Duas motorizações hibridas para os modelos Symbioz e Espace da Renault
- Redação Europa
- 21 de jun.
- 9 min de leitura

A Renault ocupa atualmente o segundo lugar no pódio das vendas de híbridos na Europa e deverá ultrapassar a marca simbólica de um milhão de automóveis híbridos E-Tech vendidos nas próximas semanas.
Com uma arquitetura exclusiva, os motores híbridos E-Tech combinam um motor de combustão com dois motores elétricos, uma bateria dimensionada para o efeito e uma caixa de velocidades multimodo inteligente sem embraiagem.
Todas as soluções híbridas E-Tech oferecem uma relação desempenho/eficiência ao nível das melhores do mercado, seja para um automóvel familiar compacto como o Symbioz ou para um automóvel premium de 7 lugares do segmento D, como é o Espace.

O novo motor full hybrid E-Tech de 1,8 litros e 160 cv está disponível no Symbioz, um automóvel de gama média do segmento C, com um recorde de 99 g/km de CO2 e 4,4 l/100 km WLTP. Este modelo estabelece um novo padrão entre automóveis híbridos com a sua nova bateria de 1,4 kWh. O novo motor de combustão interna de 1,8 litros e a caixa de velocidades melhorada oferecem mais potência e menor consumo de combustível.
A versão otimizada do motor full hybrid E-Tech de 200 cv está disponível no Espace (4,9 litros/100 km e 110 g/km de CO2). A caixa automática ganha um novo software para uma condução viva e aceleração mais suave, sendo o híbrido familiar mais eficiente do mercado. O Espace é um automóvel para viagens longas, com uma capacidade de carga de até 782 litros e uma autonomia de 1.100 km.
Estes novos motores foram desenvolvidos pela Horse Powertrain, uma joint venture entre o Grupo Renault, a Geely e a Aramco.
Full hybrid E-Tech, tecnologia com apelo ao cliente
Lançada em 2020 no Clio, Captur e Megane, a primeira geração das motorizações híbridas E-Tech consolidou a Renault como a segunda marca com mais automóveis híbridos vendidos na Europa. Este tipo de automóvel continua a ter um enorme sucesso. As vendas estão a aumentar de forma constante, tal como a quota de mercado: de 10,3%, em 2021, para 35%, em 2024, e 44,2%, no primeiro trimestre de 2025. A Renault deverá ultrapassar a marca de um milhão de automóveis full hybrid E-Tech vendidos em breve.

Tecnologia ultraeficiente
Os motores híbridos E-Tech são particularmente apreciados pelos clientes pelo seu impressionante consumo de combustível e baixas emissões de CO2. A nova versão de 160 cv do Symbioz emite apenas 99 g/km de CO2 para 4,4 l/100 km WLTP. O novo Espace tem um desempenho igualmente convincente, com 4,9 litros/100 km e 110 g/km de CO2 para o motor de 200 cv, que surge associado a uma caixa de velocidades otimizada.
Estes dois automóveis familiares, pertencentes a segmentos diferentes, são verdadeiros voitures à vivre, que expressam o ADN da marca. As suas motorizações full hybrid E-Tech partilham uma arquitetura protegida por mais de 150 patentes e concebida para conciliar o prazer de condução com a eficiência. Estas motorizações combinam um motor de combustão com dois motores elétricos, alimentados por uma bateria, e uma caixa de velocidades multimodo inteligente sem embraiagem.

Inspirada na tecnologia da Fórmula 1, a caixa de velocidades combina duas engrenagens para o motor elétrico principal e quatro para o motor de combustão interna e incluem 15 combinações de funcionamento diferentes, para um prazer de condução, consumo de combustível e emissões de CO2 otimizados em todos os tipos de utilização. A caixa de velocidades seleciona automaticamente o modo de funcionamento do motor híbrido E-Tech entre os seguintes modos:
- totalmente elétrico (apenas o motor elétrico aciona as rodas).
- híbrido dinâmico (o motor de combustão e o motor elétrico acionam as rodas em conjunto).
- e-drive (o motor elétrico aciona as rodas, enquanto o motor de combustão carrega a bateria).
- combustão (apenas o motor a gasolina aciona as rodas e/ou carrega a bateria).
- recuperação de energia (as rodas acionam o motor elétrico, que carrega a bateria).
Os sistemas de propulsão full hybrid E-Tech são uma solução económica para a transição energética e vão ao encontro dos clientes que ainda não estão prontos para mudar para um automóvel totalmente elétrico. Os híbridos oferecem as vantagens da condução elétrica: arranque silencioso, condução totalmente elétrica a baixa velocidade nas cidades, bem como regeneração da bateria através da desaceleração e da travagem para uma condução e eficiência avançadas.

