top of page

Peugeot lidera em Portugal e novas marcas estão em ascensão

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 11 horas
  • 3 min de leitura

Peugeot lidera em Portugal e novas marcas estão em ascensão

O mercado automóvel português registou em setembro de 2025 um crescimento de 12,9% face ao mesmo mês do ano anterior, com 16.999 unidades matriculadas. No acumulado de janeiro a setembro, o crescimento é de 8,7%, totalizando 171.564 veículos ligeiros de passageiros e ambulâncias matriculados.


Clique AQUI
Clique AQUI

Peugeot mantém-se na liderança

A Peugeot continua a dominar o mercado nacional, tanto na tabela dos Ligeiros de Passageiros como também se juntarmos os Ligeiros de Mercadorias. Mas nesta avaliação vamos falar apenas dos carros de Passageiros, e em setembro, a marca francesa matriculou 1.597 unidades, o que corresponde a uma subida de 6,8% em relação a 2024, e consolidou uma quota de 9,39%. No acumulado do ano, a marca soma 17.342 unidades, crescendo 9,4% face ao mesmo período do ano anterior.


Na segunda posição surge a Mercedes-Benz, que registou 1.397 veículos em setembro (+2,9%), reforçando a sua presença premium com uma quota de 8,22%. No acumulado, já contabiliza 13.570 unidades (+8,4%). Logo atrás, a Dacia confirma a sua popularidade no mercado português, ao superar as 13 mil unidades no ano, com uma subida de 10,1%.


Crescimentos expressivos

O mês de setembro trouxe grandes destaques entre os fabricantes que mais cresceram:

  • Skoda surpreendeu com uma subida de 71,9% (380 unidades) em setembro e um crescimento acumulado de 36,7% no ano.

  • Fiat quase duplicou as vendas mensais (+112,9%), embora mantenha ligeira queda no acumulado (-3,2%).

  • Cupra brilhou com um crescimento mensal de 123,9% (244 unidades), consolidando-se como uma marca cada vez mais relevante em Portugal.

  • Jeep também impressionou ao quase duplicar as vendas (+88,4%), já superando as 2.000 unidades no ano.

  • BYD, reforçando a ascensão dos elétricos chineses, cresceu 52,1% em setembro e mais do que duplicou (+123,7%) no acumulado anual.

  • Destaque ainda para a Xpeng, que saltou de apenas 11 unidades em setembro de 2024 para 102 em 2025 (+827,3%), acumulando 647 veículos no ano.


Quedas relevantes

Entre as quedas mais marcantes, a Hyundai recuou 17,4% em setembro e apresenta um acumulado negativo de -10,4%. A Volvo também mostra sinais de retração, com queda de -10,3% no mês e -16,5% no ano. Já a Tesla, que vinha de uma forte trajetória ascendente, registou em setembro um crescimento de 17,5%, mas acumula uma quebra de -19,6% no ano, descendo a sua quota para 3,39%.


Premium em movimento

No segmento premium, a BMW destaca-se com um crescimento de 10,2% em setembro e 8,9% no acumulado, totalizando quase 11 mil unidades. A Audi, por sua vez, cresceu 43,3% no mês e já soma 3.666 unidades no ano (+4%). A Porsche, apesar da queda mensal (-44%), apresenta saldo positivo no acumulado (+30,9%).


Novos protagonistas

O mercado português continua a abrir espaço a novas marcas. Para além da já citada BYD, surgem registos relevantes de:

  • Polestar, que cresceu mais de 200% em setembro, acumulando 420 unidades no ano (+132%).

  • KGM (antiga SsangYong), que registou 267 matrículas até setembro (+584%).

  • Leapmotor e Dong Feng, que entraram oficialmente no mercado português este ano, já com registos consistentes.

  • Deepal e Aion, também da vaga chinesa, marcam presença inicial com os primeiros registos em 2025.


Conclusão

O mercado automóvel em Portugal mostra vitalidade em 2025, com forte crescimento e diversificação da oferta. A Peugeot, Mercedes-Benz e Dacia continuam a liderar, mas o destaque vai para o dinamismo das novas marcas eletrificadas e para o reforço das premium alemãs.


Top 10 fabricantes – Janeiro a Setembro 2025 (Portugal)

Posição

Marca

Unidades 2025

Unidades 2024

Variação %

Quota 2025

1️⃣

Peugeot

17.342

15.857

+9,4%

10,11%

2️⃣

Mercedes-Benz

13.570

12.520

+8,4%

7,91%

3️⃣

Dacia

13.222

12.008

+10,1%

7,71%

4️⃣

Renault

12.213

11.414

+7,0%

7,12%

5️⃣

BMW

10.972

10.079

+8,9%

6,40%

6️⃣

Volkswagen

9.933

8.486

+17,1%

5,79%

7️⃣

Toyota

9.046

8.557

+5,7%

5,27%

8️⃣

Citroën

7.849

8.186

-4,1%

4,57%

9️⃣

Kia

6.329

5.919

+6,9%

3,69%

🔟

Nissan

6.269

5.511

+13,8%

3,65%

Insights rápidos do Top 10:

  • A Peugeot mantém-se líder com folga.

  • Volkswagen foi quem mais cresceu no grupo (+17,1%).

  • Citroën é a única no Top 10 em queda (-4,1%).

  • A Nissan sobe com força (+13,8%), já colada à Kia.


Os números desta matéria referem- se apenas aos veículos Ligeiros de Passageiros


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


ree

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Teste ao Alfa Romeo Junior Ibrida Speciali,

Teste ao Alfa Romeo Junior Ibrida Speciali,

00:26
Primeiras impressões do Ford Explorer Premium — design, potência e autonomia revelados

Primeiras impressões do Ford Explorer Premium — design, potência e autonomia revelados

02:56
Primeiras impressões do Ford Explorer Premium 100% elétrico

Primeiras impressões do Ford Explorer Premium 100% elétrico

02:57
Alpine A290 GTS - Compacto, elétrico e desportivo: o resumo do teste

Alpine A290 GTS - Compacto, elétrico e desportivo: o resumo do teste

02:53
bottom of page