top of page

Sébastien Ogier vence no Chile e assume liderança do WRC

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 15 de set.
  • 2 min de leitura
Sébastien Ogier vence no Chile e assume liderança do WRC
S. Ogier / V. Landais — Toyota GR Yaris Rally1

Oito vezes campeão do mundo, Sébastien Ogier voltou a provar porque é um dos maiores nomes da história do rali.


Clique AQUI
Clique AQUI

Com uma atuação dominante e muita estratégica, o piloto francês conquistou a sua quinta vitória da temporada no desafiante Rally Chile Bio Bío, superando o companheiro de equipa na Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, por apenas 11 segundos — num duelo direto que se manteve intenso até à derradeira especial de domingo.


Esta vitória, a segunda consecutiva após o triunfo no Rally do Paraguai, catapulta Ogier para o topo da classificação do FIA World Rally Championship com 224 pontos, dois a mais do que Evans, quando faltam apenas três etapas para o final da temporada.


O resultado também permite ao francês largar à frente no asfalto do Central European Rally, já em outubro — uma vantagem estratégica na luta pelo título.


🏆 Recorde histórico para a Toyota Gazoo Racing e campeonato ao rubro

A vitória de Ogier foi igualmente simbólica para a Toyota, que alcançou a sua 103.ª vitória no Mundial, tornando-se oficialmente a marca mais vitoriosa da história do campeonato. Com 10 triunfos só em 2025, os japoneses ampliam a vantagem sobre a Hyundai Motorsport para 125 pontos e aproximam-se do quinto título consecutivo de construtores.


Sébastien Ogier vence no Chile e assume liderança do WRC
E. Evans / S. Martin — Toyota GR Yaris Rally1

O francês referiu essa conquista com orgulho:

“Agora somos o número um — um recorde mais do que merecido para a Toyota”.

Atrás dos dois pilotos da Toyota, Adrien Fourmaux garantiu o terceiro lugar para a Hyundai, a 46,5 segundos de Ogier, somando o seu terceiro pódio da temporada. Thierry Neuville terminou em quarto, insatisfeito com os tempos face ao esforço em pista, enquanto Ott Tänak viu as suas esperanças ruírem com problemas de motor.


Já Kalle Rovanperä andou sempre longe do que já vimos e foi apenas sexto, caindo para o terceiro lugar do campeonato, agora a 21 pontos de Ogier.


Nos lugares seguintes ficaram Takamoto Katsuta e Grégoire Munster, enquanto Oliver Solberg garantiu o título de campeão do WRC2 ao terminar em nono, à frente de Nikolay Gryazin.


Sébastien Ogier vence no Chile e assume liderança do WRC
A. Fourmaux / A. Coria — Hyundai i20 N Rally1

📍 Classificação Final — Rally Chile Bio Bío

  1. S. Ogier / V. Landais — Toyota GR Yaris Rally1 — 2h55m42.1s

  2. E. Evans / S. Martin — Toyota GR Yaris Rally1 — +11.0s

  3. A. Fourmaux / A. Coria — Hyundai i20 N Rally1 — +46.5s

  4. T. Neuville / M. Wydaeghe — Hyundai i20 N Rally1 — +59.0s

  5. S. Pajari / M. Salminen — Toyota GR Yaris Rally1 — +1m03.4s

  6. K. Rovanperä / J. Halttunen — Toyota GR Yaris Rally1 — +1m53.7s

🏁 Classificação do Campeonato (após 11 de 14 etapas)

  1. S. Ogier — 224 pts

  2. E. Evans — 222 pts

  3. K. Rovanperä — 203 pts


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

Interior do smart #1 Brabus (Parte 1): portas sem moldura e bancos exclusivos

03:00
O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

O smart mais rápido de sempre: #1 Brabus com tração integral e 0–100 km/h em 3,9s

02:57
smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

smart #1 BRABUS: o elétrico compacto mais radical que já testámos!

02:50
Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

Kauai EV Premium: o que realmente descobrimos depois de testar tudo

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page