A CAF conquistou dois novos contratos para unidades metropolitanas da sua plataforma INNEO.
Por um lado, fabricará 13 unidades para o Metro de Medellín e, por outro, 6 unidades para o metropolitano da cidade de Santiago do Chile. O volume global dos contratos ultrapassa os 200 milhões de euros.
Estes acordos reforçam a presença da CAF no mercado latino-americano, onde continua desenvolvendo importantes projetos tanto de fornecimento como de manutenção de unidades caminhos-de-ferro, como na fórmula de concessão de material circulante, em países como o Brasil, México, Argentina, Venezuela ou Equador, juntamente com os já referidos Colômbia e Chile.
Fornecimento de 13 unidades para o Metro de Medellín
A Empresa de Transporte Coletivo Valle de Aburrá Limitada – Metro de Medellín LTDA., operador do Metro de Medellín, adjudicou à CAF o projeto e fornecimento de 13 comboios metropolitanos para a sua rede. De referir que o acordo contempla a montagem final e realização de testes nas instalações do Metro, aspeto exigido pela autoridades colombianas no caderno de encargos.
As novas unidades serão semelhantes às anteriormente entregues pela CAF, compostos por 3 carruagens cada composição, e terá total interoperabilidade com a frota atual em operação. Destinar-se-ão à prestação do serviço nas linhas A e B com o objectivo de prestar resposta ao aumento da procura de passageiros previsto para os próximos anos.
Medellín é a segunda cidade mais populosa da Colômbia, com uma população superior a 2,5 milhões de habitantes, e é reconhecida por promover o desenvolvimento de soluções transporte urbano sustentável. A rede de metro foi inaugurada em 1995 e é a única no país, transportando diariamente mais de 1 milhão de pessoas, o que a torna no principal sistema de transportes da Colômbia, bem como num dos sistemas de metro mais prestigiados da América Latina.
A relação entre a CAF e o Metro Medellín é de longa data, o que demonstra a satisfação do cliente com unidades anteriormente fornecidas pela empresa. Devemos recordar que a CAF forneceu 38 unidades entre 2009 e 2018, tendo, mais recentemente, sido responsável pela reabilitação integral de mais 42 unidades do frota de comboios MAN com que o Metro Medellín começou a operar nos anos 90.
Santiago do Chile vai receber mais 6 unidades do Metro
Por outro lado, a Empresa de Transporte de Passageiros Metro S.A. - Metro Santiago, sociedade do Estado do Chile, escolheu mais uma vez a CAF como fornecedora e mantenedora de suas unidades, após sucessivas encomendas anteriores em que a empresa forneceu cerca de 80 unidades para as linhas 1, 3 e 6 do metro da capital chilena.
Nesta ocasião, a CAF irá montar, fornecer e manter 6 novas unidades de 5 carruagens cada, destinadas aos ramais da Linha 6. Note que as unidades terão o sistema de condução automática GoA4, bem como 41 dos comboios entregues anteriormente pela CAF para as Linhas 3 e 6. Este é o nível mais elevado de automatização do caminho-de-ferro, sem pessoal a bordo, e com todas as funções, incluindo a condução, abertura e fecho de portas, segurança e operação do comboio, completamente automatizado e controlado a partir de um centro de controlo.
留言