top of page

Ampere inaugura laboratório de inovação em células de bateria no centro técnico de Lardy

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 8 de out.
  • 3 min de leitura

Ampere inaugura laboratório de inovação em células de bateria no centro técnico de Lardy

A Ampere, divisão do Grupo Renault dedicada à mobilidade elétrica, inaugurou o seu novo Battery Cell Innovation Laboratory, um centro de excelência concebido para antecipar avanços tecnológicos e reforçar a competitividade do grupo na área dos veículos elétricos.


O novo laboratório, em funcionamento desde 30 de setembro de 2025, está localizado no Centro Técnico de Lardy, próximo de Paris, e ocupa 3.000 m² distribuídos por dois pisos. O espaço integra mais de 120 equipamentos de última geração, incluindo uma sala seca de 600 m², fundamental para o trabalho com células de bateria em ambiente controlado.


Um centro dedicado à inovação e à avaliação de baterias

O laboratório reúne duas atividades principais e complementares:

  • Prototipagem de células, para o desenvolvimento e ensaio de novas arquiteturas e composições químicas;

  • Caracterização eletro-físico-química, que permite avaliar a durabilidade, o desempenho, o comportamento em carregamentos rápidos e a desmontagem e análise interna das células.


Segundo Josep Maria Recasens, CEO da Ampere, o objetivo é “identificar tecnologias emergentes e parceiros estratégicos desde as fases iniciais”, assegurando ao Grupo Renault uma posição de liderança na cadeia de valor das baterias — desde a investigação e desenvolvimento até à integração nos veículos.

“Com este novo laboratório, a Ampere assume plenamente o seu papel de exploradora tecnológica para o Grupo Renault. A nossa missão é antecipar e orientar as escolhas que farão a diferença no futuro, num domínio tão estratégico como o das baterias”, sublinhou Recasens.

Parte da transformação do centro técnico de Lardy

A criação do laboratório integra-se na transformação do Centro Técnico de Lardy, que desde 1951 acompanha as principais evoluções da engenharia automóvel do grupo.



Clique AQUI
Clique AQUI

Historicamente dedicado aos motores de combustão, o centro é agora totalmente orientado para a mobilidade elétrica, consolidando-se como um polo tecnológico central do Grupo Renault e da Ampere.


De acordo com Philippe Brunet, diretor técnico do Grupo Renault, o novo laboratório, em conjunto com o futuro E-Tech Campus, reforça a ambição de fazer de Lardy “um verdadeiro centro de excelência em veículos elétricos”.


O E-Tech Campus, a ser operado pela ReKnow University, abrirá brevemente com o objetivo de formar técnicos e engenheiros nas tecnologias específicas da mobilidade elétrica — inicialmente para colaboradores da Ampere e do Grupo Renault, mas com planos para futuramente acolher profissionais de outras empresas do setor.


Estratégia para dominar a cadeia de valor das baterias

A criação deste laboratório faz parte de uma estratégia mais ampla da Ampere para controlar integralmente a cadeia de valor das baterias, desde a química dos materiais até à integração nos veículos de produção.


Para Nicolas Racquet, diretor de Engenharia de Veículos Elétricos da Ampere, a nova infraestrutura é um “elemento-chave da estratégia de baterias” do grupo:

“Este laboratório permitirá reforçar a nossa capacidade de avaliação e colaborar mais de perto com parceiros tecnológicos, assegurando que os nossos futuros veículos elétricos antecipam as expectativas dos clientes.”

Com esta iniciativa, a Ampere procura garantir maior autonomia tecnológica e industrial face a fornecedores externos, ao mesmo tempo que acelera a transição para uma mobilidade elétrica mais sustentável e competitiva na Europa.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page