Volvo Cars regista queda de 9% nas vendas globais em agosto
Redação Europa
4 de set.
2 min de leitura
A Volvo Cars divulgou os resultados de vendas globais relativos a agosto de 2025, com um total de 48.029 automóveis comercializados, o que representa uma redução de 9% face ao mesmo mês do ano anterior.
Clique AQUI
Os modelos eletrificados — que incluem versões 100% elétricas e híbridas plug-in — representaram 43% do total de unidades vendidas no mês, ainda que tenham registado uma descida de 17% em comparação com agosto de 2024. Dentro deste segmento, os veículos totalmente elétricos corresponderam a 20% das vendas (9.604 unidades), enquanto os híbridos plug-in representaram 23% (11.111 unidades).
Entre os modelos com maior procura, o XC60 reafirmou a sua posição de best-seller da marca, com 17.366 unidades vendidas (face a 14.723 em 2024). Seguiram-se os XC40/EX40, com 9.404 unidades (10.668 em 2024), e o XC90, com 7.246 unidades (praticamente estável em relação às 7.292 do mesmo mês do ano passado).
No acumulado do ano, entre janeiro e agosto, a Volvo comercializou 451.082 veículos, menos 10% do que no mesmo período de 2024. Neste intervalo, os modelos eletrificados totalizaram 197.706 unidades, uma queda de 13%. As versões totalmente elétricas registaram 90.326 entregas (-24%), enquanto os híbridos plug-in ficaram praticamente em linha com o ano anterior, com 107.380 unidades (-1%).
Já os modelos com motorizações mild hybrid e a combustão atingiram 253.376 unidades, representando uma descida de 7%.
Os números de agosto contrastam com os resultados recorde alcançados pela Volvo Cars em 2024, quando a empresa registou um lucro operacional de 27 mil milhões de coroas suecas (SEK), uma receita histórica de 400,2 mil milhões de SEK e vendas globais de 763.389 veículos.
A marca sueca reforça, no entanto, a sua estratégia de transformação para a eletrificação total, mantendo como objetivo tornar-se um construtor 100% elétrico e alcançar neutralidade carbónica até 2040.
Comentários