top of page

Cupra Formentor VZ5 regressa com motor de 5 cilindros com 390 cv e produção limitada a 4 mil unidades

  • Foto do escritor: Redação Europa
    Redação Europa
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura
Cupra Formentor VZ5 regressa com motor de 5 cilindros com 390 cv e produção limitada a 4 mil unidades

SUV mais radical da Cupra volta à estrada com o seu motor de cinco cilindros libertado do limite eletrónico, tração integral afinada e travões Akebono de série. Edição será global e pela primeira vez contempla versões com volante à direita.


Posicione a Sua Marca Aqui
Posicione a Sua Marca Aqui

O Cupra Formentor VZ5 está de regresso ao mercado numa série limitada a 4.000 unidades, reafirmando o estatuto do modelo como o mais extremo da marca espanhola. Equipado com o conhecido bloco TSI 2.5 de cinco cilindros, agora com 390 cv e 480 Nm, o VZ5 passa a estar disponível também com volante à direita, abrindo novos mercados como Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia. A marca descreve esta evolução como a expressão mais pura do ADN de performance que definiu o Formentor desde a sua estreia.


Performance aumentada sem limitador e foco no condutor

A Cupra removeu o limitador eletrónico de velocidade, permitindo que o VZ5 explore todo o potencial mecânico dos cinco cilindros. A aceleração dos 0 aos 100 km/h mantém-se nos 4,2 segundos, com o binário distribuído às quatro rodas através da caixa DSG e sistema 4Drive. Travões Akebono de seis pistões e jantes de 20’’ surgem de fábrica, sublinhando a natureza de série especial orientada para condução de alta exigência.


O chassis foi rebaixado em 10 mm, integra suspensão MacPherson à frente e multibraços atrás, e dispõe de 15 níveis de ajuste no sistema DCC. Modos de condução como Comfort, CUPRA, Offroad e Drift ajustam resposta do acelerador, reparto de binário e comportamento dinâmico.


Cupra Formentor VZ5 regressa com motor de 5 cilindros com 390 cv e produção limitada a 4 mil unidades

Estética revista: mais afilado, mais agressivo

No exterior, o VZ5 diferencia-se por cavas mais largas, splitter dianteiro com gravação VZ5, quatro saídas de escape diagonais com detalhes em cobre e opção de capas dos espelhos em fibra de carbono. Os faróis Matrix HD incluem, nesta versão, projeções luminosas que exibem o logótipo Cupra e o lettering “VZ5” no solo.


O interior recebe bancos CUPBucket montados mais baixos, iluminação ambiente configurável, acabamentos em cobre e som Sennheiser de 390 W. O cockpit digital de 10,25’’ e o ecrã de 12’’ permitem consulta de dados de performance como pressão do turbo e força G.


Cupra Formentor VZ5 regressa com motor de 5 cilindros com 390 cv e produção limitada a 4 mil unidades

Produção arranca em janeiro de 2026

Montado em Barcelona, o Cupra Formentor VZ5 entra em produção limitada no início de 2026, com lançamento previsto para o primeiro trimestre do ano. A marca destaca este regresso como um marco para os entusiastas do motor de cinco cilindros, num momento em que o mercado acelera a transição elétrica.


👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”

Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo


ree


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

Este é o smart mais agressivo de sempre: #1 Brabus com potência e atitude

00:25
Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

Interior Hyundai Kauai EV – Parte 2 | Modos de condução, detalhes práticos e porta-malas

02:51
Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

Kauai EV Premium por dentro! Secção digital, comandos e espaço traseiro

02:58
Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

Hyundai Kauai EV - elétrico compacto, design forte e muita presença

02:58

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

Estatuto Editorial

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing   

bottom of page