
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A Polestar revelou uma profunda atualização para o Polestar 3, o seu SUV elétrico de referência, que chega ao mercado em 2026 com melhorias significativas em performance, tecnologia e eficiência. O modelo adota agora uma arquitetura elétrica de 800 Volts, beneficiando de tempos de carregamento mais rápidos, maior potência em todas as versões e uma capacidade computacional substancialmente reforçada.
Com a nova arquitetura elétrica, o Polestar 3 passa a suportar carregamentos DC até 350 kW, permitindo carregar a bateria de 10 a 80% em apenas 22 minutos, mais de 25% mais rápido do que antes.
A eficiência também foi otimizada em até 6% (WLTP), com novas baterias de iões de lítio fornecidas pela CATL:
92 kWh para a versão Rear motor.
106 kWh para as variantes Dual motor e Performance.
Graças a estas melhorias, o Polestar 3 reforça a sua vocação de SUV elétrico de longa distância.
O SUV sueco recebe um novo motor traseiro síncrono de ímanes permanentes, desenvolvido internamente, combinado com um motor dianteiro assíncrono.
A versão Performance atinge agora 500 kW (680 cv) e 870 Nm de binário.
O motor dianteiro inclui função de desconexão automática, privilegiando a eficiência no uso diário.
A condução ganha ainda mais precisão com barras estabilizadoras atualizadas e software de direção refinado.
O Polestar 3 mantém o estatuto de primeiro veículo definido por software da Europa, agora com um núcleo computacional renovado: o processador NVIDIA DRIVE AGX Orin, com 254 TOPS, substitui o anterior Xavier (30 TOPS).
Este salto de mais de 8 vezes em capacidade de processamento melhora a gestão de sistemas de segurança ativa, desempenho da bateria e integração de sensores.
Importa destacar que este upgrade será oferecido como retrofit gratuito a todos os clientes atuais do Polestar 3, com início previsto para o início de 2026.
O modelo adota uma nova estrutura de versões: Rear motor, Dual motor e Performance, agora claramente diferenciadas por motorizações, equipamento e até detalhes estéticos, como os cintos de segurança exclusivos em preto ou em dourado sueco.
Novos pacotes de opcionais foram também introduzidos:
Climate pack: bancos traseiros aquecidos, volante aquecido e escovas limpa-para-brisas com aquecimento.
Prime pack: combina Pilot, Plus e Climate pack com vidros traseiros escurecidos.
Sistema de som Bowers & Wilkins com colunas nos encostos de cabeça e cancelamento ativo de ruído.
No exterior, estreia a cor Storm, substituindo a anterior Thunder, enquanto o habitáculo recebe de série o revestimento sustentável MicroTech em preto carvão e acabamentos em alumínio reaproveitado.
Versão | Potência | Binário | 0-100 km/h | Vel. Máx. | Autonomia (WLTP) | Bateria | Carregamento DC |
Rear motor | 245 kW (333 cv) | 480 Nm | 6,5 s | 210 km/h | até 604 km | 92 kWh | até 310 kW |
Dual motor | 400 kW (544 cv) | 740 Nm | 4,7 s | 230 km/h | até 635 km | 106 kWh | até 350 kW |
Performance | 500 kW (680 cv) | 870 Nm | 3,9 s | 230 km/h | até 593 km | 106 kWh | até 350 kW |
O novo Polestar 3 de 800V chega primeiro ao Reino Unido, mercado onde a procura tem sido elevada e o ano-modelo anterior já se encontra esgotado. Outros países europeus, incluindo Portugal, receberão o SUV numa fase seguinte.
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