
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A Jaguar TCS Racing deu início a um novo capítulo na sua história ao revelar o Jaguar I-TYPE 7 para a temporada 2025/26 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, acompanhada de mudanças profundas na liderança, na equipa e na imagem.
A formação britânica entra na décima temporada do campeonato totalmente elétrico com Ian James como novo Team Principal e o piloto português António Félix da Costa a juntar-se ao neozelandês Mitch Evans, formando uma dupla que promete ser uma das mais fortes da grelha.
A chegada de António Félix da Costa, campeão mundial de Fórmula E em 2019/2020, marca uma das contratações mais importantes da Jaguar nos últimos anos. O piloto português une forças com Mitch Evans, que entra na sua décima temporada com a equipa, consolidando-se como o rosto da marca na competição.
Juntos, Félix da Costa e Evans somam 14 vitórias na categoria elétrica – tornando-se a dupla mais vitoriosa da história da Fórmula E.
“Estou muito entusiasmado por começar esta nova fase com a Jaguar TCS Racing. A equipa demonstrou um ritmo incrível na última temporada e quero contribuir para elevar ainda mais o nível. Os testes em Valência serão o primeiro passo para construir uma base sólida e competitiva”, afirmou António Félix da Costa.
O novo Team Principal, Ian James, reforça o foco da equipa em resultados consistentes e inovação tecnológica:
“Esta temporada marca um novo capítulo para a Jaguar TCS Racing. Entramos nos testes de pré-temporada focados e confiantes. É o início de um ano em que queremos consolidar a nossa posição no topo.”
O Jaguar I-TYPE 7, agora na sua segunda temporada na era GEN3 Evo, apresenta uma evolução de design e melhorias técnicas destinadas a otimizar desempenho e eficiência.
A estética mantém a identidade inconfundível da Jaguar TCS Racing — preto, branco e dourado, com grafismos geométricos que traduzem velocidade, precisão e modernidade.
Sob a carroçaria, o monolugar incorpora avanços significativos:
Sistema de tração traseira redesenhado, com novo inversor e unidade geradora de motor (MGU) homologados para 2025/26;
Gestão térmica aprimorada, garantindo maior eficiência energética;
Suspensão traseira revista, oferecendo melhor equilíbrio e adaptabilidade a diferentes circuitos;
Sistema elétrico auxiliar mais leve, contribuindo para uma resposta mais ágil.
Com estas melhorias, o I-TYPE 7 pretende reafirmar a Jaguar como referência tecnológica na Fórmula E, transferindo inovações diretamente para os futuros modelos elétricos de produção, nomeadamente o Jaguar Type 00.
A Jaguar TCS Racing encerrou a temporada 2024/25 com o seu melhor desempenho histórico:
2.º lugar nos Campeonatos Mundiais de Equipas e de Fabricantes da FIA;
Seis vitórias, cinco delas nas últimas seis corridas;
22 vitórias totais, 31 pódios e 1.638 pontos acumulados em 127 corridas.
“Com uma nova dinâmica de equipa e a velocidade demonstrada na última temporada, estamos prontos para lutar por mais vitórias”, reforçou Mitch Evans, piloto Jaguar TCS Racing.
A era GEN3 Evo trouxe mudanças significativas à Fórmula E, incluindo:
Nova carroçaria e tração integral em duelos de qualificação e modos de ataque;
Novos pneus Hankook iON, desenvolvidos para maior eficiência e aderência;
Atualizações técnicas transversais a todos os fabricantes, impulsionando o desempenho elétrico em pista.
O Jaguar I-TYPE 7 foi o carro mais vitorioso da era GEN3 Evo até ao momento, incluindo seis triunfos para a Jaguar TCS Racing e uma vitória adicional para a equipa-cliente Envision Racing.
Comentários