
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A Ferrari revelou o 849 Testarossa, a nova berlinetta híbrida plug-in de motor V8 biturbo central-traseiro que eleva a fasquia deixada pelo SF90 Stradale. O nome resgata sete décadas de herança — “Testa Rossa” surgiu em 1956 nos cobres das cabeças dos motores de competição e marcou a história com o icónico modelo de 1984 — e regressa agora associado a uma proposta que combina design de inspiração histórica, engenharia de competição e a arquitectura híbrida mais potente alguma vez montada num Ferrari de produção.
No centro do 849 Testarossa está o V8 F154FC totalmente revisto, agora com 830 cv (208 cv/l), novos turbos (os maiores jamais usados num Ferrari de série), cabeças e bloco redesenhados, colectores em Inconel® e aligeiramento extenso (parafusos em titânio, árvores de cames maquinadas). A isto somam-se três motores eléctricos (dois no eixo dianteiro – RAC-e – e um MGU-K no traseiro), alimentados por bateria de 7,45 kWh, para 220 cv eléctricos e 1.050 cv combinados. Há 4WD on-demand com torque vectoring e quatro modos no eManettino (eDrive, Hybrid, Performance, Qualify). Em modo 100% elétrico, percorre até 25 km.
A carroçaria, com referências aos protótipos dos anos 70 (512 S/M) e à escola “cab-forward”, foi afinada para gerar 415 kg de carga a 250 km/h (+25 kg face ao SF90) e +15% de capacidade de arrefecimento de motor, travões e componentes híbridos. Há asa traseira activa (Low Drag/High Downforce em <1 s, até 100 kg de carga), piso dianteiro redesenhado com vortex generators, difusor traseiro multi-nível e condutas laterais que aumentam em 30% o caudal para os intercoolers.
A Ferrari evoluiu profundamente os controlos electrónicos. O ABS Evo trabalha com o FIVE (Ferrari Integrated Vehicle Estimator), um “gémeo digital” que estima com precisão a velocidade (<1 km/h) e o ângulo de guinada (<1º), refinando TC, eDiff, e4WD e distribuição de travagem. O sistema brake-by-wire foi revisto; há discos maiores e novas pinças traseiras, com ganhos de consistência em pista e em utilização prolongada. A suspensão recebeu molas -35% (massa), amortecimento optimizado e menor roll gradient (-10%). Resultado: melhor relação peso/potência de sempre num Ferrari, sem aumento de massa face ao SF90.


O timbre do V8 foi trabalhado para maior pureza nos médios e brilho nos agudos até às 8.300 rpm, com estratégia de passagem de caixa herdada do SF90 XX Stradale para “upshifts” mais envolventes. A resposta ao acelerador é mais imediata sem penalizar o “low-end”.
Assinado pelo Centro Stile Ferrari (Flavio Manzoni), o 849 Testarossa introduz volumes nítidos, uma face dianteira “em ponte” e dupla cauda traseira. Dentro, o tablier horizontal com “sails” arquitectónicos integra o gate inspirado no F80, e um novo volante com botões mecânicos (incluindo o Engine Start). A interface concentra funções no condutor, mantém Apple CarPlay®/Android Auto®, carregamento wireless e serviços MyFerrari Connect.

Opcionalmente, o Assetto Fiorano corta cerca de 30 kg com uso extensivo de compósitos e titânio (assentos tubulares em Alcantara, jantes de carbono de 20”), adopta amortecedores Multimatic de taxa única, aerodinâmica específica (flicks maiores, geradores adicionais, twin wings que triplicam a carga traseira) e pneus Michelin Pilot Sport Cup2 dedicados. Pela primeira vez, é possível combinar front lifter mantendo a Magneride semiactiva.
Estreia de ligas secundárias de alumínio reciclado (cabeça, bloco, cárter), reduzindo até 80% as emissões por kg de alumínio. A marca oferece 7 anos de manutenção e programas Warranty Extension Hybrid e Power Hybrid com substituição sem custo da HVB no 8.º e 16.º anos, respectivamente, conforme o plano.

Secção | Especificação |
Powertrain Híbrido | Potência máxima combinada: 1.050 cv |
Motor Térmico | V8 biturbo dry-sump (F154FC), 3.990 cc, 830 cv @ 7.500 rpm, 842 Nm @ 6.500 rpm, redline 8.300 rpm, 9,54:1 (compressão), 208 cv/l |
Sistema Elétrico | Potência máx. em eDrive: 163 cv; Bateria: 7,45 kWh; Autonomia elétrica: até 25 km |
Transmissão | F1 DCT de 8 velocidades |
Controlo Eletrónico | SSC 9.0, TC, eDiff, SCM, FDE 2.0, EPS, FIVE, ABS Evo e EBD performance (todas as posições do Manettino) |
Dimensões | Comp.: 4.718 mm · Larg.: 2.304 mm · Alt.: 1.225 mm · Entre-eixos: 2.650 mm |
Vias | Fr.: 1.678 mm · Tr.: 1.673 mm |
Pesos | Peso seco*: 1.570 kg · 1,5 kg/cv (peso/potência) · Distribuição: 45% fr / 55% tr |
Dep./Bagageira | Depósito: 68 L · Bagageira: 74 L |
Pneus/Jantes | Fr.: 265/35 R20 J9.5 · Tr.: 325/30 R20 J11.5 |
Travões | Fr.: 410 × 223 × 38 mm · Tr.: 372 × 233 × 34 mm |
Performance | V. máx.: >330 km/h · 0-100 km/h: <2,3 s · 0-200 km/h: 6,35 s |
Travagem | 100-0 km/h: 28,5 m · 200-0 km/h: 108,0 m |
Pista de Fiorano | 1’17”500 |
Aerodinâmica | 415 kg de downforce a 250 km/h; spoiler traseiro activo (LD/HD, <1 s) |
Consumos/Autonomia EV | eDrive até 25 km (7,45 kWh) |
*Peso seco conforme especificação do fabricante.
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