
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













O mercado de ligeiros de passageiros voltou a crescer em novembro, mas o mês revelou fortes oscilações entre modelos: Renault Clio assume liderança mensal, Peugeot 2008 mantém o primeiro lugar no acumulado e vários best-sellers registam quedas acentuadas, como Tesla Model 3 e Dacia Sandero. No total do ano, o mercado já ultrapassa as 204 mil unidades, com mudanças relevantes no top 10 e destaque para modelos que dispararam mais de 60%.
Com 490 unidades matriculadas, o Renault Clio foi mais uma vez o modelo mais vendido em novembro, registando um crescimento expressivo face ao mesmo mês de 2024 (398 unidades). Já o Peugeot 2008, líder histórico do mercado, se posicionou na segunda posição (423 unidades), mas mantém confortável liderança no acumulado de 2025, com 7097 unidades, acima das 6678 unidades do ano anterior.
O Dacia Sandero, que liderou em vários meses a tabela nocional (e na europa), registou uma das maiores quedas do mercado: caiu de 551 unidades em novembro de 2024 para apenas 419 este ano, e no acumulado apresenta forte recuo — 6053 unidades, contra 7124 no mesmo período de 2024.
O recém-lançado elétrico da Renault registou 363 unidades em novembro, contra apenas 55 no mesmo mês de 2024. No acumulado, passa de 73 para 1748 unidades, tornando-se um dos crescimentos mais rápidos do mercado.
O SUV romeno foi um dos destaques positivos: cresce de 3508 para 5430 unidades no acumulado, reforçando a sua posição entre os modelos mais procurados.
O 3008 regista 2542 unidades em 2025, muito acima das 1498 de 2024 no mesmo período. Também em novembro subiu de 190 para 188 unidades, mantendo boa consistência.
Assim como o 3008, seu irmão maior, o 5008, também cresceu muito, passa de 648 para 1448 unidades no acumulado, mais do dobro. O Volkswagen Tiguan salta de 448 para 1414 unidades, todos eles impulsionados pelas novas gerações.

O impacto mais evidente do mês está nos modelos elétricos da Tesla:
Model 3: cai de 510 para 197 unidades em novembro; no acumulado despenca de 5732 para 3747.
Model Y: passa de 282 para 225 unidades no mês; mantém leve queda anual (2585 → 2614).
A redução sugere arrefecimento da procura por elétricos premium, num ano marcado por novos concorrentes e maior foco em elétricos urbanos.
Seat Ibiza: 2839 → 2575
Seat Arona: 1961 → 1609
Citröen C4: 1804 → 1275
Mercedes-Benz Classe E: 1561 → 1322
Volvo XC40: 1607 → 1244
Estas quedas evidenciam uma reconfiguração do mercado, com declínio de alguns modelos tradicionais e ascensão de novos SUV compactos e elétricos mais acessíveis.
Mercedes-Benz Classe A: sobe no acumulado de 3254 para 3522 unidades.
BMW X1: cresce de 1925 para 2263 unidades.
Mercedes GLA: 1347 → 1747, também com forte evolução.
Os dados revelam uma procura robusta por modelos premium compactos, especialmente SUV.
O mercado português de ligeiros de passageiros totalizou 204.160 matrículas entre janeiro e novembro, acima das 189.533 registadas no ano anterior.
Apesar das oscilações por modelo, o setor mantém trajetória de recuperação, com tendência positiva nos segmentos SUV, híbridos e elétricos mais acessíveis.

(Unidades e quota de mercado)
Peugeot 2008 — 7097 (3,48%)
Renault Clio — 6539 (3,20%)
Dacia Sandero — 6053 (2,96%)
Dacia Duster — 5430 (2,66%)
Citroën C3 — 5226 (2,56%)
O top 5 mantém estabilidade, mas a proximidade entre Clio e Sandero promete disputa intensa até ao fecho do ano.
Os dados de novembro mostram:
Reforço de liderança de 2008 e Clio, atualmente as duas preferências do mercado português.
Elétricos premium em queda, enquanto elétricos urbanos como o Renault 5 disparam.
SUV compactos continuam a dominar e 2008 e Duster são apenas dois bons exemplos.
Marcas Premium mantêm força com Mercedes e BMW em destaque
O panorama reforça que 2025 está a ser um ano de rotatividade e reposicionamento, com novas tecnologias e segmentos a reorganizarem o topo do mercado português.
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