
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A BYD anunciou melhorias significativas no sistema de condução assistida do ATTO 3, em resposta à classificação de “Not Recommended” atribuída pelo Euro NCAP em 2024. Com a nova atualização, os modelos de 2025 já atingem a classificação “Good”, e os veículos anteriores beneficiam de melhorias através de uma atualização remota de software.
Em outubro de 2024, o Euro NCAP alertou os consumidores para falhas graves no sistema Intelligent Adaptive Cruise Control do ATTO 3 (ano de 2022), que não reagia de forma adequada perante outros automóveis ou motociclos, nem assegurava respostas corretas quando o condutor não intervinha.
O resultado foi uma classificação inédita de “Not Recommended”, com apenas 55% em Competência de Assistência e 35% em Segurança de Apoio.
Perante esta situação, a BYD lançou uma atualização remota (OTA) para os modelos de 2022, que agora passam a alcançar a classificação “Moderate” (60% em Competência de Assistência e 72% em Segurança de Apoio).
Já os veículos produzidos a partir de 2025 estão equipados com um sistema totalmente novo, capaz de atingir a avaliação “Good”: 67% em Competência de Assistência e 80% em Segurança de Apoio.
“Estamos satisfeitos que a BYD tenha respondido aos resultados dos nossos testes de 2024 com uma atualização de software para os modelos existentes e com um novo sistema de condução assistida, já com classificação ‘Good’, para os veículos de 2025”,
afirmou Richard Schram, diretor técnico do Euro NCAP.
Ainda assim, o responsável deixou o alerta: os proprietários de modelos pré-2025 devem garantir a instalação da atualização de software para beneficiarem das melhorias. Em caso de dúvida, deverão contactar um concessionário BYD.
A partir de 2026, o Euro NCAP introduzirá novos protocolos para avaliação dos sistemas de condução assistida, incluindo testes dinâmicos em estrada.
O objetivo é impulsionar a evolução tecnológica, garantindo sistemas mais sofisticados e previsíveis, sem retirar o condutor do papel central na condução.
“Quando os sistemas não estão bem concebidos ou têm comportamentos imprevisíveis, os condutores acabam por não os utilizar e os benefícios de segurança perdem-se”,
sublinhou Richard Schram.
O Euro NCAP recomenda que os consumidores realizem test drives extensivos com todos os sistemas ativos antes de adquirirem um veículo equipado com condução assistida.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários