top of page

Dacia estreia motor Hybrid-G 150 com sistema 4x4 no Duster e no Bigster

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura
Dacia estreia motor Hybrid-G 150 com sistema 4x4 no Duster e no Bigster

Uma combinação inédita de hibridização, GPL bi-fuel, tração integral e caixa automática de dupla embraiagem.


Clique AQUI
Clique AQUI

A Dacia reforça a sua aposta em soluções acessíveis, eficientes e versáteis, ao estrear o novo motor Hybrid-G 150 associado a uma transmissão 4x4, disponível ainda este ano no Duster e no Bigster. Este sistema de propulsão combina, pela primeira vez a nível mundial, tecnologia híbrida, motorizações bi-fuel (gasolina/GPL) e tração integral elétrica, proporcionando maior autonomia, eficiência e capacidades todo-o-terreno.


Um sistema inovador

O novo Hybrid-G 150 4x4 conjuga um motor mild-hybrid 1.2 de 48V (140 cv) no eixo dianteiro com um motor elétrico de 23 kW (31 cv) no eixo traseiro. No total, entrega 154 cv de potência máxima e um binário combinado de até 317 Nm. A tração integral é assegurada pelo motor elétrico traseiro, lembrando que este sistema permite que o eixo traseiro se desligue para melhorar a eficiência, quando não é necessário.


Esta solução ainda permite oferecer binário extra em baixas velocidades, otimizando o comportamento em fora de estrada, e mantendo o apoio elétrico até 140 km/h.


Dacia estreia motor Hybrid-G 150 com sistema 4x4 no Duster e no Bigster

Até 1.500 km de autonomia

O sistema bi-fuel inclui dois depósitos de 50 litros cada, um para gasolina e outro para GPL, garantindo uma autonomia até 1.500 km (WLTP). O consumo médio situa-se entre 7,1 e 7,2 l/100 km em GPL e 5,5 a 5,6 l/100 km em gasolina.


Em ambiente urbano, o sistema híbrido permite até 60% da condução em modo 100% elétrico, reforçando a eficiência e reduzindo custos. A Dacia estima uma poupança de 30% nos custos de utilização, apoiada pelo preço competitivo do GPL em Portugal.


Dacia estreia motor Hybrid-G 150 com sistema 4x4 no Duster e no Bigster
Dacia estreia motor Hybrid-G 150 com sistema 4x4 no Duster e no Bigster

Modos de condução e maior versatilidade

O Duster e o Bigster passam a oferecer seis modos de condução: Auto, Eco, Neve, Lama/Areia, Bloqueio 4x4 e Controlo de Descida (Hill Descent Control). A condução ganha ainda um toque extra de comodidade com a caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades, agora com patilhas no volante – outra estreia na gama Dacia.



Renovação da gama Duster

A chegada do Hybrid-G 150 4x4 coincide com a atualização da restante oferta de motorizações no Duster:

  • Hybrid 155 (substitui o Hybrid 140), mais eficiente, até 80% de condução elétrica em cidade e emissões de apenas 105 g/km;

  • Mild Hybrid 140, baseado num novo motor 1.2 turbo, que reduz em 10% consumo e emissões face ao ICE equivalente;

  • Eco-G 120, a nova opção GPL, com 20 cv adicionais face ao Eco-G 100 e autonomia até 1.380 km.


Novos acabamentos e equipamento

O Duster também recebe melhorias no interior, com novos estofos exclusivos na versão Journey (com ajuste lombar para o condutor) e jantes escurecidas na versão Extreme. Os sistemas de assistência incluem agora o regulador de velocidade adaptativo, de série no Journey e opcional no Extreme.


Dacia estreia motor Hybrid-G 150 com sistema 4x4 no Duster e no Bigster

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
👉 Agilidade na cidade, firmeza na estrada e eficiência que surpreende.

👉 Agilidade na cidade, firmeza na estrada e eficiência que surpreende.

02:55
Corsa GS Hybrid: O Equilíbrio entre Tecnologia, Ergonomia e Emoção

Corsa GS Hybrid: O Equilíbrio entre Tecnologia, Ergonomia e Emoção

02:58
Opel Corsa GS Hybrid: Design, agilidade e eficiência no ícone urbano reinventado

Opel Corsa GS Hybrid: Design, agilidade e eficiência no ícone urbano reinventado

02:47
Ford Capri: O Ícone renasceu na era elétrica

Ford Capri: O Ícone renasceu na era elétrica

02:58
bottom of page