
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.










A Dacia iniciou as encomendas das versões Duster e Bigster HYBRID-G 150 4x4 para o mercado português, introduzindo uma solução de propulsão sem paralelo na indústria: a combinação entre tecnologia híbrida, sistema bi-fuel GPL e tração integral. As primeiras unidades chegarão ao país no primeiro trimestre de 2026.
O novo sistema Hybrid-G 150 4x4 integra um motor mild-hybrid 1.2 de 48V, a atuar sobre o eixo dianteiro, com 103 kW (140 cv), e um motor elétrico traseiro de 23 kW (31 cv). No total, o conjunto oferece 113 kW (150 cv) e utiliza uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades, desenvolvida para otimizar a eficiência e simplificar a condução.
A tecnologia mild-hybrid permite circulação em modo totalmente elétrico até 60% do tempo em ambiente urbano, graças à bateria de 48V que recarrega automaticamente em desaceleração e travagem — sem necessidade de ligação à tomada.
Com dois depósitos de 50 litros cada (gasolina e GPL), o sistema bi-fuel possibilita autonomias combinadas que podem atingir 1.500 km (WLTP) no caso do Duster. A utilização de GPL — tradicionalmente mais barato — permite reduzir os custos de utilização em até 30% e baixar as emissões de CO₂ em cerca de 20 g/km.
Este posicionamento coloca os novos Duster e Bigster HYBRID-G 150 4x4 como propostas focadas na economia de utilização e na autonomia, mas mantendo a versatilidade que caracteriza ambos os modelos.

A tração integral é assegurada pelo motor elétrico no eixo traseiro, que fornece binário imediato sempre que é detetada perda de aderência. O sistema disponibiliza seis modos de condução, ajustando automaticamente a gestão das rodas motrizes conforme o terreno:
Auto: alternância automática entre 4x2 e 4x4;
Eco: consumo otimizado, com recurso ao 4x4 apenas quando necessário;
Neve: tração reforçada em superfícies deslizantes;
Lama/Areia: modo 4x4 ativo para terrenos soltos;
Bloqueio: comportamento off-road em baixas velocidades;
Hill Descent Control: controlo automático em descidas entre 4 e 30 km/h.
Com este conjunto, os modelos preservam a aptidão fora de estrada das gerações anteriores, agora com maior suavidade de condução graças à caixa automática e ao apoio elétrico traseiro.

Versão | mild hybrid-G 140 | mild hybrid 140 | hybrid 155 | hybrid-G 150 4x4 |
Journey | 27 550 € | 27 750 € | 32 800 € | – |
Extreme | 27 550 € | 27 750 € | 32 800 € | 33 350 € |
Expression | 25 550 € | 25 750 € | 29 950 € | 30 350 € |
Essential | 24 550 € | – | – | – |
Versão | Eco-G 120 | mild hybrid 140 | Eco-G 120 auto | hybrid 155 | hybrid-G 150 4x4 |
Extreme | 23 400 € | 24 700 € | 25 050 € | 29 300 € | 29 700 € |
Journey | 23 400 € | 24 700 € | 25 050 € | 29 300 € | – |
Expression | 21 550 € | 22 850 € | – | – | 27 850 € |
Essential | 19 900 € | – | – | – | – |
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