assegurando seis melhores tempos nas doze classificativas e terminando com 46,3 segundos de vantagem sobre Ricardo Sousa, que, com um andamento controlado, assegurou o segundo lugar, suficiente para confirmar o título de Campeão da Peugeot Rally Cup Portugal 2025.
O rali lisboeta, disputado sob condições atmosféricas variáveis, começou a revelar o domínio de Gil Antunes logo na manhã de sábado. O piloto da Prolama e o navegador Alexandre Ramos não deixaram margem para dúvidas, vencendo consecutivamente as especiais de Vila Franca de Xira, Alenquer e Vinhos de Lisboa, e terminando a manhã com 25 segundos de vantagem sobre Sousa.
Com o título praticamente assegurado, Ricardo Sousa e Luís Marques optaram por uma estratégia cautelosa, evitando riscos e concentrando-se nas contas do campeonato, tendo em conta a pressão dos espanhóis Iago Gabeiras e Ian Quintana, seus principais adversários na luta pelo troféu.
Na parte da tarde, Gabeiras protagonizou uma impressionante recuperação, vencendo três especiais consecutivas e terminando o rali a apenas cinco décimos de segundo do pódio. Ainda assim, Joni Gonçalves e Vítor Hugo seguraram o terceiro lugar, enquanto Antunes confirmou uma vitória expressiva, classificando-se também no sétimo posto da geral absoluta e como melhor piloto de 2 Rodas Motrizes do Rally de Lisboa.

Com o segundo lugar no Rally de Lisboa, Ricardo Sousa acumulou os pontos necessários para se sagrar campeão, somando 92 pontos válidos, mais 17,8 que Iago Gabeiras, vice-campeão.
A conquista garante ao piloto português o Grande Prémio Final: a participação, em 2026, num rali com um carro Rally2 da Stellantis Motorsport, prémio máximo atribuído pela organização do troféu.
“Dois ralis, duas conquistas! Depois de termos vencido o Campeonato de Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes, fechamos o ano com este título da Peugeot Rally Cup Portugal. É o culminar de um sonho e o resultado de muito trabalho e dedicação de toda a equipa”, afirmou um emocionado Ricardo Sousa, destacando o papel da Domingos Sport na preparação do 208 Rally4.

1.º Gil Antunes / Alexandre Ramos — 1h01m40,1s
2.º Ricardo Sousa / Luís Marques — +46,3s
3.º Joni Gonçalves / Vítor Hugo — +48,8s
4.º Iago Gabeiras / Ian Quintana — +49,3s
5.º Filipe Nogueira / Pedro Figueira — +4m59,1s
1.º Ricardo Sousa / Luís Marques — 92 pts
2.º Iago Gabeiras / Ian Quintana — 74,2 pts
3.º Rafael Rêgo / Ana Gonçalves — 62,6 pts
4.º Gil Antunes / Alexandre Ramos — 61,4 pts
5.º Guilherme Meireles / Pedro Alves — 59 pts
Criada com o objetivo de servir de plataforma de ascensão para jovens pilotos, a Peugeot Rally Cup Portugal, coorganizada pela marca em Portugal e España e pela Sports & You, a competição volta a cumprir o seu papel de destaque no panorama ibérico dos ralis.
Em 2025, o título nacional ficou em Portugal com Ricardo Sousa, enquanto o espanhol Giovanni Fariña garantiu o troféu da competição ibérica bem como do Desafío Peugeot (Espanha), assegurando uma temporada completa em 2026 com um Rally2 da Stellantis.
O troféu encerra assim a sua segunda edição, sucedendo à vitória de Hugo Lopes em 2024, e confirma-se como um dos campeonatos de ralis monomarca mais relevantes e competitivos do país.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo




























Comentários