
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.












Atualizado: 7 de set.

O Opel Corsa tem sido, ao longo dos anos, um dos modelos mais emblemáticos da marca alemã e um dos utilitários mais populares da Europa. Agora, na versão GS Hybrid 145 cv, a Opel combina a tradição de um hatchback ágil e versátil com as mais recentes soluções de eletrificação, oferecendo ao mercado português um automóvel que alia design, eficiência e prazer de condução.
No exterior, o Corsa GS Hybrid mantém a recente identidade visual arrojada da Opel, marcada pelo Opel Vizor na dianteira e pelos faróis Intelli-Lux LED® Matrix, tecnologia geralmente reservada a segmentos superiores. As jantes de liga leve de 17 polegadas, em preto ou bicolor, reforçam o caráter desportivo, enquanto os detalhes escurecidos nos retrovisores e grelha acrescentam sofisticação.
Com 4,06 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,43 m de altura, o Corsa oferece dimensões ideais para a cidade, mas mantém a estabilidade necessária para viagens em estrada a velocidades maiores. O porta-malas de 309 litros pode ser ampliado para 1.081 litros com os bancos traseiros rebatidos, garantindo versatilidade para uso diário e escapadelas de fim de semana.
O coração do GS Hybrid é o motor 1.2 litros turbo a gasolina, de três cilindros, que atua em conjunto com um sistema híbrido de 48V. A potência combinada chega aos 145 cv, com 230 Nm de binário máximo, acoplada a uma caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades e de excelente desempenho. Nesta versão, as trocas de velocidade podem ser feitas pelas patilhas atrás do volante.

A presença do motor elétrico auxilia em arranques, recuperações e manobras urbanas, permitindo consumos médios na ordem dos 4,7 a 5,2 l/100 km (WLTP), dados oficiais, sendo que a nossa equipa conseguiu mesmo valores até mais baixos 4,6 l/100 km . Além disso, o sistema garante emissões mais baixas e uma condução mais silenciosa e suave, especialmente em percursos urbanos onde circulamos muitas vezes no modelo 100% elétrico.
Durante os testes, o Corsa GS Hybrid demonstrou-se equilibrado entre conforto e agilidade. A suspensão dianteira do tipo McPherson e o eixo traseiro de barra de torção oferecem resposta previsível e segura, com amortecimento firme sem comprometer o conforto dos ocupantes.
Os travões a disco dianteiros (ventilados) e traseiros (sólidos) oferecem boa capacidade de travagem, enquanto a direção assistida elétrica mostra leveza, precisão e agilidade em condução urbana, uma característica técnica muito interessante do modelo.

No habitáculo, o Corsa GS Hybrid destaca-se pelo nível equilibrado dos acabamentos e pela sensação de modernidade. O painel digital é configurável e atraente, e complementado pelo sistema multimédia com ecrã até 10 polegadas, compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fios.
O bem-estar interno foi bem trabalhado, com comandos intuitivos e bancos dianteiros ergonómicos certificados pela AGR, que proporcionam excelente apoio lombar, mesmo em viagens longas. Há ainda carregamento sem fios para smartphone, iluminação ambiente personalizável e múltiplos espaços de arrumação.
Apesar de compacto por fora, o Corsa surpreende pelo espaço interior eficiente, especialmente para quem viaja na frente, acomodando até cinco ocupantes, embora, como quase todo o modelo deste segmento, com limitações naturais para o passageiro do meio do banco traseiro. Para as posições das extremidades da segunda fila, o espaço é adequado para pernas e cabeça em deslocações mais longas, reforçando o caráter familiar do modelo.
O Opel Corsa GS Hybrid vem equipado com um conjunto de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS). Entre eles destacam-se:
Travagem de emergência automática com deteção de peões e ciclistas;
Assistente de manutenção na faixa;
Reconhecimento de sinais de trânsito;
Cruise control adaptativo;
Câmara traseira de alta resolução e sensores de estacionamento.
Estes recursos reforçam a vocação do modelo como um hatchback moderno, acessível e com um pacote de segurança digno de segmentos superiores.

