top of page

W2RC: Após vitória, Loeb assume a liderança da prova com disputa do titulo ainda mais apertada

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 13 de out.
  • 3 min de leitura

W2RC: Após vitória, Loeb assume a liderança da prova com disputa do titulo ainda mais apertada
Sébastien Loeb

A 26.ª edição do Rallye du Maroc entrou verdadeiramente no seu ritmo com a realização da 1.ª etapa, entre Fez e Erfoud, num percurso total de 779 km, dos quais 298 km cronometrados sobre o desafiador planalto de Rekkam. Considerada uma das mais exigentes jornadas da prova, a etapa marcou reviravoltas importantes na luta pelos títulos tanto nas motos como nos carros — e poderá mesmo ter definido o rumo do campeonato mundial.


Clique AQUI
Clique AQUI

Loeb supera adversidades e salta para a liderança nos carros

Nos automóveis, a história foi de altos e baixos. Depois de vencer o prólogo, Nasser Al-Attiyah (The Dacia Sandriders) viu as suas aspirações comprometidas ao perder quase 10 minutos devido a um problema no braço de direção. O catari terminou apenas em 20.º lugar (+12m40s), ficando longe do pódio e da liderança da prova.


O dia foi dominado por Sébastien Loeb, também da Dacia, que manteve um ritmo forte do início ao fim e terminou no topo da classificação, superando Mattias Ekström (Ford M-Sport) por apenas 27 segundos e Lucas Moraes (Toyota Gazoo Racing W2RC) por 29 segundos. Nani Roma, Henk Lategan e Carlos Sainz seguem logo atrás, todos a menos de dois minutos do líder.


Para Al-Attiyah, a missão de conquistar o oitavo título no Rallye du Maroc ficou assim mais difícil, mas não impossível: em 2017, um atraso semelhante acabou com o catari no topo da classificação final, mas as características eram bem diferentes já que agora o lote de pilotos e equipas rápidas é muito grande na sua frente.


W2RC: Após vitória, Loeb assume a liderança da prova com disputa do titulo ainda mais apertada
Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing)

Sanders impõe-se nas motos e assume liderança geral

Depois de um arranque discreto na véspera, Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing) foi imparável nesta primeira etapa, vencendo de forma dominante e garantindo a liderança geral nas motos. O australiano terminou à frente do companheiro de equipa Edgar Canet (+1m24s), enquanto Ross Branch (Hero MotoSports) completou o pódio do dia (+4m05s).


A KTM esteve perto de conquistar um pódio totalmente laranja, até que Luciano Benavides sofreu uma queda violenta ao km 219 e abandonou com lesões no ombro e no joelho. O incidente teve impacto direto no campeonato, reduzindo a luta pelo pódio mundial a um duelo entre Ricky Brabec e Tosha Schareina, ambos da Honda.


Com esta vitória — a quarta no Rallye du Maroc e a 24.ª no campeonato mundial — Sanders lidera agora a classificação com 1m35s de vantagem sobre Canet e 4m38s sobre Branch. Em Rally2, Canet também não deu hipóteses à concorrência e lidera com folga, enquanto em Rally3 o jovem Noa Sainct (Nomade Racing) conquistou a sua primeira vitória mundial, dando à KTM um triplo triunfo no dia.



Portugueses brilham nos SSV e Seaidan vence no Challenger

No Challenger, Yasir Seaidan (Race World - MMP) confirmou o favoritismo e conquistou a vitória, ampliando o seu domínio na temporada com o sétimo triunfo do ano. Já nos SSV, a bandeira portuguesa esteve em destaque com João Dias (Santag Racing) a vencer a etapa, seguido por Alexandre Pinto (+13s) e Luís Cidade (+1m14s). Um pódio totalmente português.


Entre os camiões, o checo Martin Macik (MM Technology) continua a dominar e é agora o único vencedor do prólogo a manter a liderança, com uma vantagem confortável de 32m51s sobre Kay Huzink.


W2RC: Após vitória, Loeb assume a liderança da prova com disputa do titulo ainda mais apertada
Lucas Moraes

Luta pelo título ao rubro no W2RC

Com a queda de Al-Attiyah para o 20.º lugar, a luta pelo título mundial do World Rally-Raid Championship (W2RC) ganhou novo fôlego. Lucas Moraes reduziu a diferença para sete pontos ao terminar em terceiro e Henk Lategan está agora a oito pontos do líder. Ainda há 53 pontos em disputa, incluindo os três do “Power Selective Section”, a derradeira especial que pode ser decisiva para o desfecho da temporada.


Próximas etapas e novos desafios

A 2.ª etapa decorrerá esta terça-feira (14) num percurso em loop em redor de Erfoud, com 394 km no total e 307 km cronometrados, e marcará a entrada no terreno mais temido do rali: as dunas do Erg Chebbi. Será um teste determinante para máquinas e pilotos, com navegação mais complexa e secções técnicas que poderão redefinir a classificação geral.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

Hyundai KAUAI EV: teste dinâmico, consumos reais e comportamento da nova plataforma elétrica

02:52
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page