top of page

WRC: Brilhante e emocionante primeira vitória para Solberg

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 21 de jul.
  • 3 min de leitura
WRC: Brilhante e emocionante primeira vitória para Solberg

O sueco conquista a sua primeira vitória no Toyota Rally1, quase duas décadas após a última vitória do pai Petter.

 

Oliver Solberg seguiu os passos do seu pai, Petter, campeão do mundo, conquistando a sua primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (WRC) no Delfi Rally Estonia, no domingo.


O sueco de 23 anos surpreendeu a elite do WRC com uma exibição dominante nas estradas de terra de alta velocidade do sul da Estónia, assinando a sua vitória logo na estreia num Toyota GR Yaris Rally1 e quase 20 anos após o último sucesso de seu pai Petter.


WRC: Brilhante e emocionante primeira vitória para Solberg

Solberg e o copiloto Elliott Edmondson foram convocados para esta prova apenas algumas semanas antes do rali e com apenas dois dias de testes. De forma notável, estrearam no Rally1 assumindo a liderança logo na primeira especial, na sexta-feira, e permanecendo nessa posição, e sem contestação, durante todo o fim de semana.


Essa dinâmica manteve-se no Super Sunday, com Solberg a marcar o ritmo em duas das três especiais do dia, em condições húmidas e escorregadias. Sem se preocupar com a mudança de aderência, ele ampliou sua vantagem para conquistar a vitória final no rali que foi também 100ª da Toyota no WRC - por 25,2 segundos sobre o herói local e campeão mundial de 2019 Ott Tänak.


"Depois de tudo, tantos anos a tentar e a tentar e a tentar e a sonhar, e eu e o Elliott finalmente conseguimos", disse Solberg. "Só quero agradecer à Toyota, à equipa de testes que me ajudou a sentir-me tão confortável, por toda a ajuda deste fim de semana desta bela, bela equipa. Nunca me diverti tanto na minha vida.”

Tänak, o favorito antes do evento, teve dificuldades em tirar o melhor partido do seu Hyundai i20 N Rally1 em secções onde a aderência era inconsistente. Uma paragem na manhã de sábado custou-lhe cerca de sete segundos, mas a ameaça imediata atrás de si diminuiu no domingo, quando o companheiro de equipa Thierry Neuville, que começou o dia a apenas 4,0 segundos de distância, sofreu uma penalização de 10 segundos por uma falsa partida na PE18 e acabou por terminar 23,1 segundos atrás de Tänak, em terceiro.


Apesar de ter perdido a vitória em casa, o resultado de Tänak foi suficiente para ultrapassar Elfyn Evans por um ponto na liderança do campeonato, lembrando que Evans no inicio do ano parecia ter construído uma “gordura” suficiente para controlar sua caminhada para o título de forma tranquila. Evans, que ficou em sexto, vai pelo menos beneficiar do facto de não ser o primeiro na estrada no primeiro dia do próximo Secto Rally Finlândia.


WRC: Brilhante e emocionante primeira vitória para Solberg

Kalle Rovanperä mostrou um ritmo melhorado nas condições mais húmidas, mas não foi capaz de andar ao nível dos primeiros. O bicampeão mundial e tricampeão do Rali da Estónia teve de se contentar com o quarto lugar, terminando a 7,3 segundos de Neuville.


As esperanças de Adrien Fourmaux de lutar pelo Super Sunday e na Wolf Power Stage foram destruídas quando o seu Hyundai caiu muito forte após um salto, danificando o aerofólio dianteiro. O francês terminou o rali em quinto, à frente de Evans.

 

Takamoto Katsuta tinha ficado atrás de Evans para oitavo no início do dia e foi forçado a retirar o seu Toyota antes da Power Stage devido a um problema técnico.

Depois de se debater com uma perda de potência intermitente na sexta-feira, Sami Pajari terminou em sétimo lugar da geral.

O top 10 foi completado pelos jovens da M-Sport Ford Puma Rally1 Mārtinš Sesks, Josh McErlean e Grégoire Munster, respetivamente.


O verão europeu continua em alta velocidade no WRC em duas semanas, com o campeonato a deslocar-se a Jyväskylä para a nona ronda com o Rally Finland (31 de julho a 3 de agosto).


Classificação do Rali:

1. O Solberg / E Edmondson SWE Toyota GR Yaris Rally1 2h 36m 35.1s

2. O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N Rally1 +25,2s

3. T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N Rally1 +48,3s

4. K Rovanperä / J Halttunen FIN Toyota GR Yaris Rally1 +55,6s

5. A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N Rally1 +1m 33,0s

6. E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris Rally1 +1m 43,4s

 

Classificação do Campeonato de Pilotos (Após a 8ª ronda de 14):

1. O Tänak 162 pts

2. E Evans 161 pts

3. S Ogier 141 pts

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page