
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










A marca japonesa conquista a dobradinha nas 8 Horas do Bahrein e sobe ao segundo lugar no Mundial de Construtores após uma temporada difícil.
A Toyota Gazoo Racing encerrou com chave de ouro uma temporada desafiadora no Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC) ao vencer as 8 Horas do Bahrein, disputadas este sábado (8 de novembro) no circuito de Sakhir.
A vitória do #7 GR010 Hybrid, conduzido por Kamui Kobayashi, Mike Conway e Nyck de Vries, pôs fim a um jejum de vitórias que ameaçava tornar 2025 o primeiro ano sem triunfos para a Toyota em uma década.
O #8 GR010, tripulado por Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Ryō Hirakawa, completou a dobradinha, garantindo o segundo lugar e consolidando o melhor resultado coletivo da equipa japonesa nesta temporada, que terminou com a Toyota no segundo posto da classificação de Construtores, atrás da campeã Ferrari.
Depois de garantir a primeira fila da grelha de partida na qualificação, as duas máquinas da Toyota dominaram de forma consistente as oito horas de corrida, num evento que começou ainda com luz natural e terminou sob os holofotes do circuito do deserto.
O trio Kobayashi-Conway-De Vries liderou a maior parte da prova, cruzando a linha de chegada com 20 segundos de vantagem sobre o carro #8. O desempenho imaculado do #7 refletiu um esforço coletivo exemplar, tanto na pista como nas estratégias de boxe.
“Não há uma única chave para o sucesso”, comentou Nyck de Vries após a vitória. “A equipa esteve impecável — desde o trabalho no pitwall até aos mecânicos e aos meus companheiros Kamui e Mike. Mesmo quando a corrida não nos favoreceu no início, mantivemos a calma e executámos à perfeição. Foi uma recompensa merecida após um ano em que nunca desistimos.”

Durante as primeiras horas, Brendon Hartley destacou-se com uma ousada estratégia de pneus que colocou o #8 temporariamente na liderança. No entanto, uma penalização por ultrapassagem sob bandeira amarela, ainda durante o turno de Buemi, fez o carro cair na classificação.
A entrada de um Safety Car nas voltas finais permitiu ao #8 recuperar terreno e completar a dobradinha, reforçando o domínio da Toyota num circuito que tem sido particularmente favorável à marca — a oitava vitória em 11 edições do WEC no Bahrein.
Apesar da vitória da Toyota, o destaque geral do fim de semana pertenceu à Ferrari, que conquistou os títulos de Construtores e de Pilotos com o protótipo Ferrari 499P. O carro #51, de Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi, terminou em quarto, entre os dois outros Ferraris (#50 e #83), resultado suficiente para assegurar a coroa mundial.
A Toyota, por sua vez, encerra 2025 com um sinal de recuperação após uma temporada em que enfrentou dificuldades técnicas e uma concorrência crescente das equipas europeias e norte-americanas.

O #12 Cadillac Hertz Team JOTA V-Series.R, guiado por Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens, terminou em sexto lugar, logo à frente do Aston Martin THOR Team #009 Valkyrie.
A estreia do novo Hypercar britânico chegou a prometer mais, com o espanhol Alex Riberas a liderar brevemente a corrida — um feito histórico para o regresso da Aston Martin à categoria principal.
Toyota Gazoo Racing #7 (Kobayashi / Conway / De Vries)
Toyota Gazoo Racing #8 (Buemi / Hartley / Hirakawa)
Ferrari AF Corse #50 (Fuoco / Nielsen / Molina)
Ferrari AF Corse #51 (Giovinazzi / Calado / Pier Guidi)
Ferrari AF Corse #83 (Kubica / Hanson / Ye)
Cadillac Team JOTA #12 (Lynn / Nato / Stevens)
Aston Martin THOR #009 (Sørensen / Riberas / De Angelis)
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo




























Comentários