top of page

Al-Attiyah e Brabec dominam o prólogo com João Ferreira em destaque e vitória de João Dias nos SSV

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • 12 de out.
  • 4 min de leitura
Nasser Al-Attiyah Dacia Foto ASO Press
Nasser Al-Attiyah Dacia Foto ASO Press

A 26.ª edição do Rallye du Maroc começou a toda a velocidade com um prólogo curto, mas importante, nos arredores de Fez. O pequeno teste de 19 km definiu a ordem de partida para a primeira etapa e serviu de aperitivo para uma semana de competição intensa no deserto. E como era de esperar, dois nomes sobressaíram logo no arranque: Ricky Brabec nas motos e Nasser Al-Attiyah nos automóveis. Mas para os portugueses os olhos estão todos voltados para o desempenho de João Ferreira e Filipe Palmeiro que já neste pequeno aperitivo animaram os fãs lusos com um segundo lugar que mostra, mais uma vez, que a dupla está ao nível dos mais rápidos no W2RC. Também nos SSV a vitória foi portuguesa com o piloto João Dias a ser o mais rápido.


João Ferreira e Filipe Palmeiro Toyota Gazoo Racing Foto ASO Press
João Ferreira e Filipe Palmeiro Toyota Gazoo Racing Foto ASO Press

Al-Attiyah impõe ritmo forte e mostra porque é o “rei” de Marrocos

Sete vezes vencedor do Rallye du Maroc, Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandriders) confirmou o favoritismo e venceu o prólogo dos automóveis com um tempo impressionante de 11m56s. O piloto catari deixou o português João Ferreira (Toyota Gazoo Racing) a 11 segundos e o seu companheiro de equipa Sébastien Loeb a 17 segundos, num arranque dominado pela Dacia.


Logo atrás surgiram Mathieu Serradori (Century Racing), em quarto, e os Ford oficiais de Mattias Ekström, Nani Roma e Carlos Sainz, todos separados por apenas dois segundos. Os principais adversários de Al-Attiyah no Mundial, Lucas Moraes e Henk Lategan, terminaram apenas em 8.º e 14.º, respetivamente, e terão de atacar forte nas próximas etapas, embora o tempo perdido tenha sido muito pouco em relação ao que vem pela frente.


Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC) Foto ASO Press
Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC) Foto ASO Press


Clique AQUI
Clique AQUI

Brabec regressa ao topo e dá à Honda a 60.ª vitória no RallyGP

Três anos depois do seu último triunfo em Marrocos, o norte-americano Ricky Brabec (Monster Energy Honda HRC) voltou a saborear a vitória ao impor-se no prólogo com o tempo de 12m48s, superando por apenas 1 segundo o seu colega de equipa Tosha Schareina, especialista nesta fase da prova e vencedor dos dois últimos prólogos disputados no país.


Atrás dos dois homens da Honda ficaram os pilotos oficiais da KTM: Daniel Sanders (+5s) e Luciano Benavides (+10s), confirmando a luta cerrada entre as duas marcas pelo título mundial. Brabec, que nunca venceu o Rallye du Maroc mas já conta com quatro presenças no top 5, começou a prova com o pé direito e coloca-se em excelente posição na disputa pelo vice-campeonato mundial.


Na categoria Rally2, o sul-africano Michael Docherty (BAS World KTM) voltou a vencer em Marrocos depois de dois triunfos em 2023, superando Edgar Canet (Red Bull KTM) por apenas um segundo. Em Rally3, reservado aos estreantes, a vitória foi para Thomas Zoldos (Aub’Moto), seguido de Noa Sainct e Carlo Cabini.


Lucas Moraes Toyota Gazoo Racing  Foto ASO Press
Lucas Moraes Toyota Gazoo Racing Foto ASO Press

Jovens talentos brilham nas categorias Challenger e SSV

A grande surpresa do dia veio na categoria Challenger, onde o jovem sul-africano de apenas 21 anos, Jayden Els (BBR Motorsport), foi o mais rápido, batendo Emilio Fernandez (+6s) e Puck Klaassen (+7s).


Entre os SSV, o português João Dias (Santag Racing) foi o mais veloz, à frente de Alexandre Pinto e do argentino Jeremias Gonzalez Ferioli (Can-Am Factory).


Nos camiões, Martin Macik (MM Technology) continua a mostrar domínio absoluto e venceu com 14m31s, deixando o jovem Kay Husink a quatro segundos.


Etapa 1: um teste ao estilo Dakar

A primeira etapa do Rallye du Maroc, que liga Fez a Erfoud, será uma verdadeira prova de fogo: 779 km no total, dos quais 298 km cronometrados, com longas secções no planalto de Rekkam – território já conhecido das edições africanas do Dakar. Será a etapa mais longa e exigente da prova, combinando velocidade com navegação precisa.


Destaques do dia

  • Quatro marcas diferentes terminaram no top 5 dos automóveis: Dacia, Toyota, Century e Ford.

  • Os quatro pilotos mais rápidos das motos são também os quatro primeiros do Mundial: Brabec, Schareina, Sanders e Benavides, separados por apenas 10 segundos.

  • Noa Sainct, filho do lendário tricampeão do Dakar Richard Sainct, ficou a apenas 8 segundos da vitória em Rally3, na sua estreia num evento do Mundial.


Programa das próximas etapas

  • 13 de outubro – Etapa 1: Fez → Erfoud (779 km / 298 km cronometrados)

  • 14 de outubro – Etapa 2: Erfoud → Erfoud (393 km / 306 km)

  • 15 de outubro – Etapa 3: Erfoud → Erfoud (327 km / 323 km)

  • 16 de outubro – Etapa 4: Erfoud → Erfoud (379 km / 284 km)

  • 17 de outubro – Etapa 5: Erfoud → Erfoud (306 km / 216 km) + Power Stage (39 km / 33 km)


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais aqui ou clique já no link de apoio


ree

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

Testámos o Mazda CX-80: autonomia, comportamento e conforto ao nível dos melhore

02:58
Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

Mazda CX-80 Takumi Plus: luxo japonês em cada detalhe do interior

02:58
Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

Primeiro olhar ao Mazda CX-80 — o novo gigante híbrido plug-in da Mazda

02:56
Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

Primeiro contacto com o Mazda CX-80 PHEV Takumi Plus — potência, espaço e sofisticação

03:00

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page