Novo motor full hybrid E-Tech 1,8l de 160 cv de nova geração totalmente redesenhado
O motor full hybrid E-Tech 1,8 l de 160 cv oferece mais potência e um consumo de combustível ainda mais baixo. Está disponível no Renault Symbioz. O potente motor de combustão combina com dois motores elétricos alimentados pela nova bateria de 1,4 kWh e uma caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem.
O motor de combustão interna de 4 cilindros foi atualizado de 1,6 para 1,8 litros para obter mais potência. Agora, desenvolve 80 kW ou 109 cv, em comparação com os 69 kW ou 94 cv anteriores, enquanto o binário aumentou 25% (170 Nm ou +21 Nm). Como resultado, o binário máximo está disponível a rotações mais baixas (cerca de 2.000 rpm), para um melhor desempenho e resposta, especialmente durante a aceleração, mas também ao conduzir a alta velocidade em estradas rápidas. Além de aumentar a cilindrada, foram feitas várias alterações para melhorar a eficiência.
O sistema de propulsão conta agora com injeção direta de alta pressão (350 bar), que otimiza a vaporização do combustível conseguindo-se uma combustão mais precisa, que melhora o desempenho e reduz as emissões e o consumo de combustível. O motor funciona segundo o ciclo Atkinson, que também baixa o consumo de combustível, atrasando o fecho das válvulas de admissão durante a fase de compressão, que é mais curto do que o curso de expansão. Possui também um filtro de partículas de gasolina, já compatível com a futura norma Euro 7.
Dois motores elétricos alimentados por uma nova bateria
O full hybrid E-Tech de 160 cv inclui dois motores elétricos: um motor elétrico de 36 kW/50 cv com 205 Nm de binário para acionar as rodas motrizes dianteiras e carregar a bateria durante a travagem e desaceleração, e um HSG (High-Voltage Starter Generator) de 15 kW/20 cv para as mudanças de velocidade.
Ambos os motores são alimentados por uma nova bateria refrigerada a ar de 1,4 kWh (275 V), em comparação com 1,2 kWh na versão anterior. A capacidade útil aumentou cerca de 20% para uma maior autonomia no modo elétrico. O automóvel arranca no modo totalmente elétrico e pode ser conduzido nesse modo até 80% do tempo em que está dentro das cidades e ao seu redor. Isto proporciona uma economia de combustível até 40% em comparação com um motor de combustão interna convencional.

Caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem otimizada
O sistema de transmissão consiste numa caixa de velocidades inteligente multimodo sem embraiagem, que foi otimizada para proporcionar mudanças de velocidade rápidas e precisas, com perda mínima de potência. É também mais simples do ponto de vista mecânico, o que garante maior fiabilidade. O sistema de embraiagem por dentes substitui tanto a roda dentada como o anel sincronizador numa configuração sem embraiagem que é altamente eficiente graças à redução do atrito entre componentes.
A caixa de velocidades foi afinada para se obter passagens de relação mais rápidas, suaves e silenciosas. As vibrações e o ruído do motor são também menores o que aumenta o conforto a bordo. Juntamente com as novas relações de transmissão, mais adequadas à condução em autoestradas, surge também uma alavanca de velocidades (e-shifter) mais ergonómica, que permite ao condutor mudar do modo D para o modo B para maximizar a travagem regenerativa.
O motor full hybrid E-Tech de 1,8 l e 160 cv sob o capô do Symbioz
Lançado em 2024, o Renault Symbioz é um carro familiar, que apresenta o melhor das tecnologias Renault do segmento C. Com dimensões compactas e bastante espaço interior, foi concebido para satisfazer uma vasta gama de necessidades. Esta abordagem revelou-se eficaz. O Renault Symbioz tornou-se rapidamente um dos 10 SUV mais vendidos em França e é o segundo SUV mais vendido da gama Renault.

O Symbioz combina as qualidades de um carro compacto com as de um familiar. Com apenas 4,41 metros de comprimento, oferece o melhor do segmento C, com uma bagageira com capacidade para 624 litros e um banco traseiro deslizante, que pode ser posicionado de acordo com as necessidades. Dispõe de vasto equipamento de alta tecnologia, incluindo o sistema multimédia OpenR link com Google integrado e teto panorâmico opacificante Solarbay.
O Symbioz está disponível com o motor full hybrid E-Tech de 1,8 l de 160 cv, que melhora significativamente a aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,1 segundos em vez de 10,6 segundos. O consumo combinado de combustível cai para uns notáveis 4,4 litros/100 km WLTP, uma redução de 0,2 litros/100 km.
As emissões são de apenas 99 g/km de CO2/100 km WLTP. Este motor confere ao Renault Symbioz uma autonomia impressionante até 1.000 km. Por último, o novo motor híbrido E-Tech de 1,8 l e 160 cv também aumenta a capacidade de reboque de 750 kg para 1000 kg.

Otimização do motor full hybrid E-Tech de 200 cv
O motor full hybrid E-Tech de 200 cv foi otimizado para oferecer um desempenho mais consistente em todos os automóveis da marca; no segmento C com o Austral e no segmento D com o Espace e o Rafale. Foi introduzido um novo software para a caixa automática, proporcionando uma condução mais dinâmica, sem pontos mortos nas acelerações ou reduções. Como resultado, a condução é mais suave, mais dinâmica e mais agradável, especialmente ao acelerar entre 40 e 80 km/h.

