
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













O mercado automóvel português mantem em 2025 uma trajetória de crescimento sustentado, refletida nas 187.701 novas matrículas de ligeiros de passageiros entre janeiro e outubro — um aumento de 8,4% face ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da ACAP – Associação Automóvel de Portugal.
A análise dos 50 modelos mais vendidos revela não apenas a consolidação de lideranças conhecidas, mas também a ascensão de novas tendências, marcadas pela forte penetração de veículos eletrificados e pela reconfiguração do top de preferências dos consumidores nacionais.
Em outubro de 2025, o mercado automóvel português registou algumas alterações relevantes nas preferências dos consumidores, ainda que o Peugeot 2008 tenha mantido a liderança no acumulado do ano, adicionando 403 unidades matriculadas, e consolidando o seu estatuto de referência no segmento dos SUV compactos, o grande destaque do mês foi mesmo o Renault Clio com 562 unidades, alcançando a primeira posição e reduzindo significativamente a diferença para o líder. O segundo lugar em vendas foi ocupado pelo Dacia Sandero, com 483 unidades, demonstrando a consistência de um modelo que continua a atrair pela sua simplicidade e excelente relação preço/valor.
Entre os maiores crescimentos do mês, o destaque vai para o Dacia Duster, que quase duplicou as suas vendas face ao mesmo período do ano anterior — 471 unidades contra 283 —, resultado que reforça o apelo do SUV romeno num mercado cada vez mais orientado para o espaço e a versatilidade e com isso foi o terceiro veiculo mais vendido no mês. Também o Peugeot 3008 teve um desempenho notável, com 293 unidades matriculadas em outubro, registando uma expressiva subida face às 192 de 2024, impulsionado pela nova geração e pela procura crescente de versões híbridas plug-in. Já o Mercedes-Benz Classe A confirma o dinamismo da marca alemã no segmento premium, com 350 unidades, um aumento considerável em relação às 257 do ano anterior.
Em sentido inverso, alguns modelos registaram quebras significativas. O Peugeot 208, que liderava o mercado em anos anteriores, viu as suas vendas caírem para 369 unidades, face às 692 registadas em outubro de 2024, refletindo a transição de geração e o impacto da maior concorrência entre compactos de segmento B. A Tesla também perdeu protagonismo: o Model 3 passou de 151 para apenas 19 unidades no mês, num contexto de ajuste de preços e menor incentivo fiscal. Por outro lado, estreias recentes como o Renault 5 E-Tech, com 195 unidades, mostram que o mercado português está a acolher rapidamente os novos elétricos compactos, prenunciando uma mudança clara no panorama das vendas mensais
O Peugeot 2008 reafirma-se como o automóvel preferido dos portugueses, com 6.674 unidades vendidas e 3,56% de quota de mercado nos primeiros dez meses do ano. O modelo francês, produzido em Vigo, mantém a dianteira graças à sua versatilidade e à ampla oferta de motorizações, incluindo versões elétricas.
Na segunda posição surge o Renault Clio, que recupera terreno com 6.049 unidades e 3,22% do mercado, beneficiando da renovação estética e tecnológica da sua gama. O Dacia Sandero, líder entre os veículos acessíveis, completa o pódio com 5.634 unidades, confirmando o apelo de uma proposta racional e de baixo custo de utilização — embora apresente uma ligeira quebra em relação a 2024, quando ultrapassara as 6.500 unidades.
Um dos destaques do ano é o desempenho do Dacia Duster, que subiu de forma notável, passando de 3.067 para 5.007 unidades, refletindo o sucesso da nova geração e o crescente interesse por SUV compactos de vocação familiar.
O Citroën C3 também reforça a sua posição, atingindo 4.977 unidades e aproximando-se do top 5 nacional, sustentado pelo seu preço competitivo e pela nova geração que se prepara para incluir uma versão 100% elétrica.
Depois de dominar as vendas elétricas em 2023 e 2024, a Tesla vive um ano de correção em Portugal. O Model 3 caiu de mais de 5.200 para 3.550 unidades, enquanto o Model Y estabilizou em torno das 2.389 unidades, num contexto de maior concorrência e de mudanças fiscais.
