Dacia estreia motor Hybrid-G 150 com sistema 4x4 no Duster e no Bigster
- Redação Europa
- há 2 horas
- 2 min de leitura

Uma combinação inédita de hibridização, GPL bi-fuel, tração integral e caixa automática de dupla embraiagem.
A Dacia reforça a sua aposta em soluções acessíveis, eficientes e versáteis, ao estrear o novo motor Hybrid-G 150 associado a uma transmissão 4x4, disponível ainda este ano no Duster e no Bigster. Este sistema de propulsão combina, pela primeira vez a nível mundial, tecnologia híbrida, motorizações bi-fuel (gasolina/GPL) e tração integral elétrica, proporcionando maior autonomia, eficiência e capacidades todo-o-terreno.
Um sistema inovador
O novo Hybrid-G 150 4x4 conjuga um motor mild-hybrid 1.2 de 48V (140 cv) no eixo dianteiro com um motor elétrico de 23 kW (31 cv) no eixo traseiro. No total, entrega 154 cv de potência máxima e um binário combinado de até 317 Nm. A tração integral é assegurada pelo motor elétrico traseiro, lembrando que este sistema permite que o eixo traseiro se desligue para melhorar a eficiência, quando não é necessário.
Esta solução ainda permite oferecer binário extra em baixas velocidades, otimizando o comportamento em fora de estrada, e mantendo o apoio elétrico até 140 km/h.

Até 1.500 km de autonomia
O sistema bi-fuel inclui dois depósitos de 50 litros cada, um para gasolina e outro para GPL, garantindo uma autonomia até 1.500 km (WLTP). O consumo médio situa-se entre 7,1 e 7,2 l/100 km em GPL e 5,5 a 5,6 l/100 km em gasolina.
Em ambiente urbano, o sistema híbrido permite até 60% da condução em modo 100% elétrico, reforçando a eficiência e reduzindo custos. A Dacia estima uma poupança de 30% nos custos de utilização, apoiada pelo preço competitivo do GPL em Portugal.


Modos de condução e maior versatilidade
O Duster e o Bigster passam a oferecer seis modos de condução: Auto, Eco, Neve, Lama/Areia, Bloqueio 4x4 e Controlo de Descida (Hill Descent Control). A condução ganha ainda um toque extra de comodidade com a caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades, agora com patilhas no volante – outra estreia na gama Dacia.
Renovação da gama Duster
A chegada do Hybrid-G 150 4x4 coincide com a atualização da restante oferta de motorizações no Duster:
Hybrid 155 (substitui o Hybrid 140), mais eficiente, até 80% de condução elétrica em cidade e emissões de apenas 105 g/km;
Mild Hybrid 140, baseado num novo motor 1.2 turbo, que reduz em 10% consumo e emissões face ao ICE equivalente;
Eco-G 120, a nova opção GPL, com 20 cv adicionais face ao Eco-G 100 e autonomia até 1.380 km.
Novos acabamentos e equipamento
O Duster também recebe melhorias no interior, com novos estofos exclusivos na versão Journey (com ajuste lombar para o condutor) e jantes escurecidas na versão Extreme. Os sistemas de assistência incluem agora o regulador de velocidade adaptativo, de série no Journey e opcional no Extreme.

Comentários