
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










A XX edição do Caramulo Motorfestival consolidou-se como o maior encontro de cultura e desporto automóvel em Portugal, ao reunir mais de 50 mil visitantes na Serra do Caramulo ao longo de três dias de festa. Entre clássicos de coleção, supercarros modernos e provas de velocidade e regularidade, o evento bateu novo recorde de participações, com mais de 170 automóveis inscritos e mais de mil subidas na mítica rampa de 2,8 quilómetros.
A edição de 2025 contou com nomes de relevo do automobilismo internacional e nacional. Em destaque, a presença do ex-piloto de Fórmula 1 John Watson e de Carlos Tavares, piloto e ex-CEO da Stellantis. Juntaram-se ainda figuras históricas como Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva, Carlos Palma e Edgar Fortes, que reviveu memórias a bordo do Renault 5 GT Turbo com que se sagrou campeão nacional de velocidade em 1985. Pedro Salvador, a celebrar 30 anos de carreira, também marcou presença, assim como Nuno Caetano e Vítor Pascoal.
Entre os momentos mais memoráveis esteve a homenagem à UMM e ao seu legado no Paris-Dakar, com o regresso do exemplar BM-00-93 às suas cores originais após restauro. A estreia dinâmica do Adamastor Furia, o primeiro supercarro português, e a participação de Luca Betti, fundador da Kimera Automobili, deram um toque de inovação e orgulho nacional ao festival. Fora da pista, a fadista Cuca Roseta surpreendeu os convidados com uma atuação intimista no jantar oficial de sábado.

O público teve oportunidade de contemplar verdadeiras joias da história automóvel: do Mercedes-Benz 300 SL “asas de gaivota” ao Lancia Stratos HF, passando pelo FIAT 131 Abarth Rally Grupo 4 e pelo raríssimo Felcom nacional. O evento apresentou também estreias marcantes, como o Lamborghini Revuelto, primeiro híbrido plug-in V12 da marca, e o Ferrari LaFerrari, ícone da engenharia de Maranello.
No Paddock #4 by Plenergy, o destaque foi para o Alba de 1952, símbolo maior da criatividade portuguesa aplicada ao desporto automóvel, que encantou milhares de visitantes.
Na vertente competitiva, o jovem Victor Santos (18 anos) venceu a categoria Speedmasters no BRC B49, enquanto a dupla Francisco Cálão – Bernardo Branco conquistou os Chronomasters com um FIAT 124 Sport Coupe de 1967. Já o Prémio João de Lacerda foi entregue a José Carvalhosa, distinguindo uma carreira dedicada ao automobilismo.
O programa contou ainda com encontros temáticos, a Feira de Automobilia, a Bikersville by Cartrack, o sempre aguardado Air Show, a Pista TT, o Retro Park e até o Paddock LEGO®, espaço pensado para famílias. A iniciativa The Good Drive proporcionou passeios a jovens e instituições locais em clássicos, reforçando o lado social do festival.


Para a organização, a 20.ª edição foi um marco:
“Celebrar a XX edição do Caramulo Motorfestival com esta enchente de público foi mágico e bateu todas as nossas expectativas. A adesão crescente mostra que a paixão motorizada está mais viva do que nunca, em todas as gerações.”
Créditos das imagens: Manuel Portugal

👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”





























Comentários