
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










A 26.ª edição do Rallye du Maroc começou a toda a velocidade com um prólogo curto, mas importante, nos arredores de Fez. O pequeno teste de 19 km definiu a ordem de partida para a primeira etapa e serviu de aperitivo para uma semana de competição intensa no deserto. E como era de esperar, dois nomes sobressaíram logo no arranque: Ricky Brabec nas motos e Nasser Al-Attiyah nos automóveis. Mas para os portugueses os olhos estão todos voltados para o desempenho de João Ferreira e Filipe Palmeiro que já neste pequeno aperitivo animaram os fãs lusos com um segundo lugar que mostra, mais uma vez, que a dupla está ao nível dos mais rápidos no W2RC. Também nos SSV a vitória foi portuguesa com o piloto João Dias a ser o mais rápido.

Sete vezes vencedor do Rallye du Maroc, Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandriders) confirmou o favoritismo e venceu o prólogo dos automóveis com um tempo impressionante de 11m56s. O piloto catari deixou o português João Ferreira (Toyota Gazoo Racing) a 11 segundos e o seu companheiro de equipa Sébastien Loeb a 17 segundos, num arranque dominado pela Dacia.
Logo atrás surgiram Mathieu Serradori (Century Racing), em quarto, e os Ford oficiais de Mattias Ekström, Nani Roma e Carlos Sainz, todos separados por apenas dois segundos. Os principais adversários de Al-Attiyah no Mundial, Lucas Moraes e Henk Lategan, terminaram apenas em 8.º e 14.º, respetivamente, e terão de atacar forte nas próximas etapas, embora o tempo perdido tenha sido muito pouco em relação ao que vem pela frente.

Três anos depois do seu último triunfo em Marrocos, o norte-americano Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC) voltou a saborear a vitória ao impor-se no prólogo com o tempo de 12m48s, superando por apenas 1 segundo o seu colega de equipa Tosha Schareina, especialista nesta fase da prova e vencedor dos dois últimos prólogos disputados no país.
Atrás dos dois homens da Honda ficaram os pilotos oficiais da KTM: Daniel Sanders (+5s) e Luciano Benavides (+10s), confirmando a luta cerrada entre as duas marcas pelo título mundial. Brabec, que nunca venceu o Rallye du Maroc mas já conta com quatro presenças no top 5, começou a prova com o pé direito e coloca-se em excelente posição na disputa pelo vice-campeonato mundial.
Na categoria Rally2, o sul-africano Michael Docherty (BAS World KTM) voltou a vencer em Marrocos depois de dois triunfos em 2023, superando Edgar Canet (Red Bull KTM) por apenas um segundo. Em Rally3, reservado aos estreantes, a vitória foi para Thomas Zoldos (Aub’Moto), seguido de Noa Sainct e Carlo Cabini.

A grande surpresa do dia veio na categoria Challenger, onde o jovem sul-africano de apenas 21 anos, Jayden Els (BBR Motorsport), foi o mais rápido, batendo Emilio Fernandez (+6s) e Puck Klaassen (+7s).
Entre os SSV, o português João Dias (Santag Racing) foi o mais veloz, à frente de Alexandre Pinto e do argentino Jeremias Gonzalez Ferioli (Can-Am Factory).
Nos camiões, Martin Macik (MM Technology) continua a mostrar domínio absoluto e venceu com 14m31s, deixando o jovem Kay Husink a quatro segundos.
A primeira etapa do Rallye du Maroc, que liga Fez a Erfoud, será uma verdadeira prova de fogo: 779 km no total, dos quais 298 km cronometrados, com longas secções no planalto de Rekkam – território já conhecido das edições africanas do Dakar. Será a etapa mais longa e exigente da prova, combinando velocidade com navegação precisa.
Quatro marcas diferentes terminaram no top 5 dos automóveis: Dacia, Toyota, Century e Ford.
Os quatro pilotos mais rápidos das motos são também os quatro primeiros do Mundial: Brabec, Schareina, Sanders e Benavides, separados por apenas 10 segundos.
Noa Sainct, filho do lendário tricampeão do Dakar Richard Sainct, ficou a apenas 8 segundos da vitória em Rally3, na sua estreia num evento do Mundial.
13 de outubro – Etapa 1: Fez → Erfoud (779 km / 298 km cronometrados)
14 de outubro – Etapa 2: Erfoud → Erfoud (393 km / 306 km)
15 de outubro – Etapa 3: Erfoud → Erfoud (327 km / 323 km)
16 de outubro – Etapa 4: Erfoud → Erfoud (379 km / 284 km)
17 de outubro – Etapa 5: Erfoud → Erfoud (306 km / 216 km) + Power Stage (39 km / 33 km)
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