O Opel Corsa GS Hybrid 145 cv mostra-se uma proposta muito completa no competitivo segmento dos utilitários compactos. Oferece design expressivo, habitáculo moderno e confortável, comportamento dinâmico convincente e, sobretudo, uma solução híbrida eficiente que reduz consumos e emissões sem abrir mão da performance. Sua recente atualização e sua ampla lista de motorizações e acabamento, que vai de motores a combustão puros ou com sistemas híbridos de diversas potências, até ao 100% elétrico, permite que ele possa ser uma opção para um vasto leque de necessidades ou carteiras.
Na Publiracing Portugal, testámos o modelo em diferentes condições — cidade, autoestrada e estrada secundária — e confirmámos que o novo Corsa mantém o estatuto de referência no segmento, agora mais tecnológico, dinâmico e eficiente, terminando nosso percurso de mais de 700 km com média de 4,6L/100 km.
Artur Semedo - Editor de Veículos PUBLIRACING
Motorização e Desempenho
Potência, torque, aceleração, resposta em diferentes cenários (cidade, estrada, ultrapassagens).
Consumo / Eficiência Energética
Média de consumo (l/100 km ou km/l) ou eficiência elétrica (kWh/100 km).
Autonomia
Fundamental em elétricos e híbridos plug-in, mas também importante em combustão (tamanho do tanque, consumo real).
Conforto e Ergonomia
Qualidade dos bancos, espaço interno, nível de ruído, suspensão, facilidade de acesso e posição de condução.
Tecnologia e Conectividade
Infotainment, integração com smartphone, atualizações OTA, assistentes virtuais, personalização digital.
Segurança
Sistemas ADAS (travagem automática, ACC, manutenção de faixa, monitorização de fadiga), número de airbags, estrutura e testes de colisão.
Travagem e Estabilidade
Qualidade dos travões, distância de travagem, comportamento em curvas, controle de tração e estabilidade.
Espaço e Funcionalidade
Porta-malas, espaço para ocupantes, modularidade dos bancos, porta-objetos e usabilidade no dia a dia.
Design e Acabamento
Estilo exterior, qualidade de materiais no interior, atenção ao detalhe e percepção de valor.
Custo-Benefício
Preço em relação ao que oferece, garantia, custo de manutenção, valor de revenda.
🔗 Veja também os nossos vídeos exclusivos com o Opel Corsa GS Hybrid:
Apresentação
Design & Exterior
Interior & Tecnologia
Teste Dinâmico
Resumo e Avaliação Final
Vídeos do teste realizado
(Artur Semedo, editor de Veículos com participação especial de Keller Carvalho)
Apresentação | |
Design & Exterior | |
Interior & Tecnologia | |
Teste Dinâmico | |
Resumo e Avaliação Final |
Categoria | Especificações |
Motor | 1.2 Turbo 3 cilindros a gasolina + sistema híbrido 48V |
Potência combinada | 145 cv |
Binário máximo | 230 Nm |
Transmissão | Automática de dupla embraiagem, 6 velocidades |
Tracção | Dianteira (FWD) |
Bateria | Iões de lítio, 48V, 0,89 kWh |
Suspensão dianteira | McPherson |
Suspensão traseira | Eixo de torção |
Travões | Discos ventilados (dianteiros) / Discos sólidos (traseiros) |
Comprimento | 4.060 mm |
Largura | 1.765 mm |
Altura | 1.433 mm |
Distância entre eixos | 2.538 mm |
Porta-malas | 309 L (1.081 L com bancos rebatidos) |
Peso em ordem de marcha | ~ 1.200 kg (dependendo do equipamento) |
Pneus / Rodas | Jantes em liga leve de 17” |
Consumo médio (WLTP) | 4,7 – 5,2 l/100 km Oficial 4,6 l/100 km Nosso teste |
Emissões de CO₂ | ~105 – 115 g/km (WLTP) |
Velocidade máxima | ~210 km/h |
0-100 km/h | ~8,7 s |
Capacidade do depósito | 40 L |
Lugares | 5 |
Tecnologia interior | Painel digital + Multimédia até 10” com Apple CarPlay™ & Android Auto™ sem fios |
Segurança | ADAS completo (travagem automática, cruise adaptativo, manutenção de faixa, etc.) |



















































Comentários