O motor full hybrid E-Tech de 200 cv é composto por um motor a gasolina sobrealimentado de 3 cilindros e 1,2 litros, que desenvolve 130 cv (96 kW) e 205 Nm de binário, e dois motores elétricos:
o motor elétrico principal tem uma potência de 50 kW (70 cv e 205 Nm) e é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 2 kWh/400 V. Este motor destina-se à condução elétrica.
o motor elétrico secundário ou gerador de arranque de alta tensão (HSG) desenvolve 25 cv para 50 Nm de binário. Este motor faz arrancar o motor de combustão interna e gere as mudanças de velocidade.
Novo Renault Espace: eficiência sem comprometer o conforto
Claramente desenhado com um visual mais contemporâneo, com novos equipamentos de alta tecnologia, isolamento acústico melhorado e um sistema de propulsão full hybrid E-Tech, que oferece uma aceleração mais suave, o novo Renault Espace mantém o caráter de estradista por excelência. O seu interior espaçoso e modular, as melhorias significativas em termos tecnológicos e de conforto, uma capacidade de carga notável até 782 litros na configuração de 5 lugares (com o banco traseiro deslizante avançado ao máximo) proporcionam excelentes viagens em família.

O Renault Espace adota a nova linguagem de design da marca para um estilo mais contemporâneo e com maior personalidade. Com a frente e a traseira redesenhadas, novas assinaturas luminosas e nova carroçaria em Cinzento Báltico, a sua personalidade e presença são evidentes à primeira vista.
No habitáculo, um sistema de reconhecimento facial do condutor oferece um acolhimento personalizado. O novo Espace está mais confortável para os passageiros graças aos novos bancos dianteiros, com melhor apoio lateral e dos ombros, novas opções de estofos em cinza areia claro ou TEP preto (ou tecido refinado) e um melhor isolamento acústico.
Foram feitos esforços consideráveis para melhorar a acústica. Vidros dianteiros triplos laminados mais espessos, novas bases e caixas dos espelhos e novas vedações das portas contribuem para reduzir o ruído aerodinâmico. Ao mesmo tempo, o sistema de transmissão foi otimizado, e foram utilizados novos suportes do motor e diferentes apoios da suspensão e do sistema de escape para melhorar o conforto acústico e vibratório. Estas alterações técnicas reduziram para metade o ruído aerodinâmico e o ruído do sistema de transmissão.

Disponível com 7 lugares, o novo Espace continua excecionalmente espaçoso, com um banco traseiro que desliza 22 cm e reclina em quatro posições (25°/27°/29°/31°). A capacidade de carga continua a ser a melhor da sua classe (de 212 litros a 2.054 litros na versão de 7 lugares). Repleto de tecnologia de ponta, o novo Espace ganha também o maior teto panorâmico opacificante Solarbay da gama Renault, com uma área de quase 2 m².
O motor full hybrid E-Tech de 200 cv e a caixa automática multimodo proporcionam uma relação desempenho/eficiência ao nível dos melhores do segmento: consumo WLTP de 4,9 litros/100 km e 110 g de CO² por km, para uma autonomia de até 1.100 quilómetros sem recarga. Ao mesmo tempo, a caixa automática ganha um novo software para uma aceleração mais viva. A condução é mais suave, mais dinâmica e mais agradável, especialmente ao acelerar entre 40 e 80 km/h.

A plataforma CMF-CD apresenta o melhor da tecnologia Renault: suspensão traseira multibraço associada ao sistema de quatro rodas direcionais 4Control Advanced, para maior estabilidade a altas velocidades e manobras mais fáceis a baixas velocidades, faróis matrix LED vision para uma iluminação otimizada, um ecrã frontal que projeta informações diretamente no para-brisas (head-up display), até 32 sistemas avançados de ajuda à condução, incluindo o active driver assist (regulador de velocidade adaptativo inteligente + sistema de assistência de centralização na faixa de rodagem), e um inovador sistema de reconhecimento do condutor para um acolhimento personalizado.

Dois novos motores full hybrid E-Tech 160 e 200 desenvolvidos pela Horse Powertrain
A Horse Powertrain é uma joint venture entre o Grupo Renault, a Geely e a Aramco, e apresenta-se como novo líder global em soluções híbridas e de motores de combustão. A Horse Powertrain apoia os fabricantes de automóveis com uma gama de sistemas que inclui motores, transmissões, motores elétricos e ECUs.
É capaz de fornecer componentes individuais, mas também sistemas completos, respondendo de forma proativa aos desafios colocados pela arquitetura e integração de sistemas e permitindo que as marcas automóveis se concentrem nos seus pontos de diferenciação únicos, tais como a experiência do utilizador, o design e o software. A Horse Powertrain possui um portfólio de produtos que cobre 80% da procura global, com 17 fábricas e 19.000 funcionários.