Novo Toyota bZ4X chega no final do ano a Portugal mais potente e com maior autonomia
- Redação Europa
- 10 de jun.
- 9 min de leitura

Novo bZ4X apresenta melhorias em termos de desempenho, tecnologia e design, com mais potencia na unidade motriz “eAxle” além de maior capacidade da bateria para uma maior autonomia - até 569 km WLTP.
Também foram feitas atualizações de hardware e software para um carregamento mais rápido, incluindo o sistema de pré-condicionamento da bateria. O novo bZ4X previsto em Portugal no final de 2025
O SUV elétrico Toyota bZ4X vai chegar a Portugal com uma atualização abrangente, melhorando o desempenho de condução e carregamento, bem como o design interior e exterior.
Desde o seu lançamento em 2022, o bZ4X estabeleceu-se como um dos três modelos mais vendidos da sua categoria em toda a Europa. O novo conjunto de atualizações tecnológicas e de design irá reforçar as capacidades de desempenho do modelo e enriquecer a experiência do condutor.
Um novo design frontal realça a forma de tubarão cabeça de martelo com um estilo mais elegante e moderno. No interior, um novo design horizontal do painel de instrumentos contribui para uma sensação de maior espaço.
A plataforma BEV foi atualizada com novo “eAxle”, baterias, software e configuração da suspensão e do chassis para melhorar o desempenho, a aerodinâmica, a eficiência e o conforto.
O bZ4X foi concebido e projetado para ser um autêntico SUV. A Toyota garante que a bateria manterá um mínimo de 70% da sua capacidade original até 10 anos, ou um milhão de quilómetros percorridos.

Lançamento em Portugal
As primeiras unidades estão previstas em Portugal no final do ano. A sua introdução dará à Toyota uma cobertura abrangente dos principais segmentos de mercado dos SUV elétricos B, C e D, juntamente com o novíssimo compacto Urban Cruiser e o Toyota C-HR+ de tamanho médio. Olhando para o futuro, a gama bZ4X crescerá na primavera de 2026 com a adição do modelo bZ4X Touring, oferecendo ainda mais espaço de carga.
Novo eAxle: Maior potência, eficiência e estabilidade; tamanho, peso e ruído reduzidos
• A nova conceção do eAxle dianteiro reduz o seu tamanho e peso
• Eficiência energética melhorada com medidas para reduzir as perdas de energia
• A potência máxima do eAxle dianteiro aumentou de 150 para 167 kW.
• Estabilidade em linha reta melhorada e funcionamento mais silencioso
O eAxle do bZ4X foi atualizado para melhorar todos os aspetos do seu desempenho. O objetivo era reduzir as perdas de energia nas unidades, proporcionar um desempenho mais silencioso e obter uma potência superior e estabilidade em linha reta.
Como resultado, a potência e o binário aumentaram: para o eAxle dianteiro, a potência máxima aumentou de 150 para 167 kW, com o binário a subir de 266,3 para 268,6 Nm.
Com a nova bateria de alta capacidade, a Toyota prevê uma autonomia de 569 km (norma WLTP), em comparação com os 503 km do modelo atual (versão Premium).

Redução das perdas de energia
As perdas de energia da motorização elétrica foram reduzidas com êxito através de uma série de medidas, incluindo novas engrenagens de três eixos com uma relação de transmissão otimizada para o mecanismo de redução e que permite aumentar a velocidade do motor.
Foram efetuadas modificações nos sistemas de refrigeração e lubrificação do eAxle, reduzindo ainda mais as perdas e contribuindo para a redução do tamanho e peso da unidade. As inovações de engenharia incluem a primeira adoção de semicondutores de carboneto de silício (SIC) num BEV (Battery Electric Vehicle) Toyota.
A potência aumentou e a estabilidade em linha reta foi melhorada através do ajuste da relação de transmissão, juntamente com o impacto da revisão da refrigeração e lubrificação. O super-polimento dos dentes das engrenagens permite um funcionamento mais silencioso, uma medida que também teve um impacto ao nível de perdas de energia.
Motor elétrico
O rotor e o estator do motor elétrico foram concebidos para um desempenho de alto nível a alta velocidade e alto rendimento. O diâmetro interior do rotor foi aumentado, poupando peso, e a utilização de um refrigerador de óleo arrefecido a água permite um melhor consumo de energia.
Novas baterias de alta capacidade com desempenho melhorado
• Nova gama bZ4X oferece 2 opções de baterias (iões de lítio): 57,7 ou 73,1 kWh.
• O design otimizado acomoda mais células, permitindo uma maior autonomia.
• Desempenho melhorado com o novo sistema de arrefecimento da bateria.
• Tempos de carregamento a temperaturas frias melhorados com o aquecimento e pré-condicionamento da bateria
Dupla opção de bateria
A gama bZ4X vai aumentar com a introdução de duas opções de bateria. O SUV de tamanho médio é agora proposto com uma escolha de unidades de 57,7 kWh ou 73,1 kWh (valores de capacidade bruta), para que os clientes tenham mais opções para uma versão que melhor se adapte às suas necessidades de condução e ao seu orçamento.
Assim, o novo bZ4X oferece uma escolha de duas unidades de tração:
• Bateria de 57,7 kWh e 167 DIN cv (123 kW), tração dianteira
• Bateria de 73,1 kWh e 224 cv DIN (165 kW), tração dianteira

