top of page

Novo Peugeot 208 GTi chega aos 100 km/h em 5,7s

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 13 de jun.
  • 7 min de leitura
Novo Peugeot 208 GTi chega aos 100 km/h em 5,7s

A Peugeot desvendou hoje, no icónico Circuito das 24 Horas de Le Mans, o seu novo E-208 GTi.

 

A assinatura GTi regressa num dos modelos de maior sucesso do segmento B, o Peugeot E-208. Com ênfase nas sensações de condução, o E-208 GTi apresenta as melhores performances no mercado dos hot hatch elétricos, com 280 cv e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos.


Há quarenta anos, a marca do leão fez história no mundo automóvel com o lançamento do 205 GTi. Ao início em versão 1.6 l (1984) e depois em versão 1.9 l (1986), o 205 GTi foi pioneiro num novo conceito de hatchback desportivo compacto, combinando um desempenho excecional e prazer de condução com um design desportivo, mas subtil, e uma versatilidade única.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

Ao longo de quatro décadas, a assinatura GTi sublinhou a história dos automóveis de cunho desportivo, com vários modelos de produção aclamados pelo seu desempenho e qualidades dinâmicas – 306, 206, 207, 208, etc. – bem como a história do desporto motorizado com inúmeras vitórias, particularmente nos ralis e nos ralis raid. “GTi” não é apenas um emblema, é uma distinção que valida a excelência de alguns dos modelos mais emblemáticos da Peugeot.


E para continuar a escrever a lenda GTi, ao reinterpretar o ADN deste emblema de uma forma divertida, moderna e forte, o E-208 GTi é o primeiro GTi 100% elétrico.


Novo Peugeot 208 GTi chega aos 100 km/h em 5,7s

O ADN GTi no coração do E-208 GTi

Tal como todos os GTi de há 40 anos, o E-208 GTi distingue-se, em primeiro lugar, pela sua postura firme na estrada, graças a uma carroçaria rebaixada em 30 mm e vias alargadas em 56 mm à frente e 27 mm atrás.


As grandes jantes de 18 polegadas, com a inscrição “Peugeot GTi”, contribuem para essa postura poderosa. A sua estrutura perfurada é uma referência às icónicas jantes furadas do 205 GTi. Mas num GTi, o design também está ao serviço do desempenho: estes orifícios também ajudam a otimizar o arrefecimento dos travões.


Os arcos das rodas são outro ponto de encontro entre a estética e a eficiência. Foram alargados para acomodar as vias mais largas e são sublinhados com uma linha vermelha elegante e desportiva - outra referência ao 205 GTi. A sua secção inferior é alargada para deixar espaço para os pneus, ajudando a acentuar, sem exageros, o estilo desportivo do modelo.


Novo Peugeot 208 GTi chega aos 100 km/h em 5,7s

O trabalho de design realizado nas secções inferiores da frente e da traseira reforça, ainda mais, a postura desportiva do E-208 GTi. Um spoiler foi adicionado à parte inferior do para-choque dianteiro. Um difusor aerodinâmico específico, localizado sob o para-choques traseiro, que integra um novo pequeno farol de nevoeiro LED, surge pintado em preto brilhante para maior elegância e discrição.


Vermelho é a cor do E-208 GTi. A carroçaria exibe um tom vermelho brilhante e exclusivo, numa referência poderosa à icónica pintura vermelha popularizada nos 205 GTi originais.

Um ambiente envolvente e inspirador no interior


A icónica cor vermelha dos GTi originais também confere dinamismo e energia ao interior do E-208 GTi.


Os tapetes em borracha e os cintos de segurança em vermelho vivo do E-208 GTi criam de imediato, tal como no 205 GTi, um ambiente desportivo no habitáculo.


O design desportivo e elegante dos bancos dianteiros específicos, com encostos de cabeça integrados, presta homenagem ao design dos bancos do 205 GTi 1.9, com um acabamento central vermelho, que se estende ao longo do banco e do encosto. E a malha vermelha no lado direito dos bancos lembra a do 205 GTi 1.6.


Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

O volante compacto, elemento-chave do prazer de condução da Peugeot, apresenta couro vermelho perfurado combinado com Alcantara e um emblema central que também fica vermelho.


O E-208 GTi realça a elegância do E-208 original

O E-208 GTi apresenta a icónica assinatura luminosa de três garras presente em toda a gama 208. O efeito luminoso é espetacular: à frente, com um efeito marcante das três garras luminosas integradas no para-choques, prolongado na função de iluminação dos faróis full LED através da utilização de três módulos óticos independentes; atrás pelas três garras horizontais, compostas por três elegantes linhas LED, que reforçam ainda mais a postura do modelo.


Acabamento particularmente requintado

Tal como em todos os GTi, o E-208 GTi combina desportividade e elegância. O requinte do estilo GTi é expresso através de pequenos toques de vermelho aplicados com delicadeza, mas com fervor, em vários pontos do E-208 GTi: na grelha, em torno dos emblemas Peugeot, nos faróis, nos arcos das rodas, nas pinças de travão dianteiras, sob o spoiler traseiro, nas costuras que se estendem pelo painel de instrumentos, etc.


Novo Peugeot 208 GTi chega aos 100 km/h em 5,7s

Concebido pela Peugeot Sport e pelos designers da Peugeot

O E-208 GTi foi totalmente concebido pelas equipas da Peugeot Sport sediadas em Satory, na região de Paris, com a colaboração das equipas de design da marca em Vélizy, nas imediações da capital francesa.



A apresentação ao mundo do E-208 GTi no coração do automobilismo francês e internacional, integrado nas 24 Horas de Le Mans, um dos maiores eventos desportivos do ano, não surge por acaso. Há que levar a experiência das pistas para as estradas.


Motor elétrico “Made in France”

O potente motor elétrico do E-208 GTi é produzido em Trémery, no leste da França, numa fábrica historicamente especializada no fabrico de motores, agora dedicada a motores elétricos como parte da joint-venture Emotors estabelecida entre a Stellantis e a Nidec Leroy-Somer.


Um esforço de equipa com parceiros franceses

A Peugeot exigiu o melhor para o E-208 GTi, recorrendo a fornecedores franceses para elementos específicos. É o caso, em particular, dos pneus, peças fundamentais no domínio da eficiência. Parceira de longa data, a Michelin, forneceu pneus de elevado desempenho Michelin Pilot Sport Cup 2 para o E-208 GTi, na medida 215/40 18.


Um motor elétrico de 280 cv

O E-208 GTi está equipado com o motor elétrico M4+ que desenvolve 280 cv e oferece um binário impressionante de 345 Nm. O E-208 GTi passa a ser a referência entre os modelos do segmento B, fazendo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos e alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.


Diferencial de deslizamento limitado

O E-208 GTi possui um diferencial de deslizamento limitado integrado no redutor, que otimiza o comportamento em curva, proporcionando agilidade, eficiência e estabilidade.


Novo Peugeot 208 GTi chega aos 100 km/h em 5,7s

Uma bateria de 54 kWh

A bateria elétrica CATL, com uma capacidade bruta de 54 kWh, presente no E-208 GTi beneficia de uma gestão otimizada, para uma maior proteção em utilização desportiva, bem como de um sistema de refrigeração específico, adaptado ao elevado desempenho do modelo.


Um chassis de elevado desempenho

O E-208 GTi oferece a melhor relação potência/peso do seu segmento (5,7 kg/cv). Uma vantagem que pode ser perfeitamente explorada graças às inúmeras modificações feitas no chassis pelos engenheiros da Peugeot Sport.


As vias alargadas, de 56 mm à frente e 27 mm atrás, juntamente com a carroçaria rebaixada em 30 mm, combinadas com molas e amortecedores com batentes hidráulicos específicos, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, bem como a barra estabilizadora traseira, oferecem um compromisso ideal entre eficiência na condução desportiva e conforto no quotidiano.


