top of page

Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 3 horas
  • 4 min de leitura

Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia

Atualização do C-SUV italiano aprofunda o ADN da marca com melhorias no comportamento, mais qualidade interior, mais opções de personalização e uma gama mecânica alinhada com as tendências do mercado europeu


O renovado Alfa Romeo Tonale marca um ponto de viragem na trajetória do primeiro C-SUV da marca, ao combinar atualizações estéticas relevantes, maior atenção ao detalhe no interior e uma revisão técnica que reforça o comportamento dinâmico — tradicionalmente o elemento definidor da Alfa Romeo. A evolução não altera a essência do modelo, mas aprofunda-a, resultando num Tonale mais maduro, mais desportivo e mais coerente com o posicionamento premium-desportivo que a marca procura consolidar.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

Design exterior: mais presença, mais largura e um regresso às referências históricas

A largura aumentada em 8 mm, a grelha côncava tridimensional inspirada em ícones como o 33 Stradale e o GT 2000, e a reinterpretação do “Trilobo” criam uma frente mais marcante, com maior sensação de largura e estabilidade visual.


As novas jantes Stile de 19” e Fori de 20” reforçam o carácter técnico do modelo e aproximam-no dos elementos visuais usados nos modelos mais radicais da marca. Os emblemas monocromáticos — anteriormente estreantes no Alfa Romeo Junior — e a inscrição “Tonale” em preto nas versões Veloce e Sport Speciale completam o novo enquadramento de identidade.


As proporções foram refinadas com balanço dianteiro mais curto e vias alargadas, conferindo ao SUV uma postura mais desportiva e um impacto visual mais forte.


Habitáculo evoluído: materiais premium, novas cores e maior função

O interior do novo Tonale dá um salto qualitativo notório. Novos bancos “cannellone” em pele vermelha, ou alternativas em Alcantara bicolor preto e branco, elevam o ambiente a um nível mais sofisticado e contemporâneo. O painel de instrumentos revestido em Alcantara — exclusivo de determinadas versões — reforça a sensação de cuidado artesanal.


Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia
Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia
Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia
Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia

A iluminação ambiente ganha maior protagonismo, especialmente na edição Sport Speciale, onde o efeito gradiente inspirado na textura da serpente “Biscione” introduz uma assinatura luminosa inédita na gama.


A consola central foi redesenhada, tornando o espaço mais funcional e permitindo melhor integração do novo seletor rotativo de condução. A ergonomia beneficia ainda de bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento, volante aquecido e novos detalhes visuais na porta e no apoio de braços.


Paleta de cores renovada com três tons emblemáticos

A cor sempre foi um elemento expressivo na Alfa Romeo, e o novo Tonale amplia essa dimensão. A introdução dos tons metálicos Vermelho Brera, Verde Monza e Amarelo Ocra enriquece a oferta e liga o modelo à tradição cromática da marca, enquanto o teto preto contrastante acrescenta profundidade estética e permite personalizações mais marcadas.


Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia

Dinâmica de condução: o ponto onde a Alfa Romeo insiste em diferenciar-se

A vertente dinâmica mantém-se no centro da proposta. O novo Tonale evolui em áreas estruturais:

  • distribuição de peso perfeita,

  • direção 13,6:1, a mais direta do segmento,

  • suspensão McPherson com afinação desportiva,

  • travões Brembo com sistema brake-by-wire,

  • amortecimento eletrónico DSV ou sistema FSD, dependendo da versão.


Para a marca, continua a valer a máxima: primeiro a mecânica, depois a eletrónica — ambas ao serviço do envolvimento do condutor.


A versão Q4 Ibrida Plug-In complementa esse ADN com tração integral eletrificada, oferecendo mais estabilidade e controlo em condições adversas. Segundo dados divulgados pela marca, os tempos em curva aproximam-se dos registados pelo Stelvio, um dos SUV mais elogiados no mundo pelas suas capacidades dinâmicas.


Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia

Gama de motores: soluções para diferentes perfis


O novo Tonale apresenta três motorizações pensadas para um público diverso:


Tonale Ibrida (MHEV)

  • Motor 1.5 turbo de 175 cv

  • Turbo de Geometria Variável

  • Caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades

  • Tração dianteira


Tonale Diesel

  • Motor 1.6 de 130 cv

  • Caixa automática de 6 relações

  • Focado em consumo e fiabilidade


Tonale Q4 Ibrida Plug-In (PHEV)

  • 270 cv combinados

  • Tração integral eletrificada

  • Topo de gama em desempenho e tecnologia


Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia

Tecnologia e segurança: foco na simplicidade de utilização

O Tonale integra agora um conjunto tecnológico mais coeso, com sistema digital composto por painel Telescope de 12,3” e ecrã multimédia 10,25”. A filosofia mantém-se: tecnologia deve ser intuitiva, não invasiva.

Em matéria de segurança, o modelo mantém a classificação 5 estrelas Euro NCAP e inclui condução assistida de nível 2, com:

  • cruise control adaptativo inteligente,

  • centragem na faixa,

  • monitorização da atenção,

  • travagem automática com deteção de peões e ciclistas,

  • visão 360° com “vista de drone”,

  • estacionamento semiautomático.


O equipamento de conforto soma sistema de áudio Harman Kardon, carregamento sem fios ventilado, climatização bi-zona com sensor de qualidade do ar e porta da bagageira de abertura mãos-livres.


Uma gama mais clara: Sprint, Ti, Veloce e a Sport Speciale

A estrutura da gama foi reorganizada:

  • Sprint: a porta de entrada, com nível de equipamento robusto e estética desportiva.

  • Ti: foco em conforto e sofisticação, com mais opções de pele e ajustes elétricos.

  • Veloce: exalta a vertente dinâmica com suspensão eletrónica DSV, travões Brembo vermelhos e elementos exteriores exclusivos.

  • Sport Speciale: edição de lançamento, com acabamento mais elaborados, interiores exclusivos e uma identidade visual mais marcada.

A gama inicia-se nos 45.300 €, com uma oferta que pretende equilibrar estilo, equipamento e tecnologia num segmento altamente competitivo.


Novo Alfa Romeo Tonale reforça identidade desportiva e estreia evolução profunda no design, dinâmica e tecnologia

Tonale renovado: o mesmo ADN, mais intensidade

A atualização do Tonale reforça o que já era a essência do modelo: uma combinação de estilo italiano, comportamento preciso e interior moderno. A intervenção estética e técnica não transforma o Tonale num automóvel diferente, mas torna-o mais capaz de competir num mercado exigente, onde a diferenciação passa por detalhes que elevam o carácter emocional da condução — uma das bandeiras históricas da Alfa Romeo.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page