
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













Atualização do C-SUV italiano aprofunda o ADN da marca com melhorias no comportamento, mais qualidade interior, mais opções de personalização e uma gama mecânica alinhada com as tendências do mercado europeu
O renovado Alfa Romeo Tonale marca um ponto de viragem na trajetória do primeiro C-SUV da marca, ao combinar atualizações estéticas relevantes, maior atenção ao detalhe no interior e uma revisão técnica que reforça o comportamento dinâmico — tradicionalmente o elemento definidor da Alfa Romeo. A evolução não altera a essência do modelo, mas aprofunda-a, resultando num Tonale mais maduro, mais desportivo e mais coerente com o posicionamento premium-desportivo que a marca procura consolidar.
A largura aumentada em 8 mm, a grelha côncava tridimensional inspirada em ícones como o 33 Stradale e o GT 2000, e a reinterpretação do “Trilobo” criam uma frente mais marcante, com maior sensação de largura e estabilidade visual.
As novas jantes Stile de 19” e Fori de 20” reforçam o carácter técnico do modelo e aproximam-no dos elementos visuais usados nos modelos mais radicais da marca. Os emblemas monocromáticos — anteriormente estreantes no Alfa Romeo Junior — e a inscrição “Tonale” em preto nas versões Veloce e Sport Speciale completam o novo enquadramento de identidade.
As proporções foram refinadas com balanço dianteiro mais curto e vias alargadas, conferindo ao SUV uma postura mais desportiva e um impacto visual mais forte.
O interior do novo Tonale dá um salto qualitativo notório. Novos bancos “cannellone” em pele vermelha, ou alternativas em Alcantara bicolor preto e branco, elevam o ambiente a um nível mais sofisticado e contemporâneo. O painel de instrumentos revestido em Alcantara — exclusivo de determinadas versões — reforça a sensação de cuidado artesanal.




A iluminação ambiente ganha maior protagonismo, especialmente na edição Sport Speciale, onde o efeito gradiente inspirado na textura da serpente “Biscione” introduz uma assinatura luminosa inédita na gama.
A consola central foi redesenhada, tornando o espaço mais funcional e permitindo melhor integração do novo seletor rotativo de condução. A ergonomia beneficia ainda de bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e aquecimento, volante aquecido e novos detalhes visuais na porta e no apoio de braços.
A cor sempre foi um elemento expressivo na Alfa Romeo, e o novo Tonale amplia essa dimensão. A introdução dos tons metálicos Vermelho Brera, Verde Monza e Amarelo Ocra enriquece a oferta e liga o modelo à tradição cromática da marca, enquanto o teto preto contrastante acrescenta profundidade estética e permite personalizações mais marcadas.

A vertente dinâmica mantém-se no centro da proposta. O novo Tonale evolui em áreas estruturais:
distribuição de peso perfeita,
direção 13,6:1, a mais direta do segmento,
suspensão McPherson com afinação desportiva,
travões Brembo com sistema brake-by-wire,
amortecimento eletrónico DSV ou sistema FSD, dependendo da versão.
Para a marca, continua a valer a máxima: primeiro a mecânica, depois a eletrónica — ambas ao serviço do envolvimento do condutor.
A versão Q4 Ibrida Plug-In complementa esse ADN com tração integral eletrificada, oferecendo mais estabilidade e controlo em condições adversas. Segundo dados divulgados pela marca, os tempos em curva aproximam-se dos registados pelo Stelvio, um dos SUV mais elogiados no mundo pelas suas capacidades dinâmicas.

O novo Tonale apresenta três motorizações pensadas para um público diverso:
Tonale Ibrida (MHEV)
Motor 1.5 turbo de 175 cv
Turbo de Geometria Variável
Caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades
Tração dianteira
Tonale Diesel
Motor 1.6 de 130 cv
Caixa automática de 6 relações
Focado em consumo e fiabilidade
Tonale Q4 Ibrida Plug-In (PHEV)
270 cv combinados
Tração integral eletrificada
Topo de gama em desempenho e tecnologia

O Tonale integra agora um conjunto tecnológico mais coeso, com sistema digital composto por painel Telescope de 12,3” e ecrã multimédia 10,25”. A filosofia mantém-se: tecnologia deve ser intuitiva, não invasiva.
Em matéria de segurança, o modelo mantém a classificação 5 estrelas Euro NCAP e inclui condução assistida de nível 2, com:
cruise control adaptativo inteligente,
centragem na faixa,
monitorização da atenção,
travagem automática com deteção de peões e ciclistas,
visão 360° com “vista de drone”,
estacionamento semiautomático.
O equipamento de conforto soma sistema de áudio Harman Kardon, carregamento sem fios ventilado, climatização bi-zona com sensor de qualidade do ar e porta da bagageira de abertura mãos-livres.
Sprint: a porta de entrada, com nível de equipamento robusto e estética desportiva.
Ti: foco em conforto e sofisticação, com mais opções de pele e ajustes elétricos.
Veloce: exalta a vertente dinâmica com suspensão eletrónica DSV, travões Brembo vermelhos e elementos exteriores exclusivos.
Sport Speciale: edição de lançamento, com acabamento mais elaborados, interiores exclusivos e uma identidade visual mais marcada.
A gama inicia-se nos 45.300 €, com uma oferta que pretende equilibrar estilo, equipamento e tecnologia num segmento altamente competitivo.

A atualização do Tonale reforça o que já era a essência do modelo: uma combinação de estilo italiano, comportamento preciso e interior moderno. A intervenção estética e técnica não transforma o Tonale num automóvel diferente, mas torna-o mais capaz de competir num mercado exigente, onde a diferenciação passa por detalhes que elevam o carácter emocional da condução — uma das bandeiras históricas da Alfa Romeo.
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