
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A Ampere, divisão do Grupo Renault dedicada à mobilidade elétrica, inaugurou o seu novo Battery Cell Innovation Laboratory, um centro de excelência concebido para antecipar avanços tecnológicos e reforçar a competitividade do grupo na área dos veículos elétricos.
O novo laboratório, em funcionamento desde 30 de setembro de 2025, está localizado no Centro Técnico de Lardy, próximo de Paris, e ocupa 3.000 m² distribuídos por dois pisos. O espaço integra mais de 120 equipamentos de última geração, incluindo uma sala seca de 600 m², fundamental para o trabalho com células de bateria em ambiente controlado.
O laboratório reúne duas atividades principais e complementares:
Prototipagem de células, para o desenvolvimento e ensaio de novas arquiteturas e composições químicas;
Caracterização eletro-físico-química, que permite avaliar a durabilidade, o desempenho, o comportamento em carregamentos rápidos e a desmontagem e análise interna das células.
Segundo Josep Maria Recasens, CEO da Ampere, o objetivo é “identificar tecnologias emergentes e parceiros estratégicos desde as fases iniciais”, assegurando ao Grupo Renault uma posição de liderança na cadeia de valor das baterias — desde a investigação e desenvolvimento até à integração nos veículos.
“Com este novo laboratório, a Ampere assume plenamente o seu papel de exploradora tecnológica para o Grupo Renault. A nossa missão é antecipar e orientar as escolhas que farão a diferença no futuro, num domínio tão estratégico como o das baterias”, sublinhou Recasens.
A criação do laboratório integra-se na transformação do Centro Técnico de Lardy, que desde 1951 acompanha as principais evoluções da engenharia automóvel do grupo.
Historicamente dedicado aos motores de combustão, o centro é agora totalmente orientado para a mobilidade elétrica, consolidando-se como um polo tecnológico central do Grupo Renault e da Ampere.
De acordo com Philippe Brunet, diretor técnico do Grupo Renault, o novo laboratório, em conjunto com o futuro E-Tech Campus, reforça a ambição de fazer de Lardy “um verdadeiro centro de excelência em veículos elétricos”.
O E-Tech Campus, a ser operado pela ReKnow University, abrirá brevemente com o objetivo de formar técnicos e engenheiros nas tecnologias específicas da mobilidade elétrica — inicialmente para colaboradores da Ampere e do Grupo Renault, mas com planos para futuramente acolher profissionais de outras empresas do setor.
A criação deste laboratório faz parte de uma estratégia mais ampla da Ampere para controlar integralmente a cadeia de valor das baterias, desde a química dos materiais até à integração nos veículos de produção.
Para Nicolas Racquet, diretor de Engenharia de Veículos Elétricos da Ampere, a nova infraestrutura é um “elemento-chave da estratégia de baterias” do grupo:
“Este laboratório permitirá reforçar a nossa capacidade de avaliação e colaborar mais de perto com parceiros tecnológicos, assegurando que os nossos futuros veículos elétricos antecipam as expectativas dos clientes.”
Com esta iniciativa, a Ampere procura garantir maior autonomia tecnológica e industrial face a fornecedores externos, ao mesmo tempo que acelera a transição para uma mobilidade elétrica mais sustentável e competitiva na Europa.
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