Tempos de carregamento da bateria
A disponibilidade de um novo carregador de bordo de 22 kW (versão Lounge) reduz os tempos de carregamento em corrente alternada e as novas medidas para otimizar o desempenho do carregamento em corrente contínua reduzirão os tempos de carregamento rápido, especialmente em climas mais frios.
O tempo normal de carregamento rápido de 10 a 80% SOC deverá demorar cerca de 30 minutos. Graças às melhorias introduzidas no sistema de carregamento, na bateria e no novo sistema de pré-condicionamento, é agora possível obter um elevado desempenho de carregamento numa gama mais vasta de temperaturas e condições.
Estrutura revista da bateria
Uma configuração revista dos componentes da bateria permitiu conter 26 células em cada módulo, sem aumentar as dimensões gerais da bateria. A nova bateria de alta capacidade aloja 104 células em comparação com as 96 da unidade anterior.
Desempenho consistente com arrefecimento e aquecimento da bateria
O sistema de arrefecimento a água utiliza refrigerante do sistema de ar condicionado do automóvel quando necessário para reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento. O refrigerador funciona a partir da superfície inferior da bateria, para que cada célula seja arrefecida uniformemente.
A função de aquecimento da bateria proporciona um aquecimento uniforme de todas as células, com um funcionamento consistente mesmo em temperaturas muito baixas, ajudando a reduzir o tempo de carregamento. O sistema utiliza um permutador de calor água-água localizado entre os circuitos de refrigeração de alta e baixa temperatura.
Pré-condicionamento da bateria
Uma nova função de pré-condicionamento da bateria é outra caraterística do novo bZ4X que ajuda a reduzir os tempos de carregamento, particularmente em climas frios, assegurando que a bateria está à sua temperatura ótima quando o carregamento começa.
Durante a condução, o condutor pode ativar o pré-condicionamento manualmente através do sistema multimédia do automóvel, ou pode funcionar automaticamente ao navegar para um ponto de carregamento rápido que tenha sido programado no sistema de navegação. Também pode ser programado com antecedência para começar a uma hora específica.

Navegação BEV
O bZ4X beneficia de uma nova função de navegação BEV. Esta função melhora a funcionalidade do sistema de navegação integrado do automóvel, selecionando automaticamente um percurso e recomendando estações de carregamento convenientes, com base no estado de carga da bateria do automóvel e na autonomia restante.
Estas atualizações, e outras melhorias, serão fornecidas tanto para o novo bZ4X como para os modelos atuais, através dos serviços ligados ao automóvel.
Garantia da bateria Toyota
A confiança da Toyota na qualidade da bateria reflete-se na garantia de que esta irá reter pelo menos 70% da sua capacidade até aos 10 anos de idade do veículo, coberta pela Garantia de Fabrico original do VE até aos 8 anos de idade do veículo ou 160.000 km, e com o Programa de Manutenção da Bateria até aos 10 anos de idade do veículo ou um milhão de quilómetros percorridos, que é ativado aquando da revisão num concessionário Toyota.
Alterações no design exterior para um estilo distinto e eficiência aerodinâmica
• O design frontal revisto dá ênfase à forma de tubarão cabeça de martelo
• Nova assinatura luminosa liga os faróis esquerdo e direito
• Novo design das jantes e pormenores aerodinâmicos
Design frontal de tubarão cabeça de martelo
A Toyota aproveitou a oportunidade para dar ênfase ao design frontal do bZ4X, realçando o perfil em forma de tubarão cabeça de martelo que é uma assinatura de design dos seus novos modelos.

O farol principal foi deslocado das unidades de iluminação para se situar logo abaixo do bordo dianteiro do capot e a assinatura de luz em forma de tubarão cabeça de martelo está agora ligada por uma barra de luz central. Ao criar uma assinatura luminosa que abrange a frente do automóvel, a forma de tubarão cabeça de martelo parece mais fina e a sensação desportiva e avançada do design é reforçada.
O para-choques inferior foi alargado, aumentando a sensação de que o automóvel tem uma postura forte e presença na estrada. Os espelhos retrovisores exteriores estão alinhados com a linha de cintura do automóvel, realçando o fluxo de uma linha de carácter ao longo da lateral do veículo. Os arcos das rodas são agora pintados com um acabamento preto piano brilhante, contribuindo para um design mais elegante.
Conceção aerodinâmica das rodas
Novas jantes de 18 e 20 polegadas com novo design. As jantes de 18 polegadas têm uma cobertura completa em dois tons montada numa estrutura de liga leve. As jantes de 20 polegadas têm um padrão geométrico que combina linhas paralelas e formas poliédricas com um acabamento maquinado preto e brilhante. As jantes foram concebidas para um melhor desempenho aerodinâmico e de redução de peso.
Teto panorâmico
O habitáculo é mais aberto com a remoção do reforço central do teto panorâmico. Isto foi possível graças à utilização de aço de resistência ultraelevada e ao reforço dos pontos de ligação do tejadilho. Como resultado, a secção de vidro foi aumentada em 20%.
Pormenores aerodinâmicos
Para otimizar os desempenhos aerodinâmicos, a parte inferior da carroçaria foi suavizada com um aumento da superfície da cobertura inferior. Nas versões sem spoiler alto, o bordo superior do spoiler de cauda de pato foi aumentado em 5 mm e a guarnição traseira foi aproximada do nível do vidro do óculo traseiro.

