
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










Espanhol da Gresini Racing confirma fim de semana perfeito na Malásia; Acosta brilha e Mir regressa ao pódio com a Honda
O espanhol Alex Márquez (BK8 Gresini Racing MotoGP) foi o grande vencedor do Grande Prémio da Malásia, disputado este domingo no circuito de Sepang. O piloto de Lleida, que já tinha garantido o segundo lugar no Mundial no dia anterior, dominou a corrida principal e cruzou a linha de meta com 2,6 segundos de vantagem sobre Pedro Acosta (Red Bull KTM Factory Racing).
O pódio foi completado por Joan Mir (Honda HRC Castrol), que beneficiou de um problema mecânico na moto de Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) nas voltas finais.
Tal como na corrida Sprint de sábado, Bagnaia arrancou na frente e conquistou o “holeshot”, seguido de perto por Acosta. No entanto, o domínio do italiano durou pouco. Logo nas primeiras voltas, Alex Márquez ultrapassou os dois rivais, primeiro o seu compatriota e depois o piloto da Ducati, assumindo o comando da prova ainda na segunda volta.
A partir daí, o espanhol controlou a corrida com autoridade. Bagnaia tentou reagir, travando um duelo intenso com Acosta nas curvas 4 e 5, mas a disputa acabou por favorecer Márquez, que abriu vantagem de quase um segundo.

Atrás do trio da frente, Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) e Joan Mir lutavam pelo quarto posto, seguidos de Franco Morbidelli (Pertamina Enduro VR46 Racing Team) e Fermin Aldeguer (BK8 Gresini Racing MotoGP).
Na segunda metade da corrida, Pedro Acosta intensificou o ritmo e ultrapassou Bagnaia na curva 11, colocando-se em segundo lugar. O jovem espanhol da KTM manteve-se competitivo até ao final, mas não conseguiu encurtar a diferença para Márquez, que nesta altura rodava num ritmo consistente e cerca de meio segundo mais rápido por volta.
Com quatro voltas por disputar, Bagnaia começou a perder rendimento e, pouco depois, foi forçado a abandonar devido a um problema na sua Ducati. O italiano, que tinha boas hipóteses de pódio, viu assim escapar-se uma boa colheita de pontos e complicou a luta pelo terceiro lugar do campeonato.
“Foi um fim de semana perfeito. Mantive a concentração desde o início e consegui gerir bem a vantagem. É especial vencer fora de Espanha pela primeira vez”,
declarou Alex Márquez, que assim soma o seu segundo triunfo da temporada.
Com o abandono de Bagnaia, Joan Mir herdou o terceiro lugar, conquistando o segundo pódio do ano para a Honda — um resultado importante depois do abandono na Sprint. O espanhol terminou 1,4 segundos à frente de Franco Morbidelli, que mostrou um forte ritmo nas voltas finais e garantiu o quarto lugar, deixando Fabio Quartararo em quinto.

Posição | Piloto | Equipa | Diferença |
1º | Alex Márquez | BK8 Gresini Racing MotoGP | — |
2º | Pedro Acosta | Red Bull KTM Factory Racing | +2,6s |
3º | Joan Mir | Honda HRC Castrol | +13,0s |
4º | Franco Morbidelli | Pertamina Enduro VR46 Racing Team | +14,4s |
5º | Fabio Quartararo | Monster Energy Yamaha MotoGP | +15,1s |
6º | Fabio Di Giannantonio | Pertamina Enduro VR46 Racing Team | +17,2s |
7º | Enea Bastianini | Red Bull KTM Tech3 | +19,5s |
8º | Luca Marini | Honda HRC Castrol | +21,0s |
9º | Brad Binder | Red Bull KTM Factory Racing | +21,7s |
10º | Ai Ogura | Trackhouse MotoGP Team | +22,4s |
11º | Marco Bezzecchi | Aprilia Racing | +24,8s |
12º | Johann Zarco | Castrol Honda LCR | +27,1s |
13º | Alex Rins | Monster Energy Yamaha MotoGP | +28,6s |
14º | Jack Miller | Prima Pramac Yamaha MotoGP | +30,4s |
15º | Somkiat Chantra | Idemitsu Honda LCR | +31,7s |


Com o segundo lugar no Mundial já assegurado por Márquez, as atenções voltam-se agora para a disputa pelo terceiro posto da classificação geral, onde Marco Bezzecchi e Bagnaia estão separados por apenas cinco pontos. Pedro Acosta, com o pódio na Malásia, reduz a diferença para 31 pontos e mantém-se matematicamente na luta.
A próxima ronda será o Grande Prémio de Portugal, em Portimão, onde se esperam fortes emoções e uma das decisões mais equilibradas da temporada.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo























Comentários