O circuito do Estoril recebeu a segunda jornada do Campeonato de Portugal de Velocidade e do Iberian Supercars e a equipa da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal foi um dos grandes destaques do fim de semana. Uma vitória à geral e um pódio na sua divisão são o reflexo do trabalho desenvolvido pela equipa, com o Toyota GR Supra GT4 EVO preparado pela Sports&You a mostrar-se mais uma vez muito competitivo.
Não foi uma jornada fácil para pilotos e equipa. Os vários incidentes que aconteceram nos treinos livres acabaram por tirar tempo de pista precioso, numa fase em que a equipa ainda procura encontrar as melhores soluções para a nova máquina. Ainda assim, apesar de uma afinação ainda pouco do agrado dos pilotos, os resultados nos treinos cronometrados evidenciaram bem a capacidade do carro e da dupla de pilotos.
Na primeira qualificação assistimos um duelo intenso entre dois Toyota, o da Racing Caetano Portugal, de Bernardo Sousa e o Toyota GR Supra GT4 EVO de César Machado, da Speedy Motorsport. Machado liderou inicialmente, mas Bernardo Sousa andou sempre por perto do primeiro lugar. No final, César Machado garantiu a pole position, a segunda da temporada, a terceira pole de um Toyota nesta temporada.
A segunda qualificação acabou por não sorrir aos Toyota, com um segundo lugar de Jan Durán e um quarto lugar de Carlos Vieira, com as diferenças a serem muito curtas no top 5 que coube em meio segundo. Com dois Toyota GR Supra GT4 nas cinco primeiras posições, a competitividade do modelo nipónico era, mais uma vez, confirmada.
O sábado encerrou com a certeza que os Toyota estavam muito competitivos e que estariam na luta pelos primeiros lugares da grelha. Algo que se confirmou no domingo.
A primeira prova de 45 minutos mostrou um Bernardo Sousa ao ataque, perseguindo o líder César Machado, numa luta entre os Toyota. Machado tentou distanciar-se, mas Bernardo Sousa manteve-se sempre por perto. Após as paragens nas boxes, Carlos Vieira assumiu a liderança, que segurou até ao final, mesmo sob forte pressão. Uma situação de 'Full Course Yellow' permitiu a aproximação um adversário de Vieira, que apesar de algumas contrariedades, cruzou a linha de meta em primeiro, para gáudio da sua equipa e do muito público que se deslocou ao Estoril.
A segunda corrida prometia mais do mesmo, com um arranque fulgurante de Carlos Vieira a subir de quarto para primeiro logo nos primeiros metros, posição que manteve, afastando-se dos perseguidores. No entanto, um Safety Car e um Handicap de 10 segundos na paragem obrigatória nas boxes, mudou a face da corrida. Bernardo Sousa regressou à pista em oitavo, conseguindo ainda recuperar até ao segundo lugar da categoria Pro e ao quinto da geral, esforço inglório pois uma penalização aplicada após a corrida retirou a dupla do pódio. Fica na retina a excelente performance e o forte ritmo colocado em pista pela dupla da Toyota.
O que disseram os pilotos
Carlos Vieira fez um balanço positivo do fim de semana, reconhecendo as dificuldades no arranque dos trabalhos:
“Foi um fim de semana um pouco difícil para nós. Tivemos algumas dificuldades em encontrar a afinação ideal, devido às interrupções nos treinos livres. Na primeira corrida conseguimos uma excelente vitória. Ainda não tínhamos encontrado o melhor compromisso de afinação, mas esta vitória mostrou-nos que éramos capazes de vencer, em circunstâncias mais desafiadoras. Na segunda corrida, a Sports & You fez um excelente trabalho, encontramos uma boa afinação e conseguimos mostrar o nosso ritmo. Este pódio torna-se ainda mais saboroso, pois assim, com este andamento, seremos capazes de lutar por vitórias durante o resto da época”
Bernardo Sousa também estava satisfeito com o fim de semana, enaltecendo o resultado mas também a evolução do carro, estando cada vez mais adaptado às exigências das pistas:
“Fim de semana extremamente positivo, pois conseguimos melhorar o carro e conseguimos a primeira vitória com a Toyota, no Estoril, o que é sempre especial. Mais ainda com tanto público nas bancadas. Na segunda corrida foi mais difícil, com mais confusão devido à entrada do Safety Car, o que nos fez perder a margem que o Carlos construiu enquanto esteve na liderança. Com o handicap de 10 segundos que nos foi aplicado, perdemos um bocadinho, mas fomos à luta e conseguimos o segundo lugar na nossa divisão. Ainda há trabalho a fazer no nosso Toyota GR Supra GT4, mas os passados dados este fim de semana, mostram que estamos no bom caminho.”
O próximo compromisso da Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal está agendado para 28 e 29 de setembro, no circuito Ricardo Tormo, em Valência.
Comments