
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
há 2 dias



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


De 10 a 17 de outubro, o Rallye du Maroc regressa para a sua 26ª edição, consolidando-se como o segundo maior rali-raid do mundo depois do Dakar. A cidade de Fez será o ponto de partida para os 2.299 quilómetros de prova, dos quais 1.478 km serão disputados em especiais, com final em Erfoud, no coração do deserto marroquino.
Com o Alto Patrocínio de Sua Majestade o Rei Mohammed VI, esta edição volta a encerrar o FIA-FIM World Rally-Raid Championship, reunindo 236 veículos inscritos: 107 FIA, 122 FIM e 7 Open, confirmando a dimensão global da competição.
No total, 45 nacionalidades estarão representadas em Marrocos. França e Espanha lideram em número de inscritos, mas também haverá presença portuguesa, com destaque para navegadores nacionais que integram equipas FIA.
Nos carros, a lista de inscritos promete um duelo memorável entre os principais construtores e equipas privadas. Os Dacia Sandriders (Al Attiyah, Loeb e Gutiérrez) enfrentam a poderosa armada da Ford M-Sport (Sainz, Roma, Ekström, Guthrie), numa batalha que não se via desde o Dakar.
A Toyota Gazoo Racing, recordista de vitórias em Marrocos, tem a presença com Lucas Moraes (vencedor em Portugal), Henk Lategan e Seth Quintero, reforçada pelo portugês João Ferreira e Variawa. Já a Overdrive Racing, vencedora do último Dakar, volta a alinhar com as Hilux Evo, juntando nomes como Yazeed Al Rajhi.
O grande favorito ao título, Nasser Al Attiyah, recordista de vitórias no Rallye du Maroc (7), chega pressionado como nunca, com Moraes e Lategan a encurtarem distâncias na luta pelo título mundial mais disputado de sempre no W2RC.
As categorias Challenger, SSV, camiões e Open reforçam o caráter de “ensaio geral” para o Dakar. Destaque para a estreia do argentino Kevin Benavides (duas vezes campeão no Dakar em motos), agora ao volante de um protótipo Challenger.
Nos SSV, a South Racing e a Can-Am Factory prometem domínio, enquanto nos camiões a luta oporá a MM Technology aos Renault C460. Os Toyota Auto Body, já preparados para a futura categoria Stock em 2026, serão outro dos pontos de interesse.
Na categoria das duas rodas, os holofotes estão em Daniel Sanders (KTM), já coroado campeão mundial e vencedor das quatro rondas anteriores. O australiano, que também triunfou em Marrocos em 2024, persegue o feito inédito do “Grand Slam” — vencer todas as provas do campeonato numa única temporada.
A armada das marcas de fábrica promete espetáculo: Honda (Brabec, Van Beveren, Howes, Shareina), Hero (Branch, Cornejo) e Sherco (Santolino, Cox) juntam-se à KTM para um duelo de luxo. O veterano Stefan Svitko também marcará presença, preparando-se para o seu 17º Dakar consecutivo.
Com 103 pilotos inscritos, o Rally2 é a categoria mais concorrida, liderada por Edgar Canet, também da KTM, que persegue o título e sonha em seguir os passos de Marc Coma. Entre os destaques está ainda a presença da indiana Aishwarya Pissay, estreante que ambiciona a qualificação para o seu primeiro Dakar.
Esta será uma edição especial também nos bastidores: David Castera, diretor da prova desde 2018, despede-se da organização. O francês passará o testemunho à Pro Dunes, garantindo que o espírito do rali continuará vivo:
“O Rallye du Maroc sempre foi a prova mais autêntica depois do Dakar. Tenho a certeza de que continuará a ser uma referência mundial graças à paixão dos competidores e ao apoio do povo marroquino.”
Calendário do Rallye du Maroc 2025
8 de outubro: abertura do parque de assistência (Grand Stade de Fès)
9 e 10 de outubro: verificações técnicas e administrativas
12 de outubro: prólogo (82 km / 19 km cronometrados)
13 a 17 de outubro: 5 etapas principais entre Fez e Erfoud (total de 2.299 km)
17 de outubro: cerimónia final e entrega de prémios
Rallye du Maroc 2025 promete ser uma edição memorável, não só como teste supremo para o Dakar 2026, mas também como palco de confrontos históricos entre a nova geração de pilotos e as lendas da categoria.
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