
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













O Nissan Motor Parts Center (NMPC), localizado em Amesterdão, assinala 40 anos de operação como um dos mais avançados e sustentáveis centros logísticos da indústria automóvel europeia. Desde a sua inauguração em 1985, o NMPC já processou e entregou mais de 1,57 mil milhões de peças para 1.400 concessionários e distribuidores em 100 destinos internacionais, consolidando-se como a espinha dorsal da rede de após-venda da Nissan na Europa e além-fronteiras.
O centro, que conta com cerca de 400 colaboradores, é responsável pela gestão diária de 4.000 linhas de encomendas de entrada e 17.500 expedições de saída, mantendo um impressionante stock de 110.000 peças. Desde as primeiras entregas diretas nos Países Baixos nos anos 1990 até à recente digitalização total do sistema logístico em 2024, o NMPC tem sido um exemplo de evolução tecnológica e excelência operacional.
“O NMPC representa o melhor dos valores da Nissan — inovação, colaboração e serviço excecional centrado no cliente”, afirmou Stéphane Lamari, Vice-Presidente de Após-Venda da Nissan AMIEO (África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia). “O nosso compromisso é continuar a impulsionar o progresso com práticas sustentáveis e eficiência constante.”
Com 9.000 painéis solares instalados e um sistema de aquecimento partilhado que reutiliza energia térmica de empresas vizinhas, o NMPC produz 70% da eletricidade que consome — o equivalente ao abastecimento anual de 900 residências. Graças a estas medidas, o centro evita 1,17 milhões de kg de emissões de CO₂ por ano, adotando ainda uma política de desperdício zero e práticas contínuas de reciclagem.
O NMPC é também o núcleo logístico da nova região de negócios Nissan eNEST, criada em 2025 e que abrange o Benelux (Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos) além da Escandinávia. Esta nova estrutura tem como objetivo acelerar a eletrificação, promover a colaboração regional e responder com maior agilidade às necessidades dos clientes.
“A celebração das quatro décadas do NMPC é um símbolo da força e da eficiência das nossas operações”, afirmou Leon Dorssers, Diretor de Operações da Nissan AMIEO. “Com o NMPC integrado no coração da região eNEST, reforçamos a ligação entre inovação, sustentabilidade e proximidade com o cliente.”
A eNEST surge como resposta à transformação do setor automóvel, permitindo à Nissan adotar uma abordagem mais flexível, sustentável e centrada no utilizador — com o NMPC a desempenhar um papel fundamental nesta estratégia global.
Projetado e operado com padrões de qualidade japoneses e eficiência logística europeia, o Nissan Motor Parts Center é hoje um modelo de integração tecnológica e ambiental. A combinação entre automação, logística inteligente e sustentabilidade permite à Nissan oferecer um serviço de distribuição rápido, fiável e ecológico — um fator estratégico para apoiar a expansão da mobilidade elétrica e o crescimento da marca nos próximos anos.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo
































Comentários