BMW Motorrad apresenta a nova BMW R 1300 RS
- Redação Europa
- há 6 dias
- 2 min de leitura

Com um design mais dinâmico e um quadro totalmente redesenhado, a nova BMW R 1300 RS posiciona-se como a sport-touring com o motor boxer mais desportivo de sempre, pronta para desafiar cada curva e conquistar qualquer estrada.
A nova BMW R 1300 RS combina o espírito das viagens de longa distância com uma postura mais provocadora, quer ao nível do design, quer da condução. Mantendo o legado da gama RS, a nova geração vai mais longe em termos de performance, conforto e segurança – seja em estrada, curvas de montanha ou viagens com pendura e bagagem.

Hauke Glässing, Project Manager da BMW R 1300 RS, afirma que, “com a nova BMW R 1300 RS, elevámos a nossa sport-touring com motor boxer ao mais alto nível. A moto foi concebida tendo em mente uma condução dinâmica. Graças a um motor, chassis e conceito aerodinâmico totalmente novos, a mota oferece uma experiência de condução ainda mais desportiva do que a sua antecessora. Ao mesmo tempo, continua a ser a companheira perfeita para passeios confortáveis e viagens de longa distância.”
Potência Boxer com alma desportiva
No coração da nova BMW R 1300 RS, está o motor boxer de dois cilindros e 1.300cc – sendo o mais potente alguma vez produzido pela BMW Motorrad. Debita 145cv (107 kW) às 7.750 rpm e um binário máximo de 149Nm às 6.500 rpm, permitindo uma resposta forte e imediata em qualquer regime.
Este modelo inclui três modos de condução de série (“Rain”, “Road” e “Eco”), podendo integrar os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”, com o pacote opcional Riding Modes Pro, que permitem afinações ainda mais desportivas. A tecnologia BMW ShiftCam, presente de série, otimiza a entrega de potência e a eficiência, tornando a condução envolvente e mais económica

Design dinâmico e ergonomia otimizada
A BMW R 1300 RS apresenta-se mais estreita e desportiva, com apontamentos aerodinâmicos e o farol LED em forma de “split-face”, agora com luz adaptativa em curva (como opcional). A posição de condução foi também revista, oferecendo uma postura mais avançada e ativa, sem comprometer o conforto em viagens longas.
Disponível em quatro versões – Base (Racing Blue), Triple Black, Performance (Lightwhite) e Option 719 Cuyamaca (Brooklyn Grey) – o modelo oferece diversas possibilidades de personalização e expressão individual

Tecnologia de ponta para segurança e conforto
A nova BMW R 1300 RS apresenta um quadro completamente novo, com estrutura em aço e quadro em alumínio fundido, o que melhora a rigidez, traduzindo-se também numa maior agilidade e estabilidade na condução.
Em destaque está o novo sistema DSA (Dynamic Suspension Adjustment), que ajusta eletronicamente a compressão, rigidez das molas e a carga, sendo o primeiro sistema deste tipo numa moto com suspensão telescópica dianteira. A travagem está a cargo do sistema Integral ABS Pro, com travões desportivos como opcional.
A segurança é reforçada com o Riding Assistant (opcional), que inclui cruise control adaptativo (ACC), aviso de colisão frontal, aviso de mudança de faixa e aviso de colisão traseira. Em complemento, o ASA (Automated Shift Assistant) permite mudanças automáticas e suaves, sem necessidade de acionar a embraiagem.

Preparada para a viagem
Com várias soluções opcionais, a nova R 1300 RS oferece banco aquecido para o condutor e pendura, sistema de navegação, porta USB-C, malas e topcase eletrificadas com iluminação.
Commenti