top of page

Teste: Opel Corsa GS Hybrid 145 cv, o equilíbrio entre estilo, tecnologia e eficiência

  • Foto do escritor: Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
    Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
  • 6 de set.
  • 5 min de leitura

Atualizado: 7 de set.


Teste: Opel Corsa GS Hybrid 145 cv, o equilíbrio entre estilo, tecnologia e eficiência


O Opel Corsa tem sido, ao longo dos anos, um dos modelos mais emblemáticos da marca alemã e um dos utilitários mais populares da Europa. Agora, na versão GS Hybrid 145 cv, a Opel combina a tradição de um hatchback ágil e versátil com as mais recentes soluções de eletrificação, oferecendo ao mercado português um automóvel que alia design, eficiência e prazer de condução.


Clique AQUI
Clique AQUI

Design marcante e dimensões equilibradas

No exterior, o Corsa GS Hybrid mantém a recente identidade visual arrojada da Opel, marcada pelo Opel Vizor na dianteira e pelos faróis Intelli-Lux LED® Matrix, tecnologia geralmente reservada a segmentos superiores. As jantes de liga leve de 17 polegadas, em preto ou bicolor, reforçam o caráter desportivo, enquanto os detalhes escurecidos nos retrovisores e grelha acrescentam sofisticação.


Com 4,06 metros de comprimento, 1,76 m de largura e 1,43 m de altura, o Corsa oferece dimensões ideais para a cidade, mas mantém a estabilidade necessária para viagens em estrada a velocidades maiores. O porta-malas de 309 litros pode ser ampliado para 1.081 litros com os bancos traseiros rebatidos, garantindo versatilidade para uso diário e escapadelas de fim de semana.


Motorização híbrida: 145 cv de eficiência

O coração do GS Hybrid é o motor 1.2 litros turbo a gasolina, de três cilindros, que atua em conjunto com um sistema híbrido de 48V. A potência combinada chega aos 145 cv, com 230 Nm de binário máximo, acoplada a uma caixa automática de dupla embraiagem com seis velocidades e de excelente desempenho. Nesta versão, as trocas de velocidade podem ser feitas pelas patilhas atrás do volante.


Teste: Opel Corsa GS Hybrid 145 cv, o equilíbrio entre estilo, tecnologia e eficiência

A presença do motor elétrico auxilia em arranques, recuperações e manobras urbanas, permitindo consumos médios na ordem dos 4,7 a 5,2 l/100 km (WLTP), dados oficiais, sendo que a nossa equipa conseguiu mesmo valores até mais baixos 4,6 l/100 km . Além disso, o sistema garante emissões mais baixas e uma condução mais silenciosa e suave, especialmente em percursos urbanos onde circulamos muitas vezes no modelo 100% elétrico.


Comportamento dinâmico

Durante os testes, o Corsa GS Hybrid demonstrou-se equilibrado entre conforto e agilidade. A suspensão dianteira do tipo McPherson e o eixo traseiro de barra de torção oferecem resposta previsível e segura, com amortecimento firme sem comprometer o conforto dos ocupantes.


Os travões a disco dianteiros (ventilados) e traseiros (sólidos) oferecem boa capacidade de travagem, enquanto a direção assistida elétrica mostra leveza, precisão e agilidade em condução urbana, uma característica técnica muito interessante do modelo.


Teste: Opel Corsa GS Hybrid 145 cv, o equilíbrio entre estilo, tecnologia e eficiência

Interior moderno e tecnológico

No habitáculo, o Corsa GS Hybrid destaca-se pelo nível equilibrado dos acabamentos e pela sensação de modernidade. O painel digital é configurável e atraente, e complementado pelo sistema multimédia com ecrã até 10 polegadas, compatível com Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fios.


O bem-estar interno foi bem trabalhado, com comandos intuitivos e bancos dianteiros ergonómicos certificados pela AGR, que proporcionam excelente apoio lombar, mesmo em viagens longas. Há ainda carregamento sem fios para smartphone, iluminação ambiente personalizável e múltiplos espaços de arrumação.


Espaço e conforto

Apesar de compacto por fora, o Corsa surpreende pelo espaço interior eficiente, especialmente para quem viaja na frente, acomodando até cinco ocupantes, embora, como quase todo o modelo deste segmento, com limitações naturais para o passageiro do meio do banco traseiro. Para as posições das extremidades da segunda fila, o espaço é adequado para pernas e cabeça em deslocações mais longas, reforçando o caráter familiar do modelo.


Segurança e assistência à condução

O Opel Corsa GS Hybrid vem equipado com um conjunto de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS). Entre eles destacam-se:

  • Travagem de emergência automática com deteção de peões e ciclistas;

  • Assistente de manutenção na faixa;

  • Reconhecimento de sinais de trânsito;

  • Cruise control adaptativo;

  • Câmara traseira de alta resolução e sensores de estacionamento.


