BYD anuncia a voestalpine como fornecedor principal da sua primeira fábrica europeia de automóveis
- Redação Europa
- há 12 horas
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Empresa austríaca irá produzir aço para a fábrica de Szeged, na Hungria onde a unidade estará preparada para iniciar a produção de veículos até ao final de 2025 com base de fornecimento regional o que é essencial para a estratégia de produção localizada.
A BYD anunciou que chegou a acordo com a voestalpine, um dos principais grupos mundiais na área do aço e da tecnologia, para o fornecimento da nova fábrica de veículos de passageiros na Hungria.

O acordo foi confirmado pela Vice-Presidente Executiva da BYD, Stella Li, em Viena, ao lado do CEO da voestalpine, Herbert Eibensteiner. A parceria abrange o fornecimento de aço plano e torna a voestalpine num dos primeiros fornecedores confirmados para a unidade de produção de Szeged.
A BYD escolheu a voestalpine pela proximidade geográfica à fábrica húngara, pela reconhecida qualidade do aço austríaco e pela reputação de excelência da empresa.
Este acordo representa um passo importante na política de localização da produção da BYD, numa altura em que a marca continua a expandir a sua presença na Europa. Até ao final de 2025, a BYD estará presente em 29 países europeus e contará com mais de 1.000 pontos de venda no continente.
A par deste crescimento, a BYD confirmou recentemente a instalação da nova sede europeia em Budapeste, bem como do primeiro centro de Investigação & Desenvolvimento dedicado à Europa, também localizado na Hungria. O anúncio da voestalpine como fornecedor demonstra o compromisso da BYD em trabalhar com parceiros locais de elevada qualidade. A marca continua em contacto com centenas de potenciais fornecedores em mercados-chave, à medida que avança com os preparativos para o arranque da produção europeia.
Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD, afirmou:
“Desde o início, a BYD foi clara: viemos para a Europa para cá ficar — e para produzir localmente. O nosso compromisso com o mercado europeu é forte, e vai muito além da venda de automóveis. Estamos a aplicar uma visão de longo prazo, com o objetivo de sermos reconhecidos, nos próximos cinco anos, como um verdadeiro fabricante europeu. A nossa fábrica na Hungria está no centro desta estratégia e, por isso, cada fornecedor local que anunciamos representa mais um passo relevante. É com grande satisfação que colaboramos com a voestalpine, uma empresa com um forte historial de inovação e um compromisso real com a descarbonização e a sustentabilidade.”

Herbert Eibensteiner, CEO da voestalpine, declarou:
“Com os seus produtos siderúrgicos de alta qualidade, a voestalpine é um parceiro de referência da indústria automóvel global. Oferecemos aos fabricantes e fornecedores soluções fiáveis e sustentáveis, graças à nossa combinação única de tecnologia e conhecimento de materiais. Os nossos produtos estão presentes em praticamente todas as áreas dos veículos — desde a carroçaria ao sistema de propulsão, incluindo componentes críticos para a segurança. A partir deste outono, vamos fornecer a BYD — uma tecnológica chinesa a produzir na Europa — diretamente a partir da nossa unidade em Linz. Estamos confiantes de que esta encomenda inicial para a produção de aço plano de alta qualidade, destinado a carroçarias e painéis exteriores, será a base de uma parceria duradoura.”
A BYD tem registado um crescimento sólido na Áustria, tendo-se tornado a marca número um entre os clientes privados de veículos 100% elétricos, com uma quota de mercado de 15% neste segmento. A quota de mercado global da marca no país é atualmente de 2,5%. Para reforçar este sucesso, a BYD anunciou também que a Áustria será o mercado-piloto da União Europeia para a implementação da tecnologia V2H (Vehicle to Home) nos seus veículos.
A Áustria foi escolhida para este projeto-piloto, que será desenvolvido em parceria com um operador local, devido à elevada penetração da energia solar no país (mais de metade das habitações austríacas recorrem a energia proveniente de painéis solares). A procura por esta funcionalidade é igualmente elevada: os concessionários BYD referem que cerca de 50% dos clientes já perguntam quando será possível utilizar o V2H, de forma a maximizar a eficiência da energia solar e reduzir os custos energéticos. Mais detalhes sobre o projeto, incluindo o cronograma, serão divulgados em breve.