
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.













A Dacia reforça a sua aposta na mobilidade elétrica acessível com o novo Spring 2025, agora dotado de uma plataforma atualizada, dois motores elétricos mais potentes e uma experiência de condução totalmente otimizada. Mantendo o título de automóvel elétrico mais acessível do mercado europeu, o modelo introduz ainda a nova cor Seafoam, reforçando o seu apelo moderno e funcional.
Com uma nova geração de motores — 70 cv e 100 cv, que substituem as anteriores versões de 45 cv e 65 cv —, o Dacia Spring oferece agora maior versatilidade e desempenho, tanto para o uso urbano como para deslocações mais longas.
A plataforma foi atualizada para garantir uma condução mais precisa, equilibrada e segura. A marca introduziu uma bateria central reforçada, melhorando a rigidez estrutural e a distribuição do peso entre os eixos, o que se traduz num comportamento mais estável e previsível.
As novas jantes de 15 polegadas, de série a partir da versão Expression, aumentam a aderência e o conforto, enquanto a barra estabilizadora, agora presente em todas as versões, eleva a estabilidade em curva. A suspensão também recebeu novas molas e amortecedores, tornando o Spring mais firme, mas sem sacrificar o conforto típico do modelo.


A Dacia otimizou o Spring não apenas em termos mecânicos, mas também aerodinâmicos. Um conjunto de novas carenagens dianteiras, laterais e traseiras reduz a turbulência, enquanto o spoiler traseiro redesenhado melhora o fluxo de ar e aumenta a autonomia.
Graças a estas alterações, o coeficiente aerodinâmico SCx foi reduzido para 0,660 (com jantes de 14”) e 0,665 (com jantes de 15”), contra os anteriores 0,745 e 0,743 — um progresso expressivo que tem impacto direto na eficiência energética. O consumo médio é agora de apenas 12,4 kWh/100 km, o que mantém o Spring como um dos elétricos mais económicos do mercado europeu.
Desde o lançamento em 2021, o Dacia Spring já ultrapassou as 179.000 unidades vendidas na Europa. Só em 2025, foram mais de 17.000 unidades, garantindo ao modelo o segundo lugar entre os elétricos mais vendidos a particulares no continente (segmentos A, B e B-SUV).
Este desempenho confirma o sucesso da estratégia da marca: oferecer mobilidade elétrica real, simples e acessível, sem comprometer a fiabilidade nem o prazer de condução.
Com a chegada das novas versões de 70 e 100 cv e o aperfeiçoamento da plataforma, o Spring entra numa nova fase — mais moderna, segura e divertida, mas fiel ao seu ADN de eficiência e essencialidade “à la Dacia”.

“O Spring é o símbolo da nossa visão: tornar a mobilidade elétrica acessível a todos. Esta nova atualização reforça o compromisso da Dacia em oferecer mais prazer, segurança e versatilidade, sem perder de vista o essencial.”— Equipa de Desenvolvimento Dacia
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
































Comentários