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Ford GT40 domina e consagra Paulo Lima e Ricardo Pereira na “clássica” de final de época no Estoril

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    Redação Europa
  • há 6 horas
  • 3 min de leitura
Ford GT40 domina e consagra Paulo Lima e Ricardo Pereira na “clássica” de final de época no Estoril

Dupla portuguesa vence os 250 km do Estoril by Powershield após corrida intensa e estratégica, encerrando uma das temporadas mais competitivas do Iberian Historic Endurance. Prova voltou a reunir máquinas lendárias, duelos diretos e um ambiente fiel ao espírito “No Crashing, No Cheating, No Complaining”.


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O Autódromo do Estoril voltou a ser palco, este fim de semana, de uma das provas mais emblemáticas do calendário internacional de clássicos. Na 13.ª edição dos 250 km do Estoril by Powershield, Paulo Lima e Ricardo Pereira assinaram uma vitória de peso ao volante de um Ford GT40, impondo-se numa corrida marcada por duelos diretos, múltiplas mudanças de liderança e estratégias distintas que mantiveram o público em suspense até às derradeiras voltas.


Qualificação aponta domínio dos GT40

A sessão de sexta-feira antecipou o favoritismo confirmado no sábado: os três Ford GT40 presentes ocuparam as três primeiras posições da grelha, com Paulo Lima e Ricardo Pereira a garantirem a pole-position. Logo atrás surgiram os britânicos Alex Collins e Martin Stretton, enquanto o terceiro GT40, tripulado por Hipólito Pires, Tiago Raposo Magalhães e Diogo Tavares, dividiu a segunda linha com o Shelby Cobra Daytona da HY Racing, melhor entre os H-1965. Pedro Rezende (Porsche 911 3.0 RS) e o francês Jean-Jacques Renaut (Porsche 911 2.8 RSR) completaram a terceira linha para a categoria H-1976.


A tradicional largada "à Le Mans", com os pilotos a correrem para os carros após a bandeira de Portugal ser agitada, voltou a conferir o ambiente histórico que distingue esta prova. Entre entusiasmo e concentração, as 45 máquinas alinharam com a ambição de vencer, mas sem perder o espírito dos 3C que define o Iberian Historic Endurance.


Ford GT40 domina e consagra Paulo Lima e Ricardo Pereira na “clássica” de final de época no Estoril
Ford GT40 domina e consagra Paulo Lima e Ricardo Pereira na “clássica” de final de época no Estoril

Corrida oferece múltiplos protagonistas e reviravoltas

Os futuros vencedores arrancaram fortes, mas atrás deles o duelo entre Alex Collins e Pedro Rezende intensificou-se de imediato. Rezende assumiu o segundo posto ainda antes da primeira ronda de dobragens.


À medida que as paragens nas boxes se sucediam, emergiram novos protagonistas: Damien Kohler e José da Rocha chegaram a liderar de forma consistente, enquanto o Shelby Cobra da Classic Garage oferecia espetáculo e competitividade. No entanto, a luta no topo acabaria por se concentrar no duelo entre o Ford GT40 vencedor e o Porsche 911 de Rezende.


Após as paragens finais, Rezende retomou a liderança por uma volta, mas o Ford GT40 voltaria ao comando e imporia um ritmo inatingível na fase final, conquistando um triunfo sólido e estratégico ao fim de 58 voltas.


Ford GT40 domina e consagra Paulo Lima e Ricardo Pereira na “clássica” de final de época no Estoril

Pódios fortes e batalhas intensas nas diversas classes

Apesar de não conseguir contrariar o ritmo dos vencedores, Pedro Rezende garantiu uma vitória merecida na classe H-1976, seguido de Jean-Jacques Renaut (Porsche 911 2.8 RSR) e da dupla Bruno Duarte / Filipe Jesus (Porsche 911 3.0 RS).


Na GTP & SC, Collins e Stretton foram segundos atrás do GT40 luso, enquanto Carlos Barbot e Filipe Vieira de Campos (Merlyn MK4) fecharam o pódio.


H-1965: um dos duelos mais aguardados do fim de semana

Com cerca de 15 inscritos, esta classe ofereceu algumas das batalhas mais ricas da prova. O Shelby Cobra Daytona de Pineau/Muytjens partiu da pole, mas problemas cedo comprometeram o seu andamento. A vitória acabaria por sorrir a Damien Kohler e José da Rocha, que dominaram grande parte da corrida. O Porsche 904/6 de Stamp/Holden foi segundo, enquanto o Ford Mustang GT350 de Ernesto Silva Vieira e André Castro Pinheiro completou o pódio.


H-1971: ritmo forte e ultrapassagens decisivas

Aqui o Alfa Romeo GTAm de Henry Wegener perdeu cedo a liderança, mas recuperaria terreno graças a um turno final impressionante de Finn Gehrsitz, que devolveu o comando ao conjunto germânico-português e assegurou uma vitória justa para a Fernandes Racing. Sousa Ribeiro/Ricardo Pereira terminaram em segundo no BMW 2800 CS, enquanto o duo Piero e Guilherme del Maso fechou o pódio. A equipa ainda celebrou a conquista do “1000 km Trophy” da temporada.


Ford GT40 domina e consagra Paulo Lima e Ricardo Pereira na “clássica” de final de época no Estoril
Ford GT40 domina e consagra Paulo Lima e Ricardo Pereira na “clássica” de final de época no Estoril

Gentlemen Driver Spirit: duelo britânico pela vitória

O MG B Roadster de Paul Rayment e James Wheeler confirmou o favoritismo e conquistou a vitória com uma volta de vantagem sobre o Porsche 911 SWB de Nuno Nunes. O competitivo Austin Mini Cooper S da Dorset Racing fechou o pódio numa luta intensa entre os três conjuntos.


Index de Performance: Tourneur repete triunfo

A celebração ficou completa com a atribuição do prémio do Index de Performance, que considera o rendimento global da máquina face ao seu potencial. Pelo segundo ano consecutivo, venceu Vincent Tourneur, no icónico Porsche 356 Speedster de 1954, uma verdadeira peça histórica da Porsche.


O Austin Mini Cooper S de Birchenhough/Topliss/Parsons foi segundo e o Porsche 356 B de Fabiano Vivacqua Jr. completou o pódio.


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