
A Dacia vendeu 676.340 veículos em 2024, registando um crescimento de 2,7% em relação a 2023. O ano de 2024 também marca um marco na história da Dacia, que ultrapassou a marca simbólica de 9 milhões de veículos vendidos desde 2004.
A Dacia está a superar o desempenho do mercado, com um aumento de 1,6% nas vendas em 2024 em comparação com 2023.
Estes bons resultados foram impulsionados por fortes desempenhos em vários países europeus, que registaram um máximo histórico em termos de quota de mercado de VP: 4,2% na Áustria (mais 0,2 pontos em relação a 2023), 5,2% na Bélgica-Luxemburgo (mais 1 ponto em relação a 2023), 2,5% na Alemanha (mais 0,1 pontos em relação a 2023), 6,2% em Itália (mais 0,8 pontos em relação a 2023) e 7,7% em Portugal (mais 0,3 pontos em relação a 2023).
Alguns países registaram um crescimento muito forte dos volumes, com aumentos superiores a 10%: +13,2% na Áustria, +15,4% na Bélgica-Luxemburgo, +20,2% na República Checa, +13,1% em Itália, +16,3% em Marrocos, +11,9% na Polónia, +10,7% em Portugal e +12,4% em Espanha.
QUATRO MODELOS PRINCIPAIS
O Sandero, com 309.392 vendas em 2024 (mais 14,5% em relação a 2023), é o veículo mais vendido na Europa em todos os canais e o veículo mais vendido no mercado retalhista europeu desde 2017.
O Sandero é o primeiro veículo Dacia a vender mais de 300.000 unidades num único ano.
O Duster (gerações 2 e 3) manteve a sua posição como o SUV mais vendido para clientes de retalho na Europa desde 2018. O Duster é também o 2º veículo vendido a clientes retalhistas na Europa.Com 215.024 unidades vendidas em 2024 (mais 7,3% em relação a 2023) em todos os países, o Duster ultrapassou 2,5 milhões de unidades na estrada desde o seu lançamento em 2010. A nova geração, lançada em maio de 2024, irá gerar 29% das suas vendas a partir de motores híbridos.
As vendas do Spring caíram significativamente em 2024 (-63% em relação a 2023), principalmente devido à redução das subvenções governamentais em diversos países. No entanto, a chegada da nova versão às salas de exposição em setembro levou a um aumento das encomendas nos últimos três meses.
Quanto ao Jogger, vendeu 96.440 veículos em 2024 (mais 2,4% em relação a 2023), mantendo a sua posição no pódio dos veículos do segmento C não SUV no mercado retalhista europeu. Os grupos motopropulsores híbridos representaram 29% das vendas.
Na “Europa 5”, que inclui a França, o Reino Unido, a Alemanha, a Itália e a Espanha, seis em cada dez clientes Dacia não eram anteriormente clientes do Grupo Renault (62,3%). Oito em cada 10 clientes Dacia adquirem outro veículo do Grupo Renault (81,1%).
Prova do dinamismo da gama Dacia, os modelos lançados em 2024 são escolhidos por 78% dos clientes com o nível de equipamento mais elevado, respetivamente 80% para o Duster e 67% para o Spring.
PERSPECTIVAS PARA 2025
Em 2025, a Dacia está a iniciar uma fase estratégica ambiciosa com vários desafios importantes.
Com o Bigster, a Dacia mantém-se fiel aos seus valores, oferecendo a melhor relação qualidade-preço no segmento dos C-SUV. Inédito no mercado, o Bigster oferece todos os equipamentos esperados pelos clientes do segmento C-SUV, sempre a um preço Dacia (a partir de 24.250 euros para as versões a GPL/gasolina e 29.500 euros para as versões híbridas), fiel ao posicionamento “melhor relação qualidade/preço” da marca. O Bigster está à venda desde 9 de janeiro de 2025 e estará disponível na rede de concessionários a partir da primavera de 2025.
A Dacia vai também apostar na eletrificação da sua gama, oferecendo mais motores híbridos, mantendo-se fiel à sua estratégia de oferecer veículos simples e acessíveis.
Com a sua participação no Rali Dakar e no Campeonato do Mundo de Rally-Raid, a marca continuará em 2025 a exprimir as suas credenciais de robustez nos terrenos mais extremos.
Comments