Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.







Ao celebrar meio século de produção contínua, o BMW Série 3 soma mais de 18 milhões de unidades fabricadas em 18 fábricas de 13 países, afirmando-se não apenas como um ícone comercial, mas como o principal motor de crescimento, modernização tecnológica e internacionalização do BMW Group.
Cinco décadas após o início da sua produção em 1975, o BMW Série 3 mantém um estatuto singular na indústria automóvel: é o modelo que mais influenciou a expansão global da marca alemã, servindo como âncora de novas fábricas, laboratório de inovação e símbolo da transição tecnológica que hoje define a BMW iFACTORY. Desde então, mais de 18 milhões de unidades saíram das linhas de montagem de 18 fábricas distribuídas por quatro continentes.
A planta de Munique, berço do Série 3, foi desde o início um polo de inovação. Em 1982, tornou-se pioneira ao introduzir um dos primeiros ateliers de carroçaria totalmente automatizados, alcançando mais de 90% de automatização graças ao uso intensivo de robótica — uma filosofia que moldaria todo o futuro da produção da marca. Tecnologias como sistemas de transporte aéreo, soldadura programável e modernizações constantes em pintura e controlo de motores colocaram a fábrica na vanguarda industrial. Hoje, sistemas digitais e ferramentas com inteligência artificial asseguram níveis de qualidade e eficiência que refletem a evolução contínua conduzida pelo Série 3.
A crescente procura global pela berlina desportiva levou a BMW a expandir a produção nos anos 80. Dingolfing e Ratisbona passaram a fabricar o modelo, enquanto plantas internacionais — como Rosslyn (África do Sul) a partir de 1984 e Spartanburg (EUA) desde 1994 — reforçaram a estratégia de proximidade aos mercados. Esta descentralização tornou-se um pilar da identidade do BMW Group, estabelecendo uma cadeia global de valor que permanece até hoje.

Quase todas as novas fábricas BMW tiveram o Série 3 como o seu primeiro produto — de Leipzig a San Luis Potosí, passando pela joint venture BBA na China. Ao longo das gerações, o modelo foi produzido em versões berlina, touring, coupé, descapotável, M3 e variantes eletrificadas, demonstrando uma versatilidade industrial rara.
A atual sétima geração do Série 3 é produzida em Munique, Shenyang, San Luis Potosí, Chennai, Rayong e Araquari, consolidando a presença global do modelo. Entretanto, os preparativos para a oitava geração já estão em andamento. A partir da segunda metade de 2026, Munique iniciará a produção da versão totalmente elétrica, parte da família NEUE KLASSE, com replicação posterior na China e no México. O Série 3 regressará também à fábrica de Dingolfing, reforçando o seu papel estruturante na rede industrial.

(Mantido conforme release)
1.ª geração (1975–1983) Berlina — Munique, Dingolfing
2.ª geração (1982–1994) Berlina, descapotável, Touring, M3 — Munique, Dingolfing, Ratisbona
3.ª geração (1990–2000) Berlina, Coupé, Cabrio, Touring, Compact, M3 — Munique, Dingolfing, Ratisbona, Spartanburg, Rosslyn
4.ª geração (1997–2006) Berlina, Coupé, Cabrio, Touring, Compacto, M3 — Munique, Dingolfing, Ratisbona, Rosslyn
5.ª geração (2004–2013) Berlina, Coupé, Cabrio, Touring, M3 — Munique, Ratisbona, Rosslyn, Dadong, Leipzig
6.ª geração (2011–2021) Berlina, Touring, Gran Turismo, M3 — Munique, Dingolfing, Ratisbona, Rosslyn, Tiexi
7.ª geração (desde 2018) Berlina, Touring, M3, i3 elétrico - Munique, Shenyang, San Luis Potosí, Chennai, Rayong e Araquari
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