Estes recursos reforçam a vocação do modelo como um hatchback moderno, acessível e com um pacote de segurança digno de segmentos superiores.


Teste: Opel Corsa GS Hybrid 145 cv, o equilíbrio entre estilo, tecnologia e eficiência
Resultados da Avaliação

Conclusão

O Opel Corsa GS Hybrid 145 cv mostra-se uma proposta muito completa no competitivo segmento dos utilitários compactos. Oferece design expressivo, habitáculo moderno e confortável, comportamento dinâmico convincente e, sobretudo, uma solução híbrida eficiente que reduz consumos e emissões sem abrir mão da performance. Sua recente atualização e sua ampla lista de motorizações e acabamento, que vai de motores a combustão puros ou com sistemas híbridos de diversas potências, até ao 100% elétrico, permite que ele possa ser uma opção para um vasto leque de necessidades ou carteiras.


Na Publiracing Portugal, testámos o modelo em diferentes condições — cidade, autoestrada e estrada secundária — e confirmámos que o novo Corsa mantém o estatuto de referência no segmento, agora mais tecnológico, dinâmico e eficiente, terminando nosso percurso de mais de 700 km com média de 4,6L/100 km.


Artur Semedo - Editor de Veículos PUBLIRACING


 Pontos-Chave para Avaliação de Veículos


  1. Motorização e Desempenho

    Potência, torque, aceleração, resposta em diferentes cenários (cidade, estrada, ultrapassagens).

  2. Consumo / Eficiência Energética

    Média de consumo (l/100 km ou km/l) ou eficiência elétrica (kWh/100 km).

  3. Autonomia

    Fundamental em elétricos e híbridos plug-in, mas também importante em combustão (tamanho do tanque, consumo real).

  4. Conforto e Ergonomia

    Qualidade dos bancos, espaço interno, nível de ruído, suspensão, facilidade de acesso e posição de condução.

  5. Tecnologia e Conectividade

    Infotainment, integração com smartphone, atualizações OTA, assistentes virtuais, personalização digital.

  6. Segurança

    Sistemas ADAS (travagem automática, ACC, manutenção de faixa, monitorização de fadiga), número de airbags, estrutura e testes de colisão.

  7. Travagem e Estabilidade

    Qualidade dos travões, distância de travagem, comportamento em curvas, controle de tração e estabilidade.

  8. Espaço e Funcionalidade

    Porta-malas, espaço para ocupantes, modularidade dos bancos, porta-objetos e usabilidade no dia a dia.

  9. Design e Acabamento

    Estilo exterior, qualidade de materiais no interior, atenção ao detalhe e percepção de valor.

  10. Custo-Benefício

    Preço em relação ao que oferece, garantia, custo de manutenção, valor de revenda.




🔗 Veja também os nossos vídeos exclusivos com o Opel Corsa GS Hybrid:

  • Apresentação

  • Design & Exterior

  • Interior & Tecnologia

  • Teste Dinâmico

  • Resumo e Avaliação Final


Vídeos do teste realizado

(Artur Semedo, editor de Veículos com participação especial de Keller Carvalho)



🔎 Ficha Técnica — Opel Corsa GS Hybrid 145 cv

Categoria

Especificações

Motor

1.2 Turbo 3 cilindros a gasolina + sistema híbrido 48V

Potência combinada

145 cv

Binário máximo

230 Nm

Transmissão

Automática de dupla embraiagem, 6 velocidades

Tracção

Dianteira (FWD)

Bateria

Iões de lítio, 48V, 0,89 kWh

Suspensão dianteira

McPherson

Suspensão traseira

Eixo de torção

Travões

Discos ventilados (dianteiros) / Discos sólidos (traseiros)

Comprimento

4.060 mm

Largura

1.765 mm

Altura

1.433 mm

Distância entre eixos

2.538 mm

Porta-malas

309 L (1.081 L com bancos rebatidos)

Peso em ordem de marcha

~ 1.200 kg (dependendo do equipamento)

Pneus / Rodas

Jantes em liga leve de 17”

Consumo médio (WLTP)

4,7 – 5,2 l/100 km Oficial 4,6 l/100 km Nosso teste

Emissões de CO₂

~105 – 115 g/km (WLTP)

Velocidade máxima

~210 km/h

0-100 km/h

~8,7 s

Capacidade do depósito

40 L

Lugares

5

Tecnologia interior

Painel digital + Multimédia até 10” com Apple CarPlay™ & Android Auto™ sem fios

Segurança

ADAS completo (travagem automática, cruise adaptativo, manutenção de faixa, etc.)


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page