Em contrapartida, o Renault 5 E-Tech faz uma estreia promissora: com 1.385 unidades matriculadas em poucos meses, o novo ícone elétrico da marca francesa representa um sinal claro da rápida transição para modelos zero emissões com design e identidade emocional.
A análise global do ranking mostra que os 50 modelos mais vendidos representam 62,5% do total do mercado, com forte predominância das marcas generalistas francesas. Peugeot, Renault, Citroën e a romena Dacia ocupam mais de um terço das posições no top 20.
Entre as marcas premium, a Mercedes-Benz mantém presença consistente com vários modelos — Classe A, CLA, GLA e Classe C — enquanto a BMW destaca-se com os Série 1, Série 3 e Série 5. O Volvo EX30, um dos elétricos mais aguardados do ano, regista 1.454 unidades, confirmando o bom acolhimento do SUV compacto sueco.
Os SUV compactos continuam a dominar as preferências nacionais, com Peugeot 2008, Dacia Duster, Renault Captur, Nissan Juke e Kia Stonic entre os mais vendidos. No entanto, o crescimento dos elétricos é o dado mais expressivo: em outubro, 28,6% dos automóveis novos matriculados em Portugal eram 100% elétricos (BEV), um recorde histórico que consolida o país entre os líderes europeus na eletrificação.
Com um mercado a crescer 6,8% no total e um peso crescente de modelos eletrificados, 2025 confirma-se como um ano de transição estrutural. As marcas com oferta híbrida e elétrica sólida estão a capitalizar essa mudança, enquanto a pressão fiscal sobre combustão tradicional acelera o realinhamento da procura.
O quarto trimestre deverá manter esta tendência, impulsionado pela chegada de novos modelos elétricos compactos e SUV híbridos ligeiros, preparando o setor para um 2026 de viragem definitiva rumo à mobilidade de baixas emissões.
Posição | Modelo | Unidades | % Mercado | Outubro 2024 | Variação 25/24 |
1️⃣ | Renault Clio | 562 | 3,48% | 463 | +21% |
2️⃣ | Dacia Sandero | 483 | 2,99% | 419 | +15% |
3️⃣ | Dacia Duster | 471 | 2,92% | 283 | +66% |
4️⃣ | Peugeot 2008 | 403 | 2,50% | 580 | -31% |
5️⃣ | Peugeot 208 | 369 | 2,29% | 692 | -47% |
6️⃣ | Mercedes-Benz Classe A | 350 | 2,17% | 257 | +36% |
7️⃣ | Peugeot 308 | 329 | 2,04% | 379 | -13% |
8️⃣ | Peugeot 3008 | 293 | 1,82% | 192 | +53% |
9️⃣ | Renault Captur | 290 | 1,80% | 230 | +26% |
🔟 | Ford Puma | 222 | 1,38% | 204 | +9% |
Posição | Modelo | Unidades vendidas | % Mercado | Janeiro-Out. 2024 | Variação 25/24 |
1️⃣ | Peugeot 2008 | 6.674 | 3,56% | 6.107 | +9% |
2️⃣ | Renault Clio | 6.049 | 3,22% | 5.459 | +11% |
3️⃣ | Dacia Sandero | 5.634 | 3,00% | 6.573 | -14% |
4️⃣ | Dacia Duster | 5.007 | 2,67% | 3.067 | +63% |
5️⃣ | Citroën C3 | 4.977 | 2,65% | 3.907 | +27% |
6️⃣ | Peugeot 208 | 4.408 | 2,35% | 5.086 | -13% |
7️⃣ | Renault Captur | 3.627 | 1,93% | 3.695 | -2% |
8️⃣ | Peugeot 308 | 3.584 | 1,91% | 3.590 | 0% |
9️⃣ | Tesla Model 3 | 3.550 | 1,89% | 5.222 | -32% |
🔟 | Mercedes-Benz Classe A | 3.232 | 1,72% | 2.961 | +9% |
Fonte: ACAP – Associação Automóvel de Portugal
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