O sistema ESP do E-208 GTi oferece um modo Sport específico, que suspende os sistemas de assistência à condução, para maximizar as sensações, por exemplo, em pista.


Travagem de elevado desempenho

O E-208 GTi possui discos dianteiros, com um diâmetro de 355 mm e pinças fixas de 4 pistões, especificamente concebidos para otimizar o arrefecimento e garantir uma potência de travagem ideal e constante em todas as circunstâncias. Quanto às pinças dos discos traseiros, são as mesmas do E-208 original.


Direção específica

A sensibilidade da direção do E-208 GTi foi especialmente calibrada para oferecer uma resposta particularmente direta, adequada a uma condução mais dinâmica. Com o volante compacto específico, ajuda a proporcionar sensações de condução únicas.


Os gráficos do painel de instrumentos digital e do ecrã central são em vermelho na configuração padrão, disponibilizando-se páginas específicas de indicação de performance.

 

Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI
Sua Marca, Produto ou Serviço AQUI

A iluminação ambiente é, também, vermelha por predefinição, estando disponíveis sete outras cores. Esta iluminação vermelha desportiva é acompanhada por uma experiência sonora envolvente única a bordo, que desperta todos os sentidos. Derivada do desempenho do motor, proporciona sensações de condução adicionais e pode ser facilmente ativada ou desativada, de acordo com as preferências do condutor.


Alcantara no volante e nas laterais da consola central, novos tecidos de alta qualidade nos bancos, tapetes espessos específicos, etc., o E-208 GTi beneficia dos melhores materiais, adaptados a uma utilização intensiva ao longo do tempo.


Uma bateria de alta capacidade para uma autonomia adequada

Graças à sua bateria com uma capacidade bruta de 54 kWh com gestão otimizada e às qualidades de eficiência natural do E-208, a versão GTi oferece uma autonomia de 350 km em ciclo misto WLTP, perfeitamente adequada para o uso diário.


Novo Peugeot 208 GTi chega aos 100 km/h em 5,7s

Carregamento rápido e fácil, adaptado a todas as utilizações

O E-208 GTi pode ser recarregado em 4h40 a partir de uma WallBox (7,4 kW). A função “limitação de carga a 80%”, disponível em corrente alternada (CA), também permite adaptar o nível de carga à utilização diária. Para utilizações mais intensivas, como em circuitos, o E-208 GTi pode ser carregado de 20% a 80% em menos de 30 minutos numa estação de carregamento de 100 kW.


Serviços que simplificam o dia a dia

Tal como todos os modelos Peugeot E-208, o GTi está equipado com um Trip Planner associado ao sistema de navegação conectado que otimiza as viagens para maximizar a autonomia do carro e facilitar o carregamento.


O E-208 GTi oferece a função V2L, que permite alimentar um dispositivo elétrico através da bateria de alta tensão do carro. Por exemplo, para carregar uma bicicleta elétrica ou acender luzes móveis.


A aplicação para smartphones MyPeugeot permite o acesso remoto a várias funcionalidades: pré-condicionamento térmico do habitáculo, programação do carregamento da bateria, programação da navegação integrada antes de sair para a estrada, etc.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
📌 Lembra do Ford Capri? - Ele voltou 100% elétrico e ao estilo SUV coupê

📌 Lembra do Ford Capri? - Ele voltou 100% elétrico e ao estilo SUV coupê

00:25
📌 Mustang Match E, rompe com a tradição, mas encanta pela emoção!

📌 Mustang Match E, rompe com a tradição, mas encanta pela emoção!

02:51
📌 Mustang Mach E é um “muscle” SUV 100% elétrico

📌 Mustang Mach E é um “muscle” SUV 100% elétrico

02:00
📌Renault 5 E-Tech, um carro de design primoroso

📌Renault 5 E-Tech, um carro de design primoroso

03:00
bottom of page