
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A Polestar, hoje reconhecida por seu design minimalista e performance eletrificada, tem uma história que se enraíza profundamente no mundo da velocidade. Sua jornada de uma humilde preparadora de carros de corrida a uma marca global de veículos elétricos é uma das narrativas mais fascinantes da indústria automotiva moderna. Para compreender o seu lugar no mercado atual, é crucial revisitar o seu passado e analisar o seu presente nos mercados mais estratégicos do mundo.
O Legado da Performance: De Pilotos a Pioneiros
A Polestar começou em 1996 como Flash Engineering, uma equipa de corridas sueca que competia no Scandinavian Touring Car Championship com modelos Volvo de alta performance. Em 2005, sob nova liderança, a equipa foi renomeada Polestar Racing, dando origem ao reconhecido preparador de alto desempenho, Polestar Performance AB .
O nome "Polestar" ("Estrela Polar") foi escolhido para simbolizar a excelência em performance, um guia no universo das corridas.
Associação com a Volvo e transição para a mobilidade elétrica (2009–2017)
A Volvo reconheceu o potencial da Polestar Performance e adquiriu a divisão em 2015, enquanto a equipa de corridas seguiu autonomamente como Cyan Racing .
Em 2017, Polestar passou a ser uma marca automóvel independente voltada exclusivamente para veículos elétricos de alto desempenho — uma espécie de “AMG elétrica” da Volvo.
A verdadeira virada de chave aconteceu em 2017, quando a Polestar foi redefinida. Lançou-se como uma marca independente de veículos elétricos, focada em produtos de design arrojado e tecnologia de ponta.
A transição marcou também uma ruptura com o passado de otimização de veículos a combustão, abraçando o futuro da mobilidade elétrica.
O Desempenho Global: Mercados-Chave e a Estratégia de Crescimento
A Polestar adotou uma estratégia de entrada em mercados altamente desenvolvidos, focados em sustentabilidade e com forte adesão a veículos elétricos.
Lançamentos iniciais: Polestar 1 e Polestar 2 (2017–2020)
Polestar 1 (2017): um coupé híbrido plug-in de luxo, lançado em edição limitada (1 500 unidades), com até 150 km de autonomia elétrica e que foi produzido em Chengdu, China.
Polestar 2 (2019–2020): primeiro modelo totalmente elétrico, revelado em fevereiro de 2019, com produção e primeiras entregas iniciadas em 2020, servindo como consolidação como marca independente e internacional (2021–2022).
Em 2021, foi criada a holding Polestar Automotive Holding UK PLC, em parceria entre Volvo Cars e Geely Holding (seu principal investidor), baseada no Reino Unido. Em 2022, a Polestar tornou-se pública, começando a ser cotada na bolsa Nasdaq sob o ticker PSNY, gerando ampla atenção no mercado global .
Expansão da linha de elétricos
Polestar 3 (2022–2023): SUV elétrico lançado para competir num dos segmentos em maior crescimento.
Polestar 4 (2023): SUV coupé elétrico, o modelo de produção mais rápido da marca (544 cv, 0–100 km/h em 3,8 s) e com autonomia de até 600 km na versão Long Range; produzido em Hangzhou Bay, China .
Futuro promissor (2025–2028)
A estratégia da Polestar para 2025–2027 prevê um crescimento de vendas anual de 30–35 %, com a expansão da rede de vendas e modelos previstos como o Polestar 5 (GT elétrico com tecnologia de 800 V) e Polestar 7 (SUV compacto, produzido na Eslováquia).
A marca também expandirá a sua capacidade de P&D, instalando-se na antiga fábrica da Saab, em Trollhättan, para desenvolver powertrains dos futuros modelos 5 e 6. Ainda para breve está também o Polestar 6, um roadster elétrico previsto para produção a partir de 2026 com 884 cv e cerca de 482 km de autonomia.
Maiores mercados da marca
Europa (principal foco de vendas)
A Europa representa cerca de 75% do volume total de vendas da Polestar com o Reino Unido como o maior mercado europeu em termos de receita. A Suécia, país de origem da marca, também se destaca como o segundo maior mercado europeu. já a Alemanha ocupa posição de destaque, sendo um dos principais mercados no velho continente.
A Polestar em Portugal
A Polestar vendeu 311 unidades ao longo do ano de 2024 em Portugal, um crescimento modesto de 5,4% em relação a 2023. Dezembro foi especialmente forte, com 50 unidades vendidas, um aumento de 163% em relação ao mesmo mês do ano anterior e muito por conta do lançamento das suas novas propostas.
A chegada dos novos modelos 3 e 4 refletiu-se no primeiro melhor trimestre de sempre para a marca no país, com 111 veículos vendidos, um salto de 127% face ao mesmo período de 2024, sendo que o Polestar 4 foi o modelo mais vendido nestes três meses iniciais do ano.
