top of page
  • Foto do escritorRedação Europa

CAF conquista novo contrato na Holanda para mais 10 comboios


CAF conquista novo contrato na Holanda para mais 10 comboios

A CAF alcançou um novo marco em sua já longa história na Holanda ao receber a confiança de um novo cliente naquele país. Neste caso, foi o operador público deTransporte Qbuzz, pertencente ao Grupo FS, que escolheu a CAF para o fornecimento de 10 comboios suburbanos, bem como suas correspondentes peças para manutenção. As unidades têm a entrega planejado a partir de 2028.


Qbuzz é uma empresa de transporte público na Holanda que atende a região de Groningen-Drenthe, a cidade de Utrecht, a área entre Utrecht e Roterdã. Fundada em 2008, opera linhas de autocarros, elétricos e comboios, transportando todos os dias cerca de 350.000 passageiros.


Os comboios escolhidos pela Qbuzz pertencem à plataforma Civity e serão equipados com o sistema de sinalização CAF ETCS (Sistema Europeu de Controle Ferroviário). Eles serãounidades energeticamente eficientes projetadas para circular a uma velocidade de 160 km/h.


Cada composição será composto por 3 vagões e terá capacidade para cerca de 350 passageiros ao longo de seus quase 60 metros de extensão, contando também com espaços para pessoas com mobilidade reduzida e zonas destinadas ao transporte de bicicletas.


Este investimento está incluído nos planos que estão a ser executados pela província pra operar linhas com sistema de sinalização ERTMS, melhorar o transporte público e torná-lo mais sustentável.


As novas unidades serão destinadas ao atendimento da linha que liga as cidades de Dordrecht e Geldermalsen (a "linha MerwedeLinge"), cuja concessão foi concedida pela Autoridade Provincial da Holanda do Sul à operadora Qbuzz em 2018. O objetivo da Qbuzz com a aquisição desta nova frota é substituir as unidades que  atualmente cobrem o serviço da linha e que não possuem o sistema avançado de Sinalização ERTMS, cuja implementação em parte da linha está prevista para 2027.



Nos últimos anos, a CAF desenvolveu importantes contratos na Holanda, entre eles se destacam os sucessivos contratos com a operadora holandesa NS (Nederlandse Spoorwegen), para a qual foram entregues mais de 200 unidades suburbanas desde a assinatura em 2014 de um primeiro acordo entre ambas as empresas, e ao qual se soma o projeto que atualmente a CAF está realizando para a fabricação de 60 unidades de dois andares, traduzidos em mais de 1.600 milhões de euros com este cliente. Além disso, vale citar outros projetos como o fornecimento de unidades metroviárias e de elétricos para Amsterdã, bem como unidades VLT que operam na cidade de Utrecht. Com este novo pedido, o total de veículos entregues ou em carteira da CAF para clientes na Holanda totalizaram 452 unidades nos últimos 10 anos, o que confirma o compromisso e o sucesso da empresa naquele país.


Testes automáticos de direção em unidades suburbanas NS

Adicionalmente, devemos destacar a estreita colaboração desenvolvida nos últimos anosentre a CAF e a operadora holandesa NS em diversos projetos de condução automatizada. Neste período a CAF testou satisfatoriamente o ATO (Automatic Train Operação) no ETCS (GoA2) em unidades fornecidas à operadora holandesa. Se trata de um marco importante ao testar o sistema ATO em composições de passageiros que circulam em linhas com alta densidade de tráfego.


Neste projeto, exploramos os benefícios que a condução automatizada ATO pode contribuir para a operadora holandesa do ponto de vista de maior pontualidade e menor consumo de energia durante a operação no trânsito, bem como melhorias na gestão da operação no trecho que liga a última estação da linha à estação ferroviária, através de condução remota sem intervenção do maquinista.

Σχόλια


300.250.png
Pottenza Global Consulting
bottom of page