top of page

De laboratório de performance da Volvo a ícone elétrico global: a jornada da Polestar

  • Foto do escritor: Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
    Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
  • 30 de ago.
  • 6 min de leitura
De laboratório de performance da Volvo a ícone elétrico global: a jornada da Polestar
Polestar 2

A Polestar, hoje reconhecida por seu design minimalista e performance eletrificada, tem uma história que se enraíza profundamente no mundo da velocidade. Sua jornada de uma humilde preparadora de carros de corrida a uma marca global de veículos elétricos é uma das narrativas mais fascinantes da indústria automotiva moderna. Para compreender o seu lugar no mercado atual, é crucial revisitar o seu passado e analisar o seu presente nos mercados mais estratégicos do mundo. 


O Legado da Performance: De Pilotos a Pioneiros 

A Polestar começou em 1996 como Flash Engineering, uma equipa de corridas sueca que competia no Scandinavian Touring Car Championship com modelos Volvo de alta performance. Em 2005, sob nova liderança, a equipa foi renomeada Polestar Racing, dando origem ao reconhecido preparador de alto desempenho, Polestar Performance AB .  


O nome "Polestar" ("Estrela Polar") foi escolhido para simbolizar a excelência em performance, um guia no universo das corridas. 


De laboratório de performance da Volvo a ícone elétrico global: a jornada da Polestar
Polestar 3

Associação com a Volvo e transição para a mobilidade elétrica (2009–2017)  

A Volvo reconheceu o potencial da Polestar Performance e adquiriu a divisão em 2015, enquanto a equipa de corridas seguiu autonomamente como Cyan Racing .


Clique AQUI
Clique AQUI

Em 2017, Polestar passou a ser uma marca automóvel independente voltada exclusivamente para veículos elétricos de alto desempenho — uma espécie de “AMG elétrica” da Volvo.


A verdadeira virada de chave aconteceu em 2017, quando a Polestar foi redefinida. Lançou-se como uma marca independente de veículos elétricos, focada em produtos de design arrojado e tecnologia de ponta.


A transição marcou também uma ruptura com o passado de otimização de veículos a combustão, abraçando o futuro da mobilidade elétrica.

 

O Desempenho Global: Mercados-Chave e a Estratégia de Crescimento 

A Polestar adotou uma estratégia de entrada em mercados altamente desenvolvidos, focados em sustentabilidade e com forte adesão a veículos elétricos. 


Lançamentos iniciais: Polestar 1 e Polestar 2 (2017–2020) 

Polestar 1 (2017): um coupé híbrido plug-in de luxo, lançado em edição limitada (1 500 unidades), com até 150 km de autonomia elétrica e que foi produzido em Chengdu, China. 


Polestar 2 (2019–2020): primeiro modelo totalmente elétrico, revelado em fevereiro de 2019, com produção e primeiras entregas iniciadas em 2020, servindo como consolidação como marca independente e internacional (2021–2022).

   

De laboratório de performance da Volvo a ícone elétrico global: a jornada da Polestar
Polestar 4

Em 2021, foi criada a holding Polestar Automotive Holding UK PLC, em parceria entre Volvo Cars e Geely Holding (seu principal investidor), baseada no Reino Unido. Em 2022, a Polestar tornou-se pública, começando a ser cotada na bolsa Nasdaq sob o ticker PSNY, gerando ampla atenção no mercado global .  


Expansão da linha de elétricos  

Polestar 3 (2022–2023): SUV elétrico lançado para competir num dos segmentos em maior crescimento.  

Polestar 4 (2023): SUV coupé elétrico, o modelo de produção mais rápido da marca (544 cv, 0–100 km/h em 3,8 s) e com autonomia de até 600 km na versão Long Range; produzido em Hangzhou Bay, China .  


Futuro promissor (2025–2028)  

A estratégia da Polestar para 2025–2027 prevê um crescimento de vendas anual de 30–35 %, com a expansão da rede de vendas e modelos previstos como o Polestar 5 (GT elétrico com tecnologia de 800 V) e Polestar 7 (SUV compacto, produzido na Eslováquia).  


A marca também expandirá a sua capacidade de P&D, instalando-se na antiga fábrica da Saab, em Trollhättan, para desenvolver powertrains dos futuros modelos ‎5 e ‎6. Ainda para breve está também o Polestar 6, um roadster elétrico previsto para produção a partir de 2026 com 884 cv e cerca de 482 km de autonomia. 


De laboratório de performance da Volvo a ícone elétrico global: a jornada da Polestar
Spoiler dianteiro no Polestar 3

Maiores mercados da marca 

Europa (principal foco de vendas) 

A Europa representa cerca de 75% do volume total de vendas da Polestar com o Reino Unido como o maior mercado europeu em termos de receita. A Suécia, país de origem da marca, também se destaca como o segundo maior mercado europeu. já a Alemanha ocupa posição de destaque, sendo um dos principais mercados no velho continente.


A Polestar em Portugal

A Polestar vendeu 311 unidades ao longo do ano de 2024 em Portugal, um crescimento modesto de 5,4% em relação a 2023. Dezembro foi especialmente forte, com 50 unidades vendidas, um aumento de 163% em relação ao mesmo mês do ano anterior e muito por conta do lançamento das suas novas propostas.  


A chegada dos novos modelos 3 e 4 refletiu-se no primeiro melhor trimestre de sempre para a marca no país, com 111 veículos vendidos, um salto de 127% face ao mesmo período de 2024, sendo que o Polestar 4 foi o modelo mais vendido nestes três meses iniciais do ano.  