Primeiro Semestre de 2025: Segundo o diretor geral da Polestar em Portugal, houve um aumento de 148% nas vendas no acumulado do primeiro semestre, e um crescimento expressivo de 172% no segundo trimestre isoladamente.
Expansão de Espaços Físicos (Polestar Spaces)
Com uma estratégia inicial muito idêntica á Tesla, sem concessionárias, embora contando com o apoio logístico das lojas Volvo Cars, a Polestar mudou a abordagem comercial e identificou a necessidade de abrir seus próprios espaços físicos, iniciando abertura de dos chamados Polestar Spaces em diversas cidades pelo mundo, e em Portugal não foi diferente.
Até início de 2025, a Polestar contava com um Space no Porto (já desde 2023) e inaugurou um Polestar Space em Lisboa, em parceria com a Santogal, com cerca de 500 m² que inclui showroom, área de entrega e serviços de veículos novos e usados.
Também já anunciada está a abertura de um terceiro espaço na região do Algarve (Faro) antes do final de 2025, como parte de um plano para aumentar os pontos de retalho em Portugal.
Estratégia e Visão para 2025
A Polestar em Portugal tem como meta ambiciosa alcançar até 563 unidades vendidas em 2025, o que representa um crescimento de aproximadamente 80% em relação a 2024 (313 unidades).
A venda corporativa tem peso significativo: cerca de 70% das vendas vêm de clientes empresariais, reforçando a estratégia de posicionamento premium da marca e também reafirmando uma tendência do mercado português, em que um altissimo número de veículos elétricos são de vendas para empresas.
Novos Modelos e Serviços no país
A gama da marca se ampliou com os lançamentos dos SUVs Polestar 3 e Polestar 4, e o esperado Polestar 5 (GT elétrico de luxo) está previsto para chegar ao mercado no final de 2025.
Será também lançado em Portugal o serviço Polestar Energy, focado em carregamento inteligente — que pode reduzir os custos de energia em até 30%, com possibilidade de suportar funcionalidades futuras como vehicle-to-grid (V2G).
Maiores mercados para a Polestar em termos de receita
Reino Unido: ~ 370 M €
Suécia: ~ 326 M €
Canadá (nota: fora da Europa) – ~ 119 M €
Bélgica: ~ 113 M €
Noruega: ~ 104 M €
Países Baixos: ~ 91,9 M €
Dinamarca: ~ 84 M €
Finlândia: ~ 42,5 M €
Suíça: ~ 39,8 M €
Áustria: ~ 32,7 M €
Espanha: ~ 27,1 M €
Itália: ~ 15,6 M €
América do Norte
A América do Norte representa cerca de 25% da receita total da Polestar sendo estrategicamente muito importante para a marca, com especial destaque para o Canadá, um mercado muito relevante, com expansão de rede e vendas crescentes (cerca de 2,900 veículos vendidos em 2024).
Ásia-Pacífico
Contribui com cerca de 15% da receita total, sendo que a China tem importância estratégica não só como local de produção, mas também com seu forte mercado regional.
A situação atual (2025)
A Polestar está retomando sua expansão europeia, com lançamento no mercado francês, de especial relevância já que tem potencial para se tornar um dos três maiores mercados europeus para a marca.
As vendas globais estão em forte crescimento: +38 % no 2º trimestre de 2025 (18.049 veículos vendidos) e +51 % no primeiro semestre de 2025 (30.319 veículos).
Modelo de Negócio e Situação Atual
A Polestar segue um modelo "asset-light", sem fábricas próprias; seus veículos são produzidos em instalações da Volvo ou Geely em China, Coreia do Sul e EUA — com recente expansão para a Carolina do Sul (Polestar 3) devido a tensões geopolíticas e tarifas sobre importações chinesas na Europa.
Apesar de lançamentos bem-sucedidos, a marca enfrenta desafios financeiros, com lucros oscilantes, queda no valor das ações e reestruturações internas. Em 2024, o CEO Thomas Ingenlath foi substituído por Michael Lohscheller, orientando uma mudança estratégica visando lucros estáveis e expansão eficiente.
Resumo cronológico
Período Marco histórico
1996–2005 Flash Engineering → Polestar Racing
2009–2015 Parceria com Volvo e performance tuning
2017 Rebranding como marca própria de EV
2017–2020 Lançamento dos Polestar 1 e 2
2021–2022 Holding UK criada e IPO (Nasdaq)
2022–2023 Lançamento dos SUVs 3 e 4
2025 em diante Modelos 5 (final de 2025), 6, 7, expansão e novo P&D na Europa
Fotos: Revista Publiracing
Tenho um Polestar 2 e gostei muito de ler o artigo. Parabéns