top of page
Foto do escritorRedação Brasil

Seat S.A. regista queda no lucro operacional mesmo com aumento de 9,6% nas vendas

Seat S.A. regista queda no lucro operacional mesmo com aumento de 9,6% nas vendas

O lucro operacional da Seat  diminuiu 17,2% em comparação com os primeiros nove meses de 2023, devido aos desafios que o setor automóvel global enfrenta. As receitas de vendas atingem 10,5 mil milhões de euros, uma descida de 3,0% em relação ao mesmo período de 2023, parcialmente atribuída ao investimento significativo nos novos lançamentos da Cupra.


Já a sua marca desportiva, a Cupra, completou os melhores primeiros nove meses da sua história, com 179.100 carros entregues, um aumento de 5,3% em relação a janeiro-setembro de 2023


A marca Seat mantém-se no caminho do crescimento com 242.900 entregas, um aumento de 9,6%.


Devido a um ambiente global complexo, marcado por um aumento da concorrência e outros efeitos externos, a receita de vendas da Seat S.A. atingiu 10,5 mil milhões de euros, o que representa uma queda de 3% em comparação com os primeiros nove meses do ano anterior (10,8 mil milhões de euros), enquanto o retorno operacional sobre as vendas diminuiu 0,7 p.p., para 3,9%. Simultaneamente, as entregas na Seat S.A. aumentaram graças à força das duas marcas espanholas Cupra e Seat. A empresa alcançou um total de 422.100 veículos entregues nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 7,7% em comparação com o mesmo período de 2023 (Jan-Set: 391.800).


"2024 tem sido um ano desafiante, no qual fizemos um investimento significativo na marca Cupra," afirmou Wayne Griffiths, CEO da Seat e Cupra. "Com a adição dos novos Cupra Born VZ, Leon, Formentor e os nossos novos protagonistas — o Tavascan e o Terramar — temos agora uma marca totalmente desenvolvida, demonstrando o nosso compromisso em oferecer aos clientes uma gama diversificada de BEVs e PHEVs de alta qualidade. Fizemos o trabalho necessário e temos o que é preciso para liderar o caminho na mobilidade elétrica," continuou Griffiths.

Aumento constante das entregas

Em 2024, a Cupra continua a bater recordes, registando os seus melhores primeiros nove meses da história, com 179.100 carros entregues. Isto representa um aumento de 5,3% em relação ao mesmo período de 2023 (170.100 carros), ajudando a marca a ultrapassar o marco de 750.000 veículos vendidos, desde a sua criação em 2018.


O Cupra Formentor mantém-se como o modelo mais vendido da Seat S.A., com 85.800 unidades entregues até à data, em 2024, seguido pelo Cupra Born, que registou 29.600 unidades entregues entre janeiro e setembro, consolidando o compromisso da marca com a eletrificação. A Cupra continua a crescer na Europa, com a Alemanha como o seu melhor mercado, com 59.200 carros entregues (+11,1%), seguida pelo Reino Unido com 22.900 (+22,5%) e pela Espanha com 16.400 entregas (+3,1%).


Mas o crescimento constante da Srat também tem sido uma alavanca essencial para a empresa. Com 242.900 carros vendidos nos primeiros nove meses, a marca está prestes a alcançar um crescimento de dois dígitos, com 9,6% (Jan-Set 2023: 221.700).


O Seat Ibiza, o modelo mais vendido da marca, celebra o seu 40.º aniversário, com 82.300 unidades entregues, seguido pelo Seat Arona, com 72.600 entregas. A Alemanha mantém-se como o principal mercado para a Seat, com 51.400 carros vendidos nos primeiros nove meses de 2024.


Perspetivas Futuras

Espera-se que o próximo ano apresente desafios significativos, com as taxas de importação sobre o Tavascan (fabricado na linha de produção do Grupo Volkswagen em Anhui na China) provavelmente a impactarem negativamente o desempenho da empresa. Apesar do ambiente desafiante, a Seat S.A. antecipa um crescimento contínuo para ambas as marcas até ao final de 2024, bem como, ao longo de 2025. A empresa está agora a aproveitar a sua gama completa da Cupra para aumentar as entregas e, em paralelo, a Seat prepara-se para manter o seu impulso positivo à medida que a marca se aproxima do seu 75.º aniversário em 2025.

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page