
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










O Euro NCAP divulgou os resultados do maior ensaio conjunto do ano, avaliando 23 modelos antes da entrada em vigor de novos testes em 2026. Dezoito veículos alcançaram a classificação máxima de cinco estrelas, mas é nos percentuais de proteção a adultos, crianças, utilizadores vulneráveis da via e sistemas de assistência que se distinguem os melhores do lote.
O Euro NCAP apresentou esta semana os resultados de mais um extenso conjunto de avaliações, envolvendo um painel diversificado de 23 modelos que vão desde SUVs elétricos de grande dimensão a compactos de elevada procura no mercado europeu. Estes testes, realizados antes da implementação de novos protocolos em 2026, reforçam a tendência de melhoria contínua na segurança automóvel e oferecem aos consumidores um retrato detalhado do desempenho real de cada veículo.
De acordo com a entidade, 18 veículos conseguiram a classificação máxima de cinco estrelas, mantendo a tendência de excelência sobretudo na proteção de ocupantes adultos — tradicionalmente o indicador mais valorizado pelos fabricantes e pelos consumidores.
Nos testes de colisão, três modelos sobressaíram com 93% em Proteção de Ocupantes Adultos: o Leapmotor B10, o Mercedes-Benz CLE Coupé e o Hongqi EHS7. Todos garantiram igualmente cinco estrelas globais e destacaram-se pela robustez estrutural demonstrada nos testes de impacto frontal, lateral e contra poste.
A acompanhar estes resultados, nove modelos alcançaram pontuações iguais ou superiores a 90% nesta categoria, confirmando que a indústria mantém o foco num dos pilares essenciais da segurança passiva.
Os SUV elétricos constituíram um dos segmentos mais representados. O Tesla Model Y evidenciou-se ao obter 91% na proteção de adultos e 93% na proteção de crianças — um dos valores mais elevados do grupo — além de uma nota particularmente forte nos sistemas de assistência à condução.
Já o Volvo EX90, modelo de sete lugares com motorização 100% elétrica, somou 92% em proteção de adultos, 93% em proteção infantil e 86% em Safety Assist. O teste reforçou que a recente decisão da marca em tornar opcional o sistema LiDAR não influenciou a sua segurança estrutural ou tecnológica face ao Polestar 3, anteriormente avaliado.
Outros modelos elétricos de grande porte — Lucid Gravity e MG MGS9 PHEV — obtiveram igualmente cinco estrelas, embora com desempenhos mais moderados na proteção de adultos.
O Euro NCAP testou ainda um conjunto alargado de SUVs médios, incluindo Kia EV5, Nissan Qashqai, Škoda Elroq, Škoda Enyaq, Subaru Solterra, Toyota bZ4X e o renovado Tesla Model Y.
Entre estes, o Tesla foi novamente o mais forte, enquanto o Nissan Qashqai ficou limitado a quatro estrelas, penalizado pelas notas mais baixas na proteção de utilizadores vulneráveis da via (65%) e em Safety Assist (62%).
No segmento compacto e hatchback, o CUPRA Formentor destacou-se com 91% na proteção de adultos, enquanto o Volkswagen ID.3 obteve um dos melhores resultados em proteção infantil (87%).
Entre os modelos familiares de maior capacidade, os Volkswagen Multivan e Caddy ficaram aquém da classificação máxima e terminaram nos quatro estrelas. Embora cumpram os padrões de segurança essenciais, os resultados mostram margem para evolução sobretudo no apoio ativo à condução e na proteção de ocupantes adultos.
O Euro NCAP sublinha que, apesar da melhoria generalizada, “ainda existem carros com desempenhos insuficientes”. Contudo, o número crescente de modelos com cinco estrelas demonstra que os fabricantes continuam a elevar o padrão de segurança.
Com a chegada de novos testes em 2026 — mais exigentes e abrangentes — os resultados agora divulgados servem como referência para o nível de preparação da indústria automóvel.
Modelo | Estrelas | Adultos | Crianças | Vulneráveis | Safety Assist |
Leapmotor B10 | 5 | 93% | 93% | 84% | 85% |
Mercedes-Benz CLE Coupé | 5 | 93% | 89% | 87% | 83% |
Hongqi EHS7 | 5 | 93% | 85% | 82% | 83% |
Volvo EX90 | 5 | 92% | 93% | 82% | 86% |
BYD SEAL 6 | 5 | 92% | 90% | 84% | 85% |
Tesla Model Y | 5 | 91% | 93% | 86% | 92% |
CUPRA Formentor | 5 | 91% | 86% | 79% | 77% |
Škoda Elroq | 5 | 90% | 87% | 77% | 78% |
Škoda Enyaq | 5 | 90% | 87% | 77% | 78% |
CUPRA Leon | 5 | 88% | 86% | 82% | 77% |
SEAT Leon | 5 | 88% | 86% | 81% | 77% |
Subaru Solterra | 5 | 88% | 85% | 80% | 79% |
Toyota bZ4X | 5 | 88% | 85% | 80% | 79% |
Volkswagen ID.3 | 5 | 86% | 87% | 78% | 76% |
Audi A3 | 5 | 86% | 81% | 76% | 74% |
MG MGS9 PHEV | 5 | 84% | 85% | 74% | 77% |
Lucid Gravity | 5 | 83% | 93% | 80% | 85% |
Kia EV5 | 5 | 83% | 85% | 74% | 80% |
Toyota Yaris Cross | 4 | 79% | 85% | 83% | 76% |
BMW 2 Series Gran Coupé | 4 | 78% | 86% | 85% | 80% |
Nissan Qashqai | 4 | 78% | 85% | 65% | 62% |
Volkswagen Multivan | 4 | 77% | 87% | 78% | 75% |
Volkswagen Caddy | 4 | 72% | 80% | 80% | 71% |
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