Primeiro Semestre de 2025: Segundo o diretor geral da Polestar em Portugal, houve um aumento de 148% nas vendas no acumulado do primeiro semestre, e um crescimento expressivo de 172% no segundo trimestre isoladamente. 


Polestar 2
Polestar 2

Polestar 2
Polestar 2

Expansão de Espaços Físicos (Polestar Spaces) 

Com uma estratégia inicial muito idêntica á Tesla, sem concessionárias, embora contando com o apoio logístico das lojas Volvo Cars, a Polestar mudou a abordagem comercial e identificou a necessidade de abrir seus próprios espaços físicos, iniciando abertura de dos chamados Polestar Spaces em diversas cidades pelo mundo, e em Portugal não foi diferente.  


Até início de 2025, a Polestar contava com um Space no Porto (já desde 2023) e inaugurou um Polestar Space em Lisboa, em parceria com a Santogal, com cerca de 500 m² que inclui showroom, área de entrega e serviços de veículos novos e usados.


Também já anunciada está a abertura de um terceiro espaço na região do Algarve (Faro) antes do final de 2025, como parte de um plano para aumentar os pontos de retalho em Portugal. 

 

Estratégia e Visão para 2025 

A Polestar em Portugal tem como meta ambiciosa alcançar até 563 unidades vendidas em 2025, o que representa um crescimento de aproximadamente 80% em relação a 2024 (313 unidades). 


A venda corporativa tem peso significativo: cerca de 70% das vendas vêm de clientes empresariais, reforçando a estratégia de posicionamento premium da marca e também reafirmando uma tendência do mercado português, em que um altissimo número de veículos elétricos são de vendas para empresas. 


Novos Modelos e Serviços no país 

A gama da marca se ampliou com os lançamentos dos SUVs Polestar 3 e Polestar 4, e o esperado Polestar 5 (GT elétrico de luxo) está previsto para chegar ao mercado no final de 2025. 


Será também lançado em Portugal o serviço Polestar Energy, focado em carregamento inteligente — que pode reduzir os custos de energia em até 30%, com possibilidade de suportar funcionalidades futuras como vehicle-to-grid (V2G).  


Polestar 2
Polestar 2

Maiores mercados para a Polestar em termos de receita 

Reino Unido: ~ 370 M € 

Suécia: ~ 326 M € 

Canadá (nota: fora da Europa) – ~ 119 M € 

Bélgica: ~ 113 M € 

Noruega: ~ 104 M € 

Países Baixos: ~ 91,9 M € 

Dinamarca: ~ 84 M € 

Finlândia: ~ 42,5 M € 

Suíça: ~ 39,8 M € 

Áustria: ~ 32,7 M € 

Espanha: ~ 27,1 M € 

Itália: ~ 15,6 M € 

 

América do Norte 

A América do Norte representa cerca de 25% da receita total da Polestar sendo estrategicamente muito importante para a marca, com especial destaque para o Canadá, um mercado muito relevante, com expansão de rede e vendas crescentes (cerca de 2,900 veículos vendidos em 2024). 


Ásia-Pacífico 

Contribui com cerca de 15% da receita total, sendo que a China tem importância estratégica não só como local de produção, mas também com seu forte mercado regional. 


Polestar 4
Polestar 4

A situação atual (2025) 

A Polestar está retomando sua expansão europeia, com lançamento no mercado francês, de especial relevância já que tem potencial para se tornar um dos três maiores mercados europeus para a marca. 


As vendas globais estão em forte crescimento: +38 % no 2º trimestre de 2025 (18.049 veículos vendidos) e +51 % no primeiro semestre de 2025 (30.319 veículos). 

Modelo de Negócio e Situação Atual 


A Polestar segue um modelo "asset-light", sem fábricas próprias; seus veículos são produzidos em instalações da Volvo ou Geely em China, Coreia do Sul e EUA — com recente expansão para a Carolina do Sul ‎(Polestar 3) devido a tensões geopolíticas e tarifas sobre importações chinesas na Europa. 

 

Apesar de lançamentos bem-sucedidos, a marca enfrenta desafios financeiros, com lucros oscilantes, queda no valor das ações e reestruturações internas. Em 2024, o CEO Thomas Ingenlath foi substituído por Michael Lohscheller, orientando uma mudança estratégica visando lucros estáveis e expansão eficiente. 


Polestar 3
Polestar 3

 

Resumo cronológico 

  

Período Marco histórico 

  

1996–2005                Flash Engineering → Polestar Racing 

2009–2015                Parceria com Volvo e performance tuning 

2017                          Rebranding como marca própria de EV 

2017–2020                Lançamento dos Polestar 1 e 2 

2021–2022                Holding UK criada e IPO (Nasdaq) 

2022–2023                Lançamento dos SUVs 3 e 4 

2025 em diante Modelos 5 (final de 2025), 6, 7, expansão e novo P&D na Europa 


Fotos: Revista Publiracing

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Paulo Pereira, Porto
30 de ago.
Avaliado com 5 de 5 estrelas.

Tenho um Polestar 2 e gostei muito de ler o artigo. Parabéns

Curtir

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing

Testes Revista Publiracing
Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

Alfa Romeo Júnior Ibrida Speciale: Equilíbrio dinâmico, na estrada e na cidade!

02:49
Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

Interior do Alfa Romeo Junior Speciale: elegância italiana e desportividade em cada detalhe

02:52
Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

Alfa Romeo Junior Speciale: o estilo atraente do design italiano

03:00
Tudo sobre o Polestar 3

Tudo sobre o Polestar 3

00:26

Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

© 2025 AJLS Comunicação / Revista Publiracing

bottom of page