Dinâmica de condução e Conforto
Foram também introduzidas alterações no chassis, na direção e na suspensão, melhorando o conforto e a dinâmica de condução. A rigidez geral foi aumentada através de alterações no design da subestrutura dianteira e da adição de um adesivo de elevado amortecimento no piso. O sistema de direção, os amortecedores e as molas também foram melhorados, contribuindo todos para um melhor conforto de condução, estabilidade e controlo a velocidades mais elevadas.
Interior renovado
• Novo painel de instrumentos fino
• Novo ecrã multimédia de 14 polegadas e consola “ilha digital
• Sistema de ar condicionado mais compacto e economizador de energia
• Nova iluminação ambiente de 64 cores
• Novos materiais reciclados no revestimento dos bancos

Painel de instrumentos fino
O design do habitáculo é um espaço combinado para o condutor e para os passageiros da frente e de trás. A sensação de espaço e abertura é reforçada com um novo painel de instrumentos ultrafino que forma uma forte caraterística horizontal.
Foram concebidos registos de ventilação mais pequenos para encaixar entre a almofada central e a superfície superior do painel. Para garantir que esta alteração não compromete o desempenho da ventilação, as condutas de ar do sistema de ar condicionado foram otimizadas e as saídas de ar têm uma nova estrutura de aletas.
Consola em forma de “ilha digital” e ecrã de 14 polegadas
A consola central e o ecrã multimédia são agora duas unidades separadas. A nova consola está 10 cm mais baixa do que anteriormente e foi reorganizada como uma “ilha digital” com um perfil mais fino que liberta mais espaço para os joelhos do condutor e do passageiro da frente. O espaço foi poupado com uma unidade de ar condicionado de novo design que é 30% mais compacta e consome menos 30% de energia.

Para ajudar a garantir que todos podem manter-se ligados enquanto estão em movimento, a consola disponibiliza agora dois carregadores sem fios, à esquerda e à direita, para o condutor e o passageiro utilizarem. A consola traseira também foi reformulada para que as portas USB duplas de 60 W fiquem mais convenientemente posicionadas na parte superior da unidade e as saídas de ar traseiras fiquem 10 cm mais próximas dos passageiros.
O ponto focal do painel de instrumentos é um novo ecrã tátil multimédia de 14 polegadas, de série em todas as versões, que substitui o anterior ecrã de 12,3 polegadas.
Conforto e comodidade para o condutor
O ecrã de instrumentos do condutor foi reposicionado acima do nível do volante, pelo que é necessário um menor movimento dos olhos para captar dados e informações - fiel ao conceito de “mãos no volante, olhos na estrada”. Há também um conforto extra com o aquecedor do volante a funcionar em toda a circunferência do volante.
O novo bZ4X ganha controlos de patilhas atrás do volante, permitindo ao condutor alternar manualmente entre níveis de força de travagem regenerativa.

Versatilidade e espaço
Existem amplos pontos de arrumação convenientes em toda o habitáculo, concebidos para guardar uma vasta gama de objetos de uso comum. A consola tem um tabuleiro inferior suficientemente grande para acomodar um par de sapatos e uma caixa de lenços de papel. A caixa da consola, que é articulada para abrir à esquerda ou à direita para facilitar o acesso, tem espaço suficiente para um tablet, um kit de primeiros socorros e um estojo para óculos. Os suportes para copos e os bolsos das portas redesenhados podem conter garrafas de água grandes e pequenas.
Iluminação ambiente
Está disponível um novo sistema de iluminação ambiente, que oferece uma escolha de 64 cores diferentes para criar o ambiente certo para qualquer viagem, desde o fresco e relaxante ao desportivo e revigorante. Também fornece um aviso adicional ligado ao sistema Safe Exit Assist do automóvel, acendendo os puxadores das portas interiores a vermelho se houver o risco de abrir uma porta no caminho do tráfego que vem de trás.
Novos materiais de estofos reciclados
De acordo com a versão, foram introduzidas diferentes opções de revestimentos de produtos reciclados e não animais. Estas incluem um novo tecido fabricado a partir de fios PET reciclados e uma pele sintética (macia) mas durável com um atraente acabamento granulado.
A análise minuciosa de cada pormenor para obter oportunidades de redução de peso estende-se à mudança do material do topo do habitáculo, poupando aí 1 kg.
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