
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A Polestar revelou oficialmente o muito aguardado Polestar 5, um Grand Tourer 100% elétrico de quatro portas que combina design escandinavo minimalista, tecnologia de ponta e performance de superdesportivo. Inspirado no protótipo Precept de 2020, o modelo chega agora à produção em série com preços a partir de €122.600 para a versão Dual Motor e €146.400 para a versão Performance, com encomendas já disponíveis online desde 8 de setembro de 2025.
Segundo Michael Lohscheller, CEO da Polestar, o novo modelo representa “o futuro tornado presente”, reunindo em si o ADN da marca: sustentabilidade, design puro e elevada performance.
Com 5 metros de comprimento e linhas inspiradas na aviação, o Polestar 5 apresenta proporções elegantes e uma carroçaria de perfil baixo (1,42 m), marcada pela frente minimalista com a assinatura SmartZone e faróis Pixel LED. A traseira exibe uma barra luminosa aerodinâmica e um difusor integrado, garantindo um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,24.
O teto panorâmico em vidro — o maior alguma vez usado num Polestar — mede mais de 2 metros de comprimento, proporcionando amplitude e luminosidade ao habitáculo. O modelo chega ao mercado com seis opções de cores, incluindo acabamentos foscos exclusivos como Storm e Magnesium.
Com configuração 4+1, o Polestar 5 foi concebido para oferecer conforto premium sem descurar a sustentabilidade. Os bancos, desenvolvidos em parceria com a Recaro, combinam ergonomia desportiva com sofisticação e podem ser revestidos em MicroTech de série ou em couro Nappa sustentável. A traseira oferece bancos reclináveis individuais, climatização de quatro zonas e até função de massagem.
Materiais inovadores reforçam o compromisso ambiental: fibras naturais ampliTex™, Econyl reciclado e compósitos de base biológica substituem plásticos tradicionais, reduzindo peso e emissões. Até os tapetes são feitos de redes de pesca recicladas, enquanto o porta-bagagens utiliza materiais leves e recicláveis como o UltraSilent.
O cockpit inclui um painel digital de 9’’ e um ecrã central de 14,5’’ com sistema Android Automotive OS integrado com Google. A conectividade é total, com personalização do interface e atualizações over-the-air. O sistema de som pode ser Polestar High Performance Audio ou Bowers & Wilkins com 21 altifalantes e 1.680 W.
Em termos de assistência à condução, o Polestar 5 está equipado com 11 câmaras, 12 sensores ultrassónicos e radar, além de sistemas como Pilot Assist, SmartZone e monitorização do condutor. A segurança é ainda reforçada por oito airbags e estruturas em aço de alta resistência.
A base do modelo é a Polestar Performance Architecture (PPA), uma plataforma de alumínio sob medida que garante leveza e rigidez superiores a muitos superdesportivos. A suspensão dianteira de duplo triângulo, os travões Brembo de alto desempenho e a suspensão adaptativa BWI MagneRide na versão Performance asseguram condução precisa e dinâmica.
O sistema elétrico de 800 V permite carregamentos ultrarrápidos até 350 kW, com 10 a 80% em apenas 22 minutos. A bateria de 112 kWh garante até 670 km de autonomia WLTP na versão Dual Motor e 565 km na Performance.
Os motores desenvolvidos internamente oferecem até 650 kW (884 cv) e 1.015 Nm, permitindo acelerações dos 0-100 km/h em 3,2 segundos. Ambas as versões têm velocidade máxima limitada a 250 km/h.
O Polestar 5 representa um passo estratégico para a marca sueca no segmento dos Grand Tourers elétricos de luxo, consolidando a visão apresentada no protótipo Precept. Aliando sustentabilidade, design escandinavo, inovação tecnológica e performance de topo, o modelo é apresentado como o expoente máximo da identidade da marca: “Clara. Progressiva. Sustentável. Elétrica.”
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