Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
há 1 dia


Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


O mercado automóvel português registou em setembro de 2025 um crescimento de 12,9% face ao mesmo mês do ano anterior, com 16.999 unidades matriculadas. No acumulado de janeiro a setembro, o crescimento é de 8,7%, totalizando 171.564 veículos ligeiros de passageiros e ambulâncias matriculados.
A Peugeot continua a dominar o mercado nacional, tanto na tabela dos Ligeiros de Passageiros como também se juntarmos os Ligeiros de Mercadorias. Mas nesta avaliação vamos falar apenas dos carros de Passageiros, e em setembro, a marca francesa matriculou 1.597 unidades, o que corresponde a uma subida de 6,8% em relação a 2024, e consolidou uma quota de 9,39%. No acumulado do ano, a marca soma 17.342 unidades, crescendo 9,4% face ao mesmo período do ano anterior.
Na segunda posição surge a Mercedes-Benz, que registou 1.397 veículos em setembro (+2,9%), reforçando a sua presença premium com uma quota de 8,22%. No acumulado, já contabiliza 13.570 unidades (+8,4%). Logo atrás, a Dacia confirma a sua popularidade no mercado português, ao superar as 13 mil unidades no ano, com uma subida de 10,1%.
O mês de setembro trouxe grandes destaques entre os fabricantes que mais cresceram:
Skoda surpreendeu com uma subida de 71,9% (380 unidades) em setembro e um crescimento acumulado de 36,7% no ano.
Fiat quase duplicou as vendas mensais (+112,9%), embora mantenha ligeira queda no acumulado (-3,2%).
Cupra brilhou com um crescimento mensal de 123,9% (244 unidades), consolidando-se como uma marca cada vez mais relevante em Portugal.
Jeep também impressionou ao quase duplicar as vendas (+88,4%), já superando as 2.000 unidades no ano.
BYD, reforçando a ascensão dos elétricos chineses, cresceu 52,1% em setembro e mais do que duplicou (+123,7%) no acumulado anual.
Destaque ainda para a Xpeng, que saltou de apenas 11 unidades em setembro de 2024 para 102 em 2025 (+827,3%), acumulando 647 veículos no ano.
Entre as quedas mais marcantes, a Hyundai recuou 17,4% em setembro e apresenta um acumulado negativo de -10,4%. A Volvo também mostra sinais de retração, com queda de -10,3% no mês e -16,5% no ano. Já a Tesla, que vinha de uma forte trajetória ascendente, registou em setembro um crescimento de 17,5%, mas acumula uma quebra de -19,6% no ano, descendo a sua quota para 3,39%.
No segmento premium, a BMW destaca-se com um crescimento de 10,2% em setembro e 8,9% no acumulado, totalizando quase 11 mil unidades. A Audi, por sua vez, cresceu 43,3% no mês e já soma 3.666 unidades no ano (+4%). A Porsche, apesar da queda mensal (-44%), apresenta saldo positivo no acumulado (+30,9%).
O mercado português continua a abrir espaço a novas marcas. Para além da já citada BYD, surgem registos relevantes de:
Polestar, que cresceu mais de 200% em setembro, acumulando 420 unidades no ano (+132%).
KGM (antiga SsangYong), que registou 267 matrículas até setembro (+584%).
Leapmotor e Dong Feng, que entraram oficialmente no mercado português este ano, já com registos consistentes.
Deepal e Aion, também da vaga chinesa, marcam presença inicial com os primeiros registos em 2025.
O mercado automóvel em Portugal mostra vitalidade em 2025, com forte crescimento e diversificação da oferta. A Peugeot, Mercedes-Benz e Dacia continuam a liderar, mas o destaque vai para o dinamismo das novas marcas eletrificadas e para o reforço das premium alemãs.
Posição | Marca | Unidades 2025 | Unidades 2024 | Variação % | Quota 2025 |
1️⃣ | Peugeot | 17.342 | 15.857 | +9,4% | 10,11% |
2️⃣ | Mercedes-Benz | 13.570 | 12.520 | +8,4% | 7,91% |
3️⃣ | Dacia | 13.222 | 12.008 | +10,1% | 7,71% |
4️⃣ | Renault | 12.213 | 11.414 | +7,0% | 7,12% |
5️⃣ | BMW | 10.972 | 10.079 | +8,9% | 6,40% |
6️⃣ | Volkswagen | 9.933 | 8.486 | +17,1% | 5,79% |
7️⃣ | Toyota | 9.046 | 8.557 | +5,7% | 5,27% |
8️⃣ | Citroën | 7.849 | 8.186 | -4,1% | 4,57% |
9️⃣ | Kia | 6.329 | 5.919 | +6,9% | 3,69% |
🔟 | Nissan | 6.269 | 5.511 | +13,8% | 3,65% |
Insights rápidos do Top 10:
A Peugeot mantém-se líder com folga.
Volkswagen foi quem mais cresceu no grupo (+17,1%).
Citroën é a única no Top 10 em queda (-4,1%).
A Nissan sobe com força (+13,8%), já colada à Kia.
Os números desta matéria referem- se apenas aos veículos Ligeiros de Passageiros
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”