Formula E: Equipa Nissan faz a festa em casa
- Redação Europa
- há 5 dias
- 4 min de leitura

A Nissan Formula E Team deu um espetáculo aos fãs de casa na primeira dupla jornada de sempre em Tóquio, conquistando duas pole positions, um pódio e uma vitória na corrida com o líder do campeonato Oliver Rowland.
Regressando a Tóquio pela segunda vez para as rondas 8 e 9 do Campeonato Mundial de Fórmula E, o ritmo foi impressionante para a equipa que já nos Treinos Livres 2 no sábado foi recompensada, uma vez que os resultados da sessão formaram a grelha depois de a chuva ter obrigado a cancelar a prova de qualificação. Isto significava que Rowland partiria da pole, à frente do seu colega de equipa Norman Nato, que saiu em terceiro.
O piloto britânico manteve a liderança após a partida do Safety Car em condições de chuva e criou uma boa vantagem antes de uma bandeira vermelha interromper o seu progresso. Rowland fez a sua paragem obrigatória nas boxes logo após o recomeço da corrida, mas ficou em segundo lugar no final da pit stop, atrás de um piloto que tinha feito a sua paragem antes da bandeira vermelha.
Rowland esforçou-se, mas não conseguiu chegar à vitória, tendo garantido o segundo lugar e fazendo o seu sexto pódio da época.
Entretanto, Nato esteve na luta pelos pontos durante a fase inicial, mas um problema com os pneus fez com que tivesse dificuldade em encontrar aderência na pista de Tóquio, cruzando a linha de meta em 15.º lugar.
O domingo foi seco e ambos os pilotos impressionaram na fase de grupos da qualificação, avançando para os duelos, onde se defrontaram nos quartos de final. Rowland avançou até à final, conquistando a sua terceira pole position consecutiva da época e também a sua terceira no Japão, continuando a ser o único piloto a arrancar em primeiro lugar no E-Prix de Tóquio nas suas três edições.
Mantendo a liderança à saída da linha de partida, o ritmo de Rowland e a excelente estratégia da equipa compensaram. O piloto do carro #23 chegou a estar em sexto lugar antes de usar os últimos seis minutos do Attack Mode, o que lhe permitiu fazer algumas ultrapassagens e passar para a liderança a poucas voltas do fim, conquistando no final a sua quarta vitória da época.
Nato esteve a lutar arduamente pelos pontos depois de ter saído em oitavo, mostrando um ritmo promissor até que um contacto o atrasou, acabando por terminar em 17.º.

Os resultados fazem com que Rowland aumente a sua liderança no Campeonato de Pilotos somando uns impressionantes 77 pontos, estando atualmente com 161 ponto graças a quatro vitórias e três segundos lugares nas nove corridas até agora.
A Nissan Formula E Team regressa ao topo da classificação das Equipas com 172 pontos, enquanto a Nissan mantém a liderança dos Fabricantes com 225 pontos.
A Fórmula E continua na Ásia para o próximo evento, atravessando o Mar da China Oriental para Xangai, na China, para as rondas 10 e 11 da temporada 11, a decorrer de 31 de maio a 1 de junho.
Tommaso Volpe, Diretor-Geral e Chefe de Equipa da Nissan Formula E Team:
"Que fim de semana especial! É uma sensação incrível ter um desempenho tão bom em frente aos nossos fãs de casa. Sábado foi um dia complicado com a chuva, mas lutámos muito e foi um orgulho subir ao pódio com o Oliver. No final, tivemos azar em não ganhar graças ao timing da bandeira vermelha em relação à nossa janela de Pit Boost. O Norman teve dificuldades em encontrar aderência, o que foi uma pena porque ele teve uma velocidade brilhante nos treinos livres.Trabalhou arduamente durante a corrida, mas não conseguiu conquistar os pontos que os seus esforços mereciam."

"Domingo foi ainda melhor. Tivemos a presença de vários colegas da Nissan e da direção de topo a apoiar-nos este fim de semana, por isso, ganhar a corrida foi fantástico. O Oli fez um ótimo trabalho para conseguir a pole e depois usou o seu segundo Attack Mode na perfeição para chegar à frente e manter-se firme, apesar da pressão vinda de trás. O Norman fez uma boa qualificação para os Duelos e estava bem perto dos pontos, mas um contacto durante a luta pela posição atrasou-o. É frustrante para ele e vamos trabalhar arduamente para perceber o que aconteceu e como podemos melhorar.
"No geral, o fim de semana foi positivo - recuperar a liderança dos três campeonatos em casa é uma grande satisfação. Ouvir o hino nacional japonês enquanto estamos no pódio em Tóquio é um momento incrível para todos na equipa e esperamos ter deixado todos na Nissan orgulhosos."

Oliver Rowland, Piloto da Nissan Formula E Team:
"Estou muito contente por ter tido um fim de semana tão forte em frente aos nossos fãs no Japão. O carro esteve sempre muito bem e a equipa fez um trabalho brilhante. Ontem tivemos azar em não ganhar a corrida, um piloto que estava mais atrás arriscou no Pit Boost, o que o ajudou, mas o segundo lugar continua a representar uma boa soma de pontos. Ganhar este domingo com todo este apoio local foi uma sensação fantástica. Estávamos presos um pouco mais abaixo na frente do nosso segundo Attack Mode, por isso sabia que tinha de arriscar. Foi intenso, mas consegui chegar à frente e aguentar me até ao fim. Ter esta liderança no Campeonato de Pilotos é um sonho, e o crédito vai para a equipa pela forma como reconstruiu o plantel nos últimos anos. O nosso objetivo é manter este nível de desempenho até Xangai, antes de entrarmos na fase final da época."
Norman Nato, Piloto da Nissan Formula E Team:
"Começámos o fim de semana com força nos Treinos Livres e ficámos em P3 ontem. Na corrida, tive dificuldade em encontrar aderência em piso molhado, por isso é algo que temos de analisar antes de Xangai. O domingo começou bem com o FP3 e parecia que tínhamos entrado numa nova fase, porque eu estava a lutar pelos pontos. Infelizmente, fui atingido por outro carro, o que me custou várias posições e não consegui recuperar. Parabéns ao Oliver e à equipa pelos resultados deste fim de semana e vamos tentar conquistar alguns pontos muito merecidos na próxima vez."
Comments