
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A mais recente geração do MG 3, pequeno hatchback híbrido com forte apelo familiar, registou um incidente inédito nos testes de colisão do Euro NCAP. Durante a prova de impacto frontal com offset, os engenheiros detetaram a falha do mecanismo de trancamento do banco do condutor – uma ocorrência sem precedentes desde o início dos testes da entidade, em 1997.
O problema no sistema de ajuste fez com que o banco se deslocasse e rodasse parcialmente no momento do impacto, aumentando de forma significativa as forças exercidas sobre a perna direita do manequim.
O nível de proteção nesta zona foi classificado como “pobre”, e a anomalia comprometeu ainda a avaliação da proteção dos joelhos e fémures em diferentes cenários de ocupantes.
Além disso, o manequim do condutor registou contacto direto da cabeça com o volante após o airbag atingir o limite da sua capacidade, levando a que a proteção da cabeça fosse apenas considerada “adequada”.
Apesar da gravidade do problema, o sistema de pontuação do Euro NCAP não prevê atualmente deduções diretas em casos de falha de componentes individuais. Como resultado, o MG 3 manteve uma classificação global de quatro estrelas, beneficiando do desempenho aceitável noutras áreas, como os sistemas de assistência à condução, recentemente melhorados após o modelo ter recebido apenas três estrelas no mercado australiano (ANCAP).
Inicialmente, a MG atribuiu o problema a uma suposta falha de encaixe do banco antes do teste. Contudo, o Euro NCAP confirmou que o procedimento de verificação foi cumprido. Perante a evidência, a marca comprometeu-se a reforçar o design do mecanismo de trancamento do banco e a atualizar também o airbag do condutor. As mudanças, no entanto, só serão implementadas a partir de agosto e outubro deste ano, não abrangendo as unidades já vendidas.
O caso foi comunicado às autoridades responsáveis pela homologação do modelo na União Europeia, que poderão avaliar a necessidade de um eventual recall.
Para Aled Williams, diretor de programa do Euro NCAP, os resultados levantam sérias dúvidas:
“É preocupante encontrar, em 2025, um automóvel com uma fragilidade tão fundamental no mecanismo de trancamento do banco do condutor, um elemento essencial do sistema de retenção dos ocupantes. Recomendamos que os consumidores considerem alternativas ao MG 3.”
Também o secretário-geral do Euro NCAP, Dr. Michiel van Ratingen, destacou a importância de manter padrões europeus rigorosos, especialmente num mercado cada vez mais marcado pela presença de marcas chinesas:
“Os consumidores têm mais escolha, mas precisam de saber que os veículos cumprem os mais elevados padrões de segurança. É essencial que os fabricantes adotem processos de desenvolvimento e produção à altura do exigido na Europa.”
O MG 3 2025 é o mais recente capítulo de um modelo de grande tradição, agora sob a alçada da SAIC Motor Corporation, maior fabricante automóvel estatal da China. Posicionado como alternativa acessível a rivais como Renault Clio e Toyota Yaris, aposta em versões híbrida e a gasolina, aliando preços competitivos a pacotes de equipamento generosos.
No entanto, o episódio nos testes de segurança poderá travar parte do entusiasmo gerado pela forte expansão da MG na Europa, lançando dúvidas sobre a consistência dos padrões de qualidade aplicados ao desenvolvimento de alguns modelos.
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