top of page

WRC: Toyota Gazoo Racing em força máxima com 5 carros em algumas provas

Foto do escritor: Redação Europa Redação Europa
WRC: Toyota Gazoo Racing em força máxima com 5 carros em algumas provas

A Toyota Gazoo Racing World Rally Team (TGR WRT) inicia uma época de 2025 do Campeonato Mundial de Ralis da FIA, repleta de novos desafios no clássico Rali de Monte-Carlo, de 23 a 26 de janeiro onde estará presente com nada menos que 5 carros.


O mais antigo e mais famoso rali do mundial de ralis proporciona um início único ao calendário alargado de 14 ralis este ano, que inclui novas provas do WRC a serem disputadas nas Ilhas Canárias, Paraguai e Arábia Saudita.


Há também mudanças significativas no campo técnico para 2025. A categoria de topo dos carros de rali -  Rally1 - deixará de utilizar unidades híbridas plug-in na sequência de uma alteração do regulamento. Como resultado, o peso mínimo foi reduzido de 1260 para 1180 quilogramas e o tamanho do restritor de ar foi reduzido de 36 para 35 milímetros para ajudar a manter uma relação peso-potência semelhante à anterior. Entretanto, a Hankook se torna, pela primeira vez, o único fornecedor de pneus para as categorias de topo do WRC.


WRC: Toyota Gazoo Racing em força máxima com 5 carros em algumas provas

Os regulamentos desportivos também foram alterados. Os pontos serão mais uma vez atribuídos com base nas posições gerais no final do rali, com uma vitória a valer novamente 25 pontos. A classificação do Super Sunday no último dia oferece agora até cinco pontos de bónus, tal como a Power Stage no final do rali.


Embora tenham passado apenas oito semanas desde que a TGR-WRT conquistou o título de construtores numa emocionante conclusão da época de 2024 no Rali do Japão, a equipa tem trabalhado arduamente para se adaptar a estas alterações e continuar a melhorar o GR YARIS Rally1, que continua a funcionar com combustível 100% sustentável e isento de combustíveis fósseis. Para refletir as diferentes caraterísticas exigidas ao motor, uma vez que o impulso fornecido pela unidade híbrida já não está disponível, foram feitas modificações no sistema de escape e nas árvores de cames, enquanto as relações de transmissão também foram revistas, entre outras medidas para otimizar o conjunto.


A equipa também conta com um alinhamento de pilotos reforçado e alargado esta época, correndo até cinco Toyota GR YARIS Rally1 em vários eventos, incluindo o Rallye Monte-Carlo.


WRC: Toyota Gazoo Racing em força máxima com 5 carros em algumas provas

Os duplos campeões mundiais Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen regressam à competição a tempo inteiro, juntamente com Elfyn Evans e o seu copiloto Scott Martin, os vice-campeões do campeonato de 2024. Sébastien Ogier vai tentar alcançar um recorde de 10ª vitória no Rali de Monte - Carlo que tem sede na sua cidade natal, Gap, nos Alpes franceses - ao iniciar outra campanha parcial ao lado do copiloto Vincent Landais. Estas três equipas estão nomeadas para competir pelos pontos dos construtores para a TGR-WRT na primeira ronda, com o apoio de Takamoto Katsuta e do navegador Aaron Johnston no quarto Yaris.


Já Sami Pajari, o campeão do WRC2 de 2024, inicia a sua primeira época completa na categoria máxima, para a qual se juntou ao experiente copiloto Marko Salminen. Para melhor apoiar o seu desenvolvimento, seguindo um caminho semelhante ao anteriormente traçado por Katsuta, o GR YARIS Rally1 de Pajari está inscrito sob uma segunda equipa, a TGR-WRT2, que também irá contribuir para a competição no campeonato de construtores. O carro apresenta uma pintura metade branca e metade preta que representa o compromisso da equipa em oferecer oportunidades aos jovens pilotos para atingirem o mais alto nível no WRC.


Oliver Solberg, que lutou com Pajari pela coroa do WRC2, muda para um GR Yaris Rally2 gerido e inscrito pela Printsport para a sua candidatura ao título de 2025 e tem a oportunidade de se familiarizar com o carro no Rallye Monte-Carlo antes do início da sua campanha de sete provas no WRC2. Também ao volante do GR Yaris Rally2 estão os pilotos do Programa TGR WRC Challenge, Hikaru Kogure e Yuki Yamamoto, que se estreiam em Monte-Carlo, ganhando nova experiência antes das suas segundas épocas no WRC2.


WRC: Toyota Gazoo Racing em força máxima com 5 carros em algumas provas

Conhecido pelas suas condições meteorológicas frequentemente variáveis, que podem trazer gelo e neve, o Rallye Monte-Carlo nas estradas de asfalto de montanha terão, como habitualmente, início e fim na Praça do Casino, no Mónaco. Com partida na quinta-feira à tarde, as equipas irão enfrentar três etapas de abertura durante a noite, no caminho de regresso ao parque de assistência de Gap. As especiais de sexta-feira, serão a Este e Norte de Gap com pausa a meio do dia. O sábado segue um formato semelhante com três especiais repetidas a oeste, incluindo a nova especial Aucelon - Recoubeau-Jansac. A última especial de domingo começa em Gap, repetindo duas das especiais de quinta-feira à noite, antes da Power Stage, que passa pelo icónico Col de Turini.

 

Jari-Matti Latvala (director da Equipa TGR-WRT)

“Parece que a época de 2024 acabou há pouco tempo e agora estamos a preparar-nos para começar uma nova época com muitos aspetos novos. Com a remoção da unidade híbrida e o peso reduzido, temos trabalhado arduamente para otimizar o carro e encontrar o equilíbrio certo com a configuração. Eu próprio tive a oportunidade de conduzir este novo conjunto e, mesmo com menos potência, o desempenho está próximo do anterior e o carro parece ainda mais ágil. Também damos as boas-vindas a um novo fornecedor de pneus, a Hankook. Podemos esperar ver pilotos que se adaptam a esta mudança mais rapidamente e que são capazes de andar nos limites mais cedo."
WRC: Toyota Gazoo Racing em força máxima com 5 carros em algumas provas
"O Rallye Monte-Carlo é o evento mais desafiante em termos de estratégia de pneus, dadas as condições variáveis. Tivemos uma mistura de condições climatéricas nos testes, incluindo alguma neve, mas o rali pode trazer sempre surpresas. Com o nosso alinhamento reforçado este ano, estamos confiantes de que os nossos pilotos podem lutar pelos lugares cimeiros desta prova e pelos títulos do campeonato. Para o seu primeiro ano completo no Rally1, inscrevemos o Sami numa segunda equipa, tal como fizemos anteriormente com o Takamoto, o que também pode trazer uma dimensão extra ao campeonato de construtores. Embora o principal objetivo para ele nesta prova seja terminar e ganhar experiência, esperamos vê-lo crescer e desenvolver-se durante o ano.”

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

Toyota Yaris Cross com um conjunto mecânico muito eficiente

01:29
Reproduzir vídeo
Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

Quais as razões para comprar um Toyota Yaris Cross

01:28
Reproduzir vídeo
Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

Este é o Toyota mais vendido em Portugal!

01:25
Reproduzir vídeo
Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

Não falta nada no interior em nosso Renault Clio Techno TCe 100 Eco-G

01:36
Reproduzir vídeo
bottom of page