top of page

Mazda continua festejos dos 35 anos do MX-5 no Rétromobile 2025

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 31 de jan.
  • 2 min de leitura
Mazda continua festejos dos 35 anos do MX-5 no Rétromobile 2025

Multiplicam-se as acções comemorativas do roadster mais vendido do mundo e exemplares exclusivos estarão expostos em Paris

 

A Mazda prepara-se para expor as quatro gerações do MX-5 no Rétromobile 2025, certame cuja 49ª edição irá decorrer de 5 a 9 de fevereiro no Parc des Expositions de la Porte de Versailles, em Paris. Presentes no stand D-061 no Hall 1 daquele espaço estarão exemplares e séries especiais das três primeiras gerações “NA”, “NB”, “NC”, juntamente com um mais recente MX-5 “ND” de 2024, dando-se, assim, continuidade às celebrações dos 35 anos do roadster mais vendido do mundo.


A Mazda continua a honrar a incrível história do MX-5, roadster apresentado no Salão Automóvel de Chicago a 9 de fevereiro de 1989, nessa que foi a sua primeira geração (“NA”), expondo um inédito conjunto de exemplares, incluindo duas unidades muito especiais, um raro coupé de 2003 e um concept de 2009:

•             Mazda MX-5 NA (1995), com motor 1,6 litros de 90 cv, caixa manual de 5 velocidades, na cor Yellow Sunracer. Este exemplar encontra-se normalmente exposto no Mazda Frey Museum, de Augsburg, na Alemanha;

•             Mazda MX-5 NB, Série Especial ‘Miracle Edition’ (2000), com motor 1,6 litros de 110 cv, caixa manual de 5 velocidades, em Bordeaux metalizado. Também é oriundo do Mazda Frey Museum;

•             Mazda MX-5 NB coupé (2003), um exemplar Nr. 9 (reservado ao mercado japonês), com motor 1,8 litros de 160 cv, caixa manual de 6 velocidades, em Vermelho;

•             Mazda MX-5 NC Superlight Version (2009), com motor 1,8 litros de 126 cv, caixa manual de 5 velocidades, em Branco. Trata-se de um estudo comemorativo criado para o 20º aniversário do MX-5 pelo estúdio Mazda de Frankfurt;

•             Mazda MX-5 ND Roadster (2024), com motor 2,0 litros de 184 cv, caixa manual de 6 velocidades, na Edição Especial ‘Kazari’, na cor Deep Crystal Blue.


Mazda continua festejos dos 35 anos do MX-5 no Rétromobile 2025

Com um design semelhante ao de um clássico automóvel desportivo de tracção traseira, mas resolutamente inovador na forma como o seu motor se encontra colocado numa posição central à frente - configuração que assegura uma óptima distribuição do peso - o roadster japonês ressuscitou um segmento automóvel que, na altura, tinha praticamente desaparecido. Compacto e de baixo peso, o Mazda MX-5 redefiniu verdadeiramente o prazer de conduzir com a capota aberta.


“Se paixão pelo automóvel rima com simplicidade, então conduzir um Mazda MX-5 rima com puro prazer. Durante 35 anos, ao longo de várias gerações, o nosso roadster resistiu ao teste do tempo, garantindo prazer ao volante a muitos proprietários deste modelo agora lendário. Com 1.256.745 unidades produzidas, a fábrica de Ujina, em Hiroshima, acaba de estabelecer um novo recorde”, sublinha Laurent Thézée, Director Geral da Mazda França.
Mazda continua festejos dos 35 anos do MX-5 no Rétromobile 2025

Lançada em 2015, a quarta geração do MX-5 também se mostrará ao público no conceituado certame parisiense, na sua versão mais recente, que se mantém compacta, com um equilíbrio de peso perfeito e uma posição de condução rebaixada, dotada das mais recentes actualizações que, entre outras, incidiram em novos faróis dianteiros e traseiros, um sistema de infotainment inovador e um novo modo de condução DSC Track , garante de uma acrescida agilidade em qualquer tipo de estrada.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

02:57
smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

02:50
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page