top of page
Foto do escritorRedação Europa

CAF vence contrato para o segundo lote de comboios para o Metro de Madrid

CAF vence contrato para o segundo lote de comboios para o Metro de Madrid

O Metro de Madrid confiou mais uma vez na CAF como fornecedor de novas unidades para os subúrbio de Madrid, tendo sido adjudicado à empresa espanhola o segundo lote de veículos dentro dos planos do operador para a renovação e expansão da sua frota de material circulante.


O contrato assinado contempla a concepção e fabrico de 40 comboios de bitola estreita que estão previstos operar na linha 1 que liga as estações de Pinar de Chamartín e Valdecarros, esta linha foi a primeira que o metropolitano inaugurou em 1919. O acordo inclui também o desenvolvimento e implementação de um programa de otimização do ciclo de vida da frota, contemplando, tal como no primeiro lote, a possibilidade de aumentar o número de unidades a fornecer no futuro. O volume da operação é superior a 400 milhões de euros.


Cada uma das unidades que a CAF irá disponibilizar será constituída por seis vagões, e com um layout contínuo com corredores de intercomunicação entre os carros ao longo de toda a unidade, o que lhes proporcionará grande capacidade de transporte de passageiros. São comboios de última geração, que incorporam os mais recentes avanços tecnológico da CAF em termos de segurança, desempenho, conforto e facilidade de manutenção, garantindo ao mesmo tempo, a máxima eficiência energética.


Como já referimos, este é o segundo contrato alcançado este ano pela CAF com a operadora de Madrid, após a assinatura, em Junho último, do acordo para a fornecimento de 40 comboios de bitola larga. A aquisição das novas unidades será financiado com empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI), e objectivo é reforçar a qualidade do serviço e aumentar a capacidade dos transportes públicos na capital. O aumento da procura de passageiros produzido nos últimos anos e a expectativa de crescimento, a par de tudo isto às políticas ambientais implementadas pela Comunidade de Madrid, motivaram a aquisição destes novos comboios, mais modernos e eficientes do ponto de vista energético.


CAF vence contrato para o segundo lote de comboios para o Metro de Madrid

De referir que, tal como no concurso anterior, o processo de atribuição foi muito exigente em termos de requisitos técnicos, tendo grande peso em aspetos como o consumo de energia, LCC (custo total do ciclo de vida do produto) e as características técnicas das unidades, entre as quais a possibilidade de poder operar semi-automaticamente o GoA2, podendo evoluir ao longo do projeto para uma operação com grau de automatização GoA3, sem condutor na cabine, mas com supervisão de um assistente a bordo do comboio.


A relação da CAF com o Metro de Madrid é antiga, tendo fornecido ao operador um elevado número de unidades ao longo da história de ambas as empresas. Hoje, o a grande maioria da frota ferroviária que circula na rede suburbana da capital foi fornecido pela CAF, tendo sido entregues mais de 600 unidades ao metro a Madrid, pertencentes às séries 2000, 3000, 5000, 6000, 8000 e 8400. De todas elas, as mais recentes são as unidades s/8400, entregues entre 2010 e 2011, e atualmente em serviço na linha 6 da rede.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page