
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A histórica Aliança entre a Renault Group, Nissan e Mitsubishi Motors deu um passo decisivo no seu plano de eletrificação na Europa, ao avançar com os seus primeiros projetos conjuntos na fábrica de última geração da Ampere em Douai, França.
A reunião do Conselho Operacional da Aliança, realizada esta semana no complexo industrial, marcou a primeira visita de Ivan Espinosa (CEO da Nissan) e Takao Kato (CEO da Mitsubishi Motors) ao local, e também a estreia de François Provost como CEO do Renault Group, ao lado de Jean-Dominique Senard, chairman da Aliança.
O encontro reforçou o compromisso das três marcas em acelerar a transição para a mobilidade elétrica na Europa, tirando partido das sinergias industriais e do ecossistema competitivo criado pela Ampere. A unidade de Douai, totalmente modernizada com um investimento de 550 milhões de euros, opera hoje com duas plataformas modulares dedicadas a veículos elétricos — AmpR Small (segmentos A/B) e AmpR Medium (segmento C) — e conta ainda com uma nova área de montagem de baterias.
📌 Novos modelos 100% elétricos já em preparação:
Nissan Micra EV, totalmente desenvolvido pela Nissan para o mercado europeu e cuja estreia foi revelada em maio.
Mitsubishi Eclipse Cross elétrico, primeiro SUV 100% elétrico da Mitsubishi para a Europa e o primeiro modelo da marca a ser produzido em França, com apresentação marcada para 17 de setembro.
Estes dois modelos juntar-se-ão à atual produção de elétricos em Douai, que já inclui os Renault Megane E-Tech, Renault Scenic E-Tech Electric, Renault R5 E-Tech Electric e Alpine A290.
Só em 2024, a fábrica produziu 89.527 veículos (face a 50.729 em 2023), e desde maio de 2023 a produção é exclusivamente dedicada a veículos elétricos.
Ao produzir seis modelos elétricos de quatro marcas distintas na mesma linha, a fábrica de Douai destaca-se como um exemplo de flexibilidade industrial e personalização orientada para cada identidade de marca.
Esta nova fase da Aliança demonstra como a colaboração estratégica entre os três construtores está a impulsionar a transformação para uma mobilidade sustentável e a consolidar Douai como referência europeia de excelência industrial.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Comentários