
Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
1 de out.



Artur Semedo - artur.semedo@publiracing.pt
15 de set.


A Citroën apresentou o monolugar que vai defender as suas cores no Campeonato do Mundo ABB FIA de Fórmula E, num regresso em grande palco para uma marca com mais de seis décadas de ADN competitivo.
Sustentado pela Stellantis Motorsport – com quase 11 anos de experiência acumulada na categoria – o programa será liderado por Cyril Blais (chefe de equipa) e terá ao volante dois nomes de topo: o francês Jean-Éric Vergne (bicampeão da FE) e o neozelandês Nick Cassidy (vice-campeão e múltiplo vencedor). Os testes oficiais arrancam a 27 de outubro, em Valência; a estreia em corrida acontece a 6 de dezembro, no e-Prix de São Paulo.
O novo monolugar da Citroën é baseado na plataforma GEN3 Evo, a mais rápida e eficiente da história da Fórmula E:
Potência máxima até 350 kW (~470 cv)
0–100 km/h em 1,86 s
Velocidade de ponta próxima de 320 km/h
Recuperação de energia até 600 kW (motores elétricos à frente e atrás), permitindo reutilizar ~50% da energia consumida num e-Prix
Bateria ~47 kWh otimizada para potência instantânea, estabilidade térmica e durabilidade
Massa mínima (carro + piloto) de 859 kg, monocoque em fibra de carbono e cumprimento dos mais elevados padrões de segurança FIA
Modo Attack com tração integral (os dois motores trabalham em conjunto)
A gestão de potência, a eficiência dos inversores, a regeneração e o controlo térmico/energético são desenvolvidos no hub de Satory (Stellantis Motorsport), sob direção de Jean-Marc Finot, acelerando a transferência tecnológica para os futuros modelos elétricos de série da Citroën.
O monolugar estreia uma pintura tricolor – vermelho, branco e azul elétrico – criada pelo Centro de Design da Citroën. O grafismo segue o ângulo dos chevrons e projeta a identidade francesa da marca: paixão, tecnologia e orgulho.
Jean-Éric Vergne (35 anos)
Primeiro bicampeão da Fórmula E
Passagens por F1 (Toro Rosso) e Endurance (WEC – Peugeot TotalEnergies)
“É uma honra representar uma marca francesa icónica. Temos condições para lutar por pódios e vitórias já na época de estreia.”
Nick Cassidy (31 anos)
“Tríplice Coroa Japonesa” (F3, Super GT e Super Fórmula)
Múltiplas vitórias e pódios na Fórmula E
“Temos as pessoas e as ferramentas certas para construir algo especial. O objetivo é colocar a Citroën entre as equipas de referência.”
Cyril Blais (Chefe de Equipa)
Engenheiro de corrida e diretor técnico na FE (ex-Maserati), com foco em gestão de energia, uso avançado de simuladores e liderança colaborativa.
A entrada na FE reata uma tradição vencedora que passa pelos rally-raids (ZX Rallye Raid, 36 vitórias e 4 Paris-Dakar), pelos 8 títulos de construtores e 9 de pilotos no WRC (era Xsara, C4 e DS3 WRC com Sébastien Loeb), e pelo domínio no WTCC (C-Elysée: 3 títulos de construtores e 3 de pilotos). A Citroën recorda ainda o espírito formador do monoposto MEP (Fórmula Bleue) nos anos 60/70 – um símbolo de inovação e acessibilidade agora transposto para a era elétrica.
27 de outubro: testes oficiais, Valência
6 de dezembro: estreia em prova, e-Prix de São Paulo
Com uma base técnica sólida da Stellantis Motorsport, um alinhamento de pilotos de topo e um projeto centrado em eficiência e fiabilidade, a Citroën ataca a sua primeira temporada de Fórmula E com ambição clara: ser competitiva desde o arranque – e transformar cada kWh em performance e espetáculo.
👉 “A Revista Publiracing acredita em jornalismo isento, relevante e de qualidade. Se também valoriza informação independente, considere apoiar o nosso trabalho.”
Saiba mais clicando aqui ou vá para o link de apoio abaixo
Comentários