
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A Volvo Cars anunciou que vai acrescentar o seu SUV médio campeão de vendas, o XC60, à linha de produção da sua fábrica nos EUA, em Ridgeville, nos arredores de Charleston, na Carolina do Sul. A unidade de última geração, que também monta o totalmente elétrico EX90, tem previsão de início da produção do XC60 para o final de 2026.
O XC60 é o modelo mais vendido da empresa a nível global há anos e também o modelo Volvo mais popular entre os clientes americanos. Nos primeiros seis meses de 2025, as vendas do XC60 nos EUA aumentaram quase 23%.
"A adição do XC60 à nossa linha de produção em Charleston irá fortalecer ainda mais a sua posição e atratividade no competitivo mercado americano, ao mesmo tempo que apoia e cria empregos na indústria americana",
disse Håkan Samuelsson, CEO da Volvo Cars.
“Isto também está em linha com a nossa ambição de construir onde vendemos e reforça o nosso compromisso a longo prazo com o mercado americano, onde celebramos o nosso 70º aniversário e já vendemos mais de 5 milhões de automóveis.”
Para além da sua popularidade nos EUA, o XC60 é também um automóvel de importância global para a Volvo Cars. Recentemente, ultrapassou a carrinha 240 como o seu modelo mais vendido de sempre, com mais de 2,7 milhões de XC60 a circular pelo mundo – e este número continua a crescer.

O carro certo para o mercado americano
O XC60 é atualmente o modelo Volvo mais vendido nos EUA. Os clientes americanos adoram o XC60 pela sua combinação de segurança, luxo e design escandinavo. Este ano, mais de 33% das vendas da Volvo Cars nos EUA são do XC60, e 25% delas são híbridos plug-in.
Sendo o quarto híbrido plug-in de luxo mais vendido nos EUA, representa também uma ponte importante para a eletrificação para os clientes. Assim que experimentarem a eletrificação em híbridos plug-in, estarão mais propensos a querer outro híbrido plug-in ou um conjunto propulsor totalmente elétrico no seu próximo automóvel.
“O XC60 já é adorado em todo o mundo e nos EUA, e estamos orgulhosos de poder oferecer em breve às famílias americanas o XC60 que tanto adoram, montado aqui pelos trabalhadores automóveis americanos”,
afirmou Luis Rezende, presidente da Volvo Cars Américas.
“O XC60 é o automóvel certo para este mercado. Oferece o melhor da Volvo num tamanho versátil, com opções de conjunto propulsor adequadas aos nossos clientes americanos. Continuamos impressionados com o espírito empreendedor na Carolina do Sul e estamos gratos ao estado da Carolina do Sul e ao Governador McMaster pela sua liderança.”
Uma instalação de última geração, preparada para o futuro
Localizada nos arredores de Charleston, a Volvo Cars inaugurou a sua primeira fábrica nos EUA em 2015, há quase uma década. Atualmente, a instalação de última geração monta os modelos Volvo EX90 e o SUV Polestar 3. É uma fábrica de alta capacidade, com capacidades em termos de múltiplas plataformas, tecnologias e modelos.
A Volvo Cars investiu 1,3 mil milhões de dólares na fábrica na última década, com investimentos extensivos para a preparar para o futuro. A oficina de carroçaria e pintura foram renovadas e significativamente ampliadas, enquanto a fábrica conta também com uma linha de produção de baterias de última geração. A adição do XC60 também ajuda a garantir futuros empregos locais na fábrica.
Com a adição da produção do XC60, tanto na versão híbrida leve como na híbrida plug-in, a Volvo Cars irá em breve produzir algo para todos na sua fábrica nos EUA. A empresa continuará a produzir o seu SUV EX90, modelo topo de gama, totalmente elétrico e com 7 lugares, para os clientes que pretendam mais espaço ou que estejam a pensar num modelo totalmente elétrico.
































Comentários