
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


Atualizado: há 7 dias
Quando a Ford anunciou que o nome Explorer iria marcar a estreia de uma nova geração 100% elétrica, confesso que a curiosidade foi imediata. Este modelo tem um peso simbólico na história da marca, e a expectativa era perceber se conseguiria transportar o espírito aventureiro do passado para um futuro elétrico e tecnológico e com um perfil "mais europeu".
Depois de o testarmos em diferentes condições, posso afirmar: o Explorer Premium AWD não desilude. É um SUV robusto, potente mas ao mesmo tempo equilibrado e surpreendentemente refinado, que mostra a maturidade da Ford nesta nova era da eletrificação.
Visualmente, o Explorer Premium tem personalidade. As linhas são musculadas, mas elegantes, e o conjunto resulta numa silhueta harmoniosa, muito particularmente na cor da unidade testada que recebeu diversos elogios dos seguidores que visualizaram nossos vídeos. A dianteira, com grelha fechada e faróis LED afilados, transmite modernidade e identidade elétrica sem exageros.
O capô alto e o perfil imponente lembram que estamos diante de um verdadeiro SUV, ainda que mais europeu na sua postura. A traseira destaca-se pela faixa luminosa horizontal e pelo spoiler integrado, que completam um visual sólido e equilibrado. As jantes de grande dimensão (opcionais), os detalhes cromados e a pintura de dois tons reforçam a sensação de produto premium, posicionando-o claramente acima do padrão habitual da marca no Velho Continente.
Ao abrir as portas, o Explorer Premium revela o que mais me impressionou neste teste: um interior amplo, moderno e funcional. A qualidade dos materiais é consistente, com superfícies suaves ao toque e bom nível de montagem. O grande ecrã vertical de 14,6 polegadas que pode ser ajustado e "esconde" atrás de si espaço amplo, domina o tablier e integra praticamente todas as funções do veículo.
O sistema é rápido, intuitivo e totalmente compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, além de permitir ajustar modos de condução e gestão da bateria. Os bancos dianteiros são confortáveis, com múltiplos ajustes elétricos e bom apoio lateral.
O teto panorâmico amplia a sensação de espaço, e o porta-malas elétrico, que permite acesso a um espaço com com 536 litros de capacidade, garante excelente versatilidade para o dia a dia e viagens. Há ainda vários compartimentos de arrumação — um dos trunfos do Explorer, e que acabou por ser responsável pela primeira nota 10 de nossa equipa em 2025, e no que se refere a Espaço e Funcionalidade, impressionante o aproveitamento que a Ford deu a todos os recantos do habitáculo, muito na linha, aliás, do Capri. Destaque ainda para o sistema de áudio de elevada qualidade que contribui para o ambiente refinado a bordo.
A versão AWD Premium utiliza dois motores elétricos, um em cada eixo, com potência combinada de 340 cv (250 kW) e 545 Nm de binário. A energia vem de uma bateria de 79 kWh, montada sob o piso, o que contribui para um centro de gravidade baixo e excelente equilíbrio. A tração integral AWD faz toda a diferença: a resposta é imediata, a aderência é notável, e o carro transmite sempre segurança e previsibilidade, mesmo em piso molhado ou quando levado para pisos de baixa aderência.
Com carregamento rápido DC até 170 kW, é possível recuperar 10 a 80% da bateria em cerca de 25 minutos, enquanto em corrente alternada (AC) o carregamento trifásico a 11 kW completa a carga em aproximadamente 7 horas. Em condução real, algumas vezes em velocidades mais elevadas, nosso consumo médio foi de 17,2 KWh/100 km, com autonomia prática a superar os 500 km se utilizado numa rotina "normal" que não esteja sujeita a momentos mais exigentes como nos propusemos a fazer. Os valores são assim muito próximos do declarado pela marca e muito interessantes se levarmos em conta, não só o peso, como a potencia da proposta.
O Explorer Premium AWD surpreende pela forma como disfarça o peso — mais de 2.200 kg em ordem de marcha — com um comportamento muito estável. A suspensão tem afinação firme, mas confortável, e o controlo de carroçaria é exemplar para um SUV deste porte.
A direção é precisa e com bom peso, e os modos de condução adaptam bem o caráter do veículo às necessidades: Normal, Eco e Sport oferecem variações claras na resposta do acelerador e na tração dos eixos motores. Os travões, assistidos pelo sistema de regeneração, têm tato progressivo e permitem condução one-pedal drive eficiente em cidade e também, porque não, em estrada. Por falar em estrada, lá ele se sai de forma muito digna, a aceleração é linear, e o silêncio de funcionamento reforça a sensação de qualidade e solidez — é um SUV que inspira confiança e transmite maturidade de projeto.
Com este Explorer Premium, a Ford entra de forma ambiciosa no segmento dos SUV elétricos médios, "enfrentando" diretamente modelos como o Volkswagen ID.5, o Volvo C40 Recharge e o Hyundai Ioniq 5, só para citar alguns exemplos. A grande diferença está na forma como o Explorer combina identidade americana com ajuste europeu, resultando num equilíbrio interessante entre robustez, conforto e praticidade. Não é o elétrico mais desportivo do segmento, embora nesta versão seja um dos que entrega mais potência, mas é, com toda a certeza, um dos mais coerentes: transmite sensação de produto sólido, pensado para a família, mas com carisma suficiente para entusiasmar quem gosta de conduzir com segurança e agilidade. Quanto ao preço a unidade ensaiada tem um preço de 63.204€.
Depois de vários dias ao volante, o Ford Explorer Premium AWD deixa uma excelente impressão.
É um SUV elétrico maduro, equilibrado e tecnicamente muito bem afinado. Gosto da sua forma de estar: robusto, confortável e com um toque de requinte, e particularmente de espaço, que o coloca entre as propostas mais completas do segmento.
É, sem dúvida, um passo firme na direção certa para a marca neste momento de eletrificação de seus produtos. Na Publiracing, fica o registo de um modelo que combina presença, espaço e comportamento de referência, mostrando que a eletrificação pode, sim, ser envolvente e emocional.
Artur Semedo - Editor de Veículos PUBLIRACING
Pontos-Chave para Avaliação de Veículos
Motorização e Desempenho
Potência, torque, aceleração, resposta em diferentes cenários (cidade, estrada, ultrapassagens).
Consumo / Eficiência Energética
Média de consumo (l/100 km ou km/l) ou eficiência elétrica (kWh/100 km).
Autonomia
Fundamental em elétricos e híbridos plug-in, mas também importante em combustão (tamanho do tanque, consumo real).
Conforto e Ergonomia
Qualidade dos bancos, espaço interno, nível de ruído, suspensão, facilidade de acesso e posição de condução.
Tecnologia e Conectividade
Infotainment, integração com smartphone, atualizações OTA, assistentes virtuais, personalização digital.
Segurança
Sistemas ADAS (travagem automática, ACC, manutenção de faixa, monitorização de fadiga), número de airbags, estrutura e testes de colisão.
Travagem e Estabilidade
Qualidade dos travões, distância de travagem, comportamento em curvas, controle de tração e estabilidade.
Espaço e Funcionalidade
Porta-malas, espaço para ocupantes, modularidade dos bancos, porta-objetos e usabilidade no dia a dia.
Design e Acabamento
Estilo exterior, qualidade de materiais no interior, atenção ao detalhe e percepção de valor.
Custo-Benefício
Preço em relação ao que oferece, garantia, custo de manutenção, valor de revenda.
Veja também os nossos vídeos exclusivos com o Ford Explorer Premium
Apresentação
Design & Exterior
Interior & Tecnologia
Teste Dinâmico
Resumo e Avaliação Final
Vídeos do teste realizado
(Artur Semedo, editor de Veículos, com participação especial de Keller Carvalho)
Apresentação | |
Design & Exterior | |
Interior & Tecnologia | |
Teste Dinâmico | |
Resumo e Avaliação Final |
Categoria | Dado |
Motorização | 2 motores elétricos (um por eixo) – AWD |
Potência combinada | 340 cv (250 kW) |
Binário máximo | 545 Nm |
Bateria | 79 kWh úteis (82 kWh brutos) |
Autonomia WLTP | Até 566 Km |
Consumo médio | 17,2 kWh / 100 km |
Carregamento DC (rápido) | Até 170 kW (10–80% em ~25 min) |
Carregamento AC (onboard) | Até 11 kW (7h para carga completa) |
Tração | Integral permanente (AWD) |
Transmissão | Automática de relação única |
Comprimento | 4.468 mm |
Largura | 1.873 mm |
Altura | 1.634 mm |
Entre-eixos | 2.767 mm |
Peso em ordem de marcha | 2.210 kg |
Bagageira (normal / rebatida) | 536 L / 1.422 L |
Aceleração (0–100 km/h) | 5,3 s |
Velocidade máxima | 180 km/h (limitada) |
Galeria de Imagens
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