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A indústria automóvel europeia apela a uma acção urgente à medida que a procura por veículos elétricos diminui

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    Redação Europa
  • 19 de set. de 2024
  • 2 min de leitura
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A tendência de redução da quota de mercado dos automóveis elétricos a bateria na UE envia um sinal extremamente preocupante à indústria. Os fabricantes de automóveis europeus, unidos na ACEA, apelam às instituições governamentais e políticos da UE para que apresentem medidas de alívio urgentes antes de entrarem em vigor novas metas de CO2 para automóveis e carrinhas em 2025.


Os últimos dados de registo automóvel na UE divulgados hoje pela ACEA confirmam mais uma vez que o mercado dos automóveis elétricos está agora numa trajetória descendente contínua.


As preocupação da entidade é clara no comunicado da ACEA:


“Faltam-nos condições cruciais para alcançar o impulso necessário na produção e adoção de veículos com emissões zero: infraestruturas de carregamento e reabastecimento de hidrogénio, bem como um ambiente de produção competitivo, energia verde acessível, incentivos fiscais e de compra, e um fornecimento seguro de matérias-primas , hidrogénio e baterias. O crescimento económico, a aceitação dos consumidores e a confiança nas infra-estruturas também não se desenvolveram suficientemente."

"Como resultado, a transição para emissões zero é altamente desafiante, com preocupações crescentes sobre o cumprimento das metas de redução de emissões de CO2 para automóveis e carrinhas previstas para 2025. As regras actuais não têm em conta a profunda alteração do clima geopolítico e económico ao longo dos últimos anos e a incapacidade inerente da lei para se ajustar à evolução do mundo real corrói ainda mais a competitividade do sector."

"Isto levanta a perspectiva assustadora de multas de vários milhares de milhões de euros, que de outra forma poderiam ser investidas na transição para emissões zero, ou de cortes de produção desnecessários, perdas de emprego e uma cadeia de abastecimento e de valor europeia enfraquecida, numa altura em que enfrentamos uma concorrência feroz por parte de outras regiões produtoras de veículos."

"A indústria não pode dar-se ao luxo de esperar pela revisão dos regulamentos relativos ao CO2 em 2026 e 2027, precisamos de medidas urgentes e significativas agora para inverter a tendência descendente, restaurar a competitividade da indústria da UE e reduzir as vulnerabilidades estratégicas também será absolutamente fundamental para garantir que as condições vitais, como as infraestruturas para camiões e autocarros, sejam ampliadas a tempo."

"Estamos prontos para discutir um pacote de alívio a curto prazo para as metas de CO2 para 2025 para automóveis e carrinhas, bem como uma revisão rápida, abrangente e robusta dos regulamentos de CO2 para automóveis e camiões, bem como legislação secundária específica, para colocar a transição para emissões zero firmemente no bom caminho e garantir o futuro industrial da Europa”,

terminou assim o comunicado da ACEA onde as preocupações com todo o ecossistema de veículos elétricos a bateria continua a gerar insegurança, para fabricantes